Programa
15h00 - Intervenções
- Rui Ferreira Carvalho - Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte
- Albino Jorge Oliveira Maia - Fundação Champalimaud
- Margarida Crujo - Hospital CUF Descobertas
Moderação : Margarida Silvestre - CNECV
16h00 - Debate com público
16h30 - Encerramento
Rui Ferreira Carvalho
Psiquiatra da infância e adolescência com competência em sexologia clínica reconhecida pela Ordem dos Médicos. Exerce funções no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte – Hospital de Santa Maria e Hospital Pulido Valente desde 2018, onde integra a equipa de Diversidade de Género na Infância e Adolescência. Co-coordenador e docente da Pós-Graduação em Sexualidade Humana da FMUL e da SPSC. Docente nos módulos de Pediatria e de Psiquiatria no Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina de Lisboa.
Albino Jorge Maia
Diretor de Neuropsiquiatria na Fundação Champalimaud e professor auxiliar da NOVA Medical School, em Lisboa. Médico-cientista, especialista em psiquiatria, doutorado em Neurociências pela Universidade do Porto e pelo Duke University Medical Centre. Mestre em Saúde Pública pela Harvard School of Public Health. Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental.
Margarida Crujo
Médica psiquiatra, é especialista em psiquiatria da infância e da adolescência. Coordenadora da Equipa de Pedopsiquiatria do Hospital CUF Descobertas. É autora do livro O meu filho não precisa de rótulos: será feitio? Ou uma perturbação?
Margarida Silvestre
Médica especialista em ginecologia-obstetrícia, subespecialista em medicina da reprodução pela Ordem dos Médicos e assistente hospitalar graduada de ginecologia-obstetrícia. Exerce atividade clínica na CLINIMER – Clínica de Medicina da Reprodução, Centro Cirúrgico de Coimbra. Doutorada em Bioética. Professora de Ética Médica na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. É presidente da Comissão de Ética da FMUC, Senior Deputy of the SIG Ethics and Law Steering Committee of the European Society of Human Reproduction and Embryology, vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, membro do Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médica da Ordem dos Médicos, e membro do Colégio da Subespecialidade de Medicina da Reprodução da Ordem dos Médicos.
Referências
- Safe journey: psicadélicos em português
- Tratamento da Perturbação Depressiva Major com Psicadélicos: Uma Potencial Aplicação Terapêutica para a Psilocibina?
- "Um terço dos doentes tiveram uma resposta suficiente" ao tratamento com psicadélicos
- Guia para famílias de pessoas trans
- Parecer do CNECV sobre projetos de lei relativos a autodeterminação de identidade e expressão de género, nomeadamente em âmbito escolar
Ciclo da Primavera 2023: Saúde mental
Na primeira sessão, debateram-se as implicações da vida online para a saúde mental.
A segunda sessão focou-se na relação entre animais de companhia e saúde mental.
Ciclo do Outono 2022: "One Health"
A primeira sessão juntou especialistas para debater o conceito de "One Health: Uma ética para o planeta?"
Na segunda sessão, passaram-se em revista ideias sobre a aplicação prática do conceito de "One Health".
Na última sessão do Ciclo de Outono de Uma Questão de Ética, discutiu-se o encontro entre o conceito de “One Health" e a Educação.
Ciclo da Primavera 2022: Cidadania digital
A primeira sessão (a 31 de março) juntou especialistas para debater a segurança das cidades inteligentes.
Os encontros continuaram, a 28 de abril, agora com o segundo debate, centrado na digitalização da informação de saúde. "Onde param os nossos dados de saúde?" é o ponto de partida para a discussão.
Na última sessão, em 24 de maio, definiu-se privacidade digital e discutiram-se recomendações técnicas e éticas para a sua promoção.
Aliando a comunicação de ciência à reflexão ética, a Ciência Viva e o CNECV chamam todos os cidadãos a refletir e a construir uma opinião informada sobre as questões nos domínios da ciência e da tecnologia que mais afetam o seu quotidiano, convidando à sua participação cívica.