Veja a primeira sessão

 

Cidades inteligentes são seguras?

Quinta feira, 31 de março, 18h

Pavilhão do Conhecimento e transmissão online

As nossas cidades serão seguras? A progressiva automação e conectividade dos sistemas e serviços públicos vêm tornando as cidades, este nosso espaço comunitário, mais funcionais e fruíveis. 

Porém, não estarão também a torná-las mais vulneráveis e mais invasivas? Que valores priorizamos na organização e gestão urbana?

Programa

18h00 - Abertura da sessão 

Maria do Céu Patrão Neves, CNECV, e Rosalia Vargas, Ciência Viva

18h15 - Intervenções

  • Inês Godinho, jurista, CNECV

  • Lino Santos, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, CNCS

  • Vasco Rosa Dias, encarregado de proteção de dados, INESC-TEC

Moderação: Ana Noronha, Ciência Viva

19h00 - Debate com público

19h30 - Encerramento

Oradores

Inês Fernandes Godinho

Professora Associada na Universidade Lusófona do Porto, e membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Doutorada em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra, é investigadora do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, e do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, também da Universidade de Coimbra. Inês Godinho é associada do Centro de Direito Biomédico, da Associação Portuguesa de Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Filosofia Social, e da Fundación Internacional de Ciencias Penales. Em 2016 ganhou um prémio do Max-Planck Institut, na Alemanha, e em 2017 foi professora convidada na Martin-Luther Universität Halle-Wittenberg, também na Alemanha.  

Lino Santos

Coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança e membro designado ao conselho de administração da Agência Europeia de Cibersegurança – ENISA, Lino Santos é mestre em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, e licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho.Foi diretor de Segurança e Serviços à Comunidade na Fundação para a Computação Científica Nacional, diretor do serviço de resposta a incidentes de segurança informática CERT.PT, oficial de ligação nacional à ENISA e Membro da Comissão instaladora do Centro Nacional de Cibersegurança.

Vasco Rosa Dias

Encarregado de Proteção de Dados do INESC TEC.  Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, estudou depois  Direito da UE/Estudos Europeus, Propriedade Intelectual e Direito da Concorrência nas universidades de Lisboa, Católica Portuguesa e Kings College, Londres. Foi estagiário do Tribunal de Justiça da UE e colaborador da unidade de transferência de tecnologia da Universidade de Coimbra (da DITS-UC). Vasco Dias é advogado, agente oficial de propriedade industrial e European trademark and design attorney junto do European Union Intellectual Property Office.

Aliando a comunicação de ciência à reflexão ética, a Ciência Viva e o CNECV chamam todos os cidadãos a refletir e a construir uma opinião informada sobre as questões nos domínios da ciência e da tecnologia que mais afetam o seu quotidiano, convidando à sua participação cívica.