Uma questão de ética

 

A Ciência Viva e o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida organizam os encontros Uma questão de Ética. Em 2022, estes encontros tiveram dois ciclos de debates: na primavera, dedicado à cidadania digital; e no outono, sobre conceito de "One Health" ("Uma Só Saúde"). Os encontros regressam na primavera de 2023, com um ciclo que explora várias dimensões do cérebro e da saúde mental.  

As doenças mentais estão entre as doenças crónicas não comunicáveis mais frequentes no mundo. Portugal não é exceção, com uma prevalência de 18,4% destas patologias. Intervir e cuidar de pessoas em risco implica, em primeiro lugar, conhecer os principais desafios que enfrentamos, identificar estratégias de preservação da saúde e acompanhar as transições sociais num mundo em cada vez mais rápida mudança.

De entre as principais áreas de interesse público em matéria de saúde mental, o ciclo Uma questão de ética destacará três tópicos: a relação com o digital, a relação com os animais de companhia e a relação com novos mundos idealizados pelos mais jovens.

As sessões decorrem sempre no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com transmissão online.

 

O cérebro e o digital

Quinta feira, 16 de março, 15h

Pavilhão do Conhecimento


 

Programa

 

15h00 - Intervenções

  • Sofia Paulino - Centro Hospitalar Lisboa Ocidental | Hospital Cascais
  • Luís Madeira - CNECV
  • Sónia Seixas - (Instituto Politécnico de Santarém)  

Moderação : Paula Pinto de Freitas -  CNECV

16h00 - Debate com público

16h30 - Encerramento


Oradores

Sofia Paulino

Médica psiquiátrica, fez o internato médico no Serviço de Psiquiatria do Hospital de Santa Maria com interesse específico na Psiquiatria do Adolescente. Estagiou na Maison du Solenn, em Paris, unidade de referência a nível desta subespecialidade. Trabalhou como especialista na equipa e na unidade de Psiquiatria do Adolescente do Hospital de Santa Maria e como professora e investigadora (com a tese “Uso problemático da Internet: entidade nosológica independente ou patoplastia sintomática?”) na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. No início da pandemia COVID19, tornou-se especialista no Departamento de Psiquiatria do Hospital de Cascais.

.

Luís Madeira

Médico psiquiatra, licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa em 2008, trabalha no Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital dos Lusíadas e Hospital CUF Descobertas. É titular de grau de Mestrado em Filosofia pela Universidade de Central Lancashire e de doutoramento na área da Medicina - Filosofia da Psiquiatria. É Professor Auxiliar de Ética e Deontologia Médica e de Psiquiatria, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. É ainda psicoterapeuta na Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Centrada no Cliente e Abordagem Centrada na Pessoa.

Sónia Seixas

Vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém. Doutorada em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, pela Universidade de Coimbra, com a tese “Comportamentos de bullying entre pares. Bem-estar e ajustamento escolar”. É pós-graduada em Direito, Psiquiatria e Psicologia Forense, no Instituto de Medicina Legal de Lisboa. Tem um curso de estudos superiores especializado em Reabilitação, pelo ISPA, e pós-graduação em História e Antropologia do Crime, também no ISPA. É licenciada em Antropologia Social (pelo ISCTE) e em Psicologia Educacional (pelo ISPA).

 

Paula Pinto de Freitas

Doutorada em Medicina, especialista em Psiquiatria e Saúde Mental da Criança e do Adolescente, é professora de Psicologia Médica e de Saúde Mental do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto. Integra também o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do CHUP, dedicando particular interesse à parentalidade e nomeadamente à área da procriação medicamente assistida e do diagnóstico pré-natal. Membro fundador e sócia honorária da Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo Norte (APPDA-Norte), sendo responsável pela sua direção técnica.


Ciclo do Outono 2022: One Health

 A primeira sessão juntou especialistas para debater o conceito de "One Health: Uma ética para o planeta?"

Veja a primeira sessão

Na segunda sessão, passaram-se em revista ideias sobre a aplicação prática do conceito de "One Health".

Veja a segunda sessão

Na última sessão do Ciclo de Outono de Uma Questão de Ética, discutiu-se o encontro entre o conceito de “One Health" e a Educação.

Veja a terceira sessão


Ciclo da Primavera 2022: Cidadania digital

 A primeira sessão (a 31 de março) juntou especialistas para debater a segurança das cidades inteligentes.

Veja a primeira sessão

Os encontros continuaram, a 28 de abril, agora com o segundo debate, centrado na digitalização da informação de saúde. "Onde param os nossos dados de saúde?" é o ponto de partida para a discussão.

Veja a segunda sessão

Na última sessão, em 24 de maio, definiu-se privacidade digital e discutiram-se recomendações técnicas e éticas para a sua promoção.

Veja a terceira sessão

Aliando a comunicação de ciência à reflexão ética, a Ciência Viva e o CNECV chamam todos os cidadãos a refletir e a construir uma opinião informada sobre as questões nos domínios da ciência e da tecnologia que mais afetam o seu quotidiano, convidando à sua participação cívica.