Ética e cidadania digital. Sessões para debater privacidade, dados de saúde e cidades inteligentes

 

A Ciência Viva e o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida organizam os encontros Uma questão de Ética. Em 2022, estes encontros terão dois ciclos de debates, na primavera e no outono, que decorrem no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com transmissão online.

O Ciclo da Primavera, “Como construímos a cidadania digital?”, divide-se em três sessões mensais. A primeira sessão (a 31 de março) juntou especialistas para debater a segurança das cidades inteligentes.

Veja a primeira sessão

Os encontros continuaram, a 28 de abril, agora com o segundo debate, centrado na digitalização da informação de saúde. "Onde param os nossos dados de saúde?" é o ponto de partida para a discussão.

Veja a segunda a sessão

Este primeiro ciclo de 2022 termina a 24 de maio, com o tema "Privacidade digital".

Privacidade digital?

Terça feira, 24 de maio, 18h

Pavilhão do Conhecimento

 

O que é a privacidade digital? Como se define e que exemplos ilustram esta realidade? Quais as questões éticas que suscita? Quais são as recomendações técnicas e éticas para a sua promoção? Qual o impacto da lei de proteção de dados na efetiva proteção da privacidade digital?

As tecnologias assumiram um papel determinante no decorrer da pandemia de COVID-19. Aceleraram o processo de digitalização, trouxeram vantagens, desvantagens, oportunidades e desafios. O seu papel, assim como as preocupações relativas à privacidade e ética digital, revelaram-se paulatinamente mais proeminentes e incontornáveis. Como assegurar a proteção mais robusta dos direitos individuais no mundo da digitalização? Será possível no futuro?

 

Inscreva-se para a sessão presencial

O link para a transmissão online será disponibilizado no dia do evento.

 

 

Programa

18h00 - Abertura da sessão 

Ana Noronha, Ciência Viva

18h10 - Intervenções

  • Maria do Céu Patrão Neves, CNECV
  • Ana Viseu, IADE e Universidade Europeia
  • Sandra Maximiano, ISEG

Moderação: Vasco Trigo, Universidade NOVA de Lisboa

19h00 - Debate com público

19h30 - Encerramento

Oradoras

Maria do Céu Patrão Neves

 

Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Professora catedrática de Ética na Universidade dos Açores, com formação académica em Bioética no Kennedy Institute of Ethics/Georgetown University, onde foi também Visiting Scholar. Foi consultora do Presidente da República para a Ética da Vida, membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências daVida e do Conselho de Administração da International Association of Bioethics e perita em ética da Comissão Europeia e da UNESCO. É autora/coordenadora de 30 livros, entre os quais a colecção dedicada à Ética Aplicada, e de mais de 180 artigos. Deputada ao Parlamento Europeu (2009-2014), foi distinguida com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, atribuída pelo Presidente da República.

Ana Viseu

 

Professora associada no IADE, Universidade Europeia. Foi assistente no Departamento de Estudos de Comunicação da Universidade de York, Canadá, e regressou a Portugal para ser Marie Curie Fellow no ISCTE-IUL. É doutorada pela Universidade de Toronto, e foi investigadora na Universidade de Cornell, EUA. A sua investigação centra-se nas práticas de governação, desenvolvimento e utilização de tecnologias emergentes (e contestadas), por exemplo nas nanotecnologia, nos computadores "vestíveis" e na privacidade digital. Têm publicado em vários livros e revistas, nomeadamente nas revistas Nature e Social Studies of Science .

Sandra Maximiano

 

Doutorada em Economia pela Universidade de Amesterdão, é professora associada de Economia no ISEG, Universidade de Lisboa, professora associada visitante na Universidade de Coimbra, e uma das coordenadoras do M.Sc. em Economia. É autora de duas colunas de imprensa, “&conomia à 6a” e “A Economia somos nós” , no semanário Expresso . Tem feito investigação em economia comportamental e experimental, economia do trabalho e organizacional, políticas públicas, e gestão da informação. O seu trabalho foi publicado nas revistas Review of Economic Studies , Economic Journal , Experimental Economics and Games e Economic Behavior . É co-coordenadora do xLab - Behavioural Research Lab. 

Aliando a comunicação de ciência à reflexão ética, a Ciência Viva e o CNECV chamam todos os cidadãos a refletir e a construir uma opinião informada sobre as questões nos domínios da ciência e da tecnologia que mais afetam o seu quotidiano, convidando à sua participação cívica.