Programa
18h00 - Intervenções
- Andrea Cara d´Anjo - Direção Geral de Alimentação e Veterinária - DGAV
- Mário Barbosa - Comissão "Uma saúde" - ICBAS
- Fernando Almeida - Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge
Moderação : Inês Fronteira - CNECV
19h00 - Debate com público
19h30 - Encerramento
Andrea Cara d´Anjo
Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, e pós-graduada em Segurança Alimentar e HACCP pelo NISQA. Entre setembro de 2020 e março 2021 assumiu a Chefia da Divisão de Saúde Pública da Direção de Serviços de Segurança Alimentar da DGAV. Desde setembro de 2020 coordena o Grupo de Trabalho 1 Só Saúde da DGAV, grupo multidisciplinar criado para articulação das áreas transversais a nível interno e externo procurando a implementação das políticas e programas no âmbito da abordagem Uma Só Saúde.
Mário Barbosa
Presidente da Comissão “Uma Saúde” ICBAS. Professor emérito do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto.
Fernando Almeida
Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Fernando de Almeida é especialista em Saúde Pública. Foi vice-presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra, e coordenador Sub-Região de Saúde de Coimbra.
Inês Fronteira
Licenciada em enfermagem, pós-graduada em epidemiologia, mestre em saúde pública e doutorada em saúde internacional. Professora Auxiliar no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade NOVA de Lisboa.
Ciclo do Outono: One Health
A primeira sessão juntou especialistas para debater o conceito de "One Health: Uma ética para o planeta?"
Ciclo da Primavera: Cidadania digital
A primeira sessão (a 31 de março) juntou especialistas para debater a segurança das cidades inteligentes.
Os encontros continuaram, a 28 de abril, agora com o segundo debate, centrado na digitalização da informação de saúde. "Onde param os nossos dados de saúde?" é o ponto de partida para a discussão.
Na última sessão, em 24 de maio, definiu-se privacidade digital e discutiram-se recomendações técnicas e éticas para a sua promoção.
Aliando a comunicação de ciência à reflexão ética, a Ciência Viva e o CNECV chamam todos os cidadãos a refletir e a construir uma opinião informada sobre as questões nos domínios da ciência e da tecnologia que mais afetam o seu quotidiano, convidando à sua participação cívica.