Conversas para a vida sobre conhecimento, pensamento, ciência e sociedade, em podcast e emissão semanal na Antena 1
Que efeitos tem o stress no nosso cérebro e no nosso comportamento?
Será que nos tornamos mais sociáveis, cooperantes ou empáticos em momentos de crise?
E no Natal?
Na Conferência de Natal Ciência Viva, o psiquiatra Júlio Machado Vaz e o patologista Manuel Sobrinho Simões discutem as interações entre o comportamento social e a herança biológica, em contextos de stress ou de crise como aquele em que atualmente vivemos.
Manuel Sobrinho Simões é reconhecido como um dos patologistas mais influentes do mundo. É fundador do IPATIMUP e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, colaborando com outras instituições internacionais de referência nas áreas da patologia e do cancro. Foi Grande Prémio Ciência Viva em 2016.
Júlio Machado Vaz é médico psiquiatra e foi Professor do Departamento de Ciências do Comportamento do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. É Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Presença assídua na comunicação social, é autor de várias publicações da sua especialidade.
Tiago Alves é jornalista, realizador e autor de programas de rádio e televisão. Apresenta e coordena o magazine cultural Cinemax e os 'talk shows' Grandes Adeptos e Old Friends com emissões semanais na Antena 1, RTP2 e BTV. Desempenhou funções de programação na direção da Antena 1 e de edição de informação na TSF. Editor na revista digital de cinema Metropolis e programador no Shortcutz Ovar.
Miguel Soares é jornalista, editor e coordenador de informação na Antena 1, função que também desempenhou na TSF. Foi chefe de redação do jornal "O Comércio do Porto". É licenciado em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo do Porto. Tem formação em redes sociais, fotografia e cinema documental. Autor do podcast “do 8 ao 80”.
As Conferências de Natal Ciência Viva são organizadas em parceria com instituições científicas de referência, nacionais e estrangeiras. São inspiradas nas Christmas Lectures do Royal Intitution de Londres, criadas em 1825 por Michael Faraday, e destinam-se a públicos de todas as idades.
Nuno Maulide leva-nos numa viagem pela química e a música na Conferência de Natal Ciência Viva
Público · 12 dezembro 2019
Paolo Nespoli: “Um astronauta é uma pessoa normal capaz de trabalhar em qualquer ambiente”
Público · 10 dezembro 2013