Na Peugada dos Dinossauros

Com o paleontólogo Octávio Mateus

21 de Dezembro, 19.00, Teatro Nacional D. Maria II

Sabia que Portugal é um dos países com mais vestígios de dinossauros? E que na Lourinhã se encontra uma das maiores jazidas de ovos do mundo?

Reserve o seu lugar nesta viagem cheia de histórias e aventuras, conduzida pelo único paleontólogo do mundo que faz escavações desde os quatro anos.

Octávio Mateus é licenciado em Biologia pela Universidade de Évora e doutorado em Paleontologia pela Universidade Nova de Lisboa, onde actualmente é professor de Paleontologia no Departamento de Ciências da Terra.

Vive na Lourinhã, onde colabora com o Museu da Lourinhã, conhecido pela sua importante colecção de dinossauros. Tem-se empenhado no estudo dos dinossauros do Jurássico Superior de Portugal, tendo publicado vários artigos científicos nas revistas da especialidade, incluindo na prestigiada revista Nature.

Desde 1991 que todos os anos realiza escavações de dinossauros e outros vertebrados.

Baptizou, como novas espécies para a Ciência, os dinossauros Lourinhanosaurus antunesi   (1998), Dinheirosaurus lourinhanensis (1999), Tangvayosaurus hoffeti (1999), Draconyx loureiroi (2001), Lusotitan atalaiensis (2003), Europasaurus holgeri (2006), Allosaurus europaeus (2006),  Angolatitan adamastor (2011), Lusonectes sauvagei  (2012),  Torvosaurus gurneyi  (2014),  Zby atlanticus  (2014), entre outros .

Em Angola descobriu o primeiro dinossauro daquele país, no âmbito do projecto PaleoAngola , com geólogos  e paleontólogos de Portugal, Angola, Estados Unidos e Holanda.

O seu interesse por dinossauros levou-o a realizar escavações em países como Estados Unidos, Brasil, Laos, Tunísia, Moçambique, Marrocos, Mongólia, África do Sul e Angola.

GALERIA DA CONFERÊNCIA