Uma viagem à origem da vida

Com a astrobióloga Zita Martins

20 dezembro | 19H

Teatro Aberto, Lisboa

A origem e procura de vida no Universo são duas das grandes questões para as quais a Ciência ainda não tem resposta. A curiosidade humana não conhece fronteiras, e invariavelmente surge a pergunta: haverá vida noutros planetas? E como surgiu a vida na Terra?

#CONFERENCIADENATAL #CIENCIAVIVA

 

 

 

 

 

A Conferência de Natal Ciência Viva 2022 convidou a astrobióloga Zita Martins a pisar o palco do Teatro Aberto, em Lisboa, e a guiar o público numa viagem espacial às nossas origens, e aos vários locais do Universo onde existem condições para a vida se ter desenvolvido. Com a ajuda de asteroides, meteoritos, cometas e muita poeira cósmica viajámos pelo tempo e pelo espaço sideral para descobrir como tudo começou. Sabia que somos pó de estrelas?

Organizadas em parceria com instituições científicas de referência, nacionais e estrangeiras, as Conferências de Natal Ciência Viva são inspiradas nas Christmas Lectures do Royal Institution de Londres, criadas em 1825 por Michael Faraday, e destinam-se a públicos de todas as idades.

 

Reveja a sessão

 


Zita Martins

Biografia

Zita Martins é astrobióloga, Professora Associada do Instituto Superior Técnico (IST), Co-Diretora do Programa MIT-Portugal, e Consultora na Casa Civil de Sua Excelência o Presidente da República nas áreas do Ensino Superior, Ciência, Inovação e Transição Digital.

Licenciou-se em Química no IST em 2002 e obteve o Doutoramento em Astrobiologia na Universidade de Leiden (Países Baixos), em 2007. Foi Cientista Convidada na NASA Goddard, em 2005 e 2006, e Professora Convidada na Universidade de Nice-Sophia Antipolis (França), em 2012.

Em 2009 foi galardoada pela Royal Society com uma University Research Fellowship no valor de 1 milhão de Libras, tendo permanecido no Imperial College London (Reino Unido) durante uma década, entre 2007 e 2017.

Zita Martins participa em vários projetos e missões espaciais (Hayabusa2, Comet Interceptor, ARIEL, OREOcube e EXOcube). É também comunicadora de ciência e presença assídua em órgãos de comunicação social internacionais. Foi selecionada pelo canal de TV BBC como Expert Scientist Women. O seu retrato foi pintado para a exposição da Royal Society sobre mulheres de sucesso em ciência, estando em exibição de forma permanente na sede da Royal Society, em Londres.

Em 2015, Zita Martins foi condecorada por Sua Excelência o Presidente da República de Portugal, por mérito em Ciência, com o título de Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.

Saiba mais sobre o trabalho de Zita Martins aqui

Entrevista de Zita Martins -  Público

 

No dia da Conferência, o jornal Público publicou uma entrevista (acesso pago) com Zita Martins, em que a astrobióloga falou da vida noutros planetas e luas. “No nosso sistema solar, há uma mão-cheia de locais que podem ter condições para a vida”, diz. “Não há lógica nenhuma para sermos só nós aqui na Terra.

“O azoto no nosso ADN, o cálcio nos nossos dentes, o ferro no nosso sangue, o carbono nas nossas tartes de maçã, foram feitos no interior das estrelas. Somos feitos de pó de estrelas.”

― Carl Sagan, Cosmos