





A Conferência de Natal Ciência Viva 2022 convidou a astrobióloga Zita Martins a pisar o palco do Teatro Aberto, em Lisboa, e a guiar o público numa viagem espacial às nossas origens, e aos vários locais do Universo onde existem condições para a vida se ter desenvolvido. Com a ajuda de asteroides, meteoritos, cometas e muita poeira cósmica viajámos pelo tempo e pelo espaço sideral para descobrir como tudo começou. Sabia que somos pó de estrelas?
Organizadas em parceria com instituições científicas de referência, nacionais e estrangeiras, as Conferências de Natal Ciência Viva são inspiradas nas Christmas Lectures do Royal Institution de Londres, criadas em 1825 por Michael Faraday, e destinam-se a públicos de todas as idades.
Reveja a sessão



Entrevista de Zita Martins - Público
No dia da Conferência, o jornal Público publicou uma entrevista (acesso pago) com Zita Martins, em que a astrobióloga falou da vida noutros planetas e luas. “No nosso sistema solar, há uma mão-cheia de locais que podem ter condições para a vida”, diz. “Não há lógica nenhuma para sermos só nós aqui na Terra.
“O azoto no nosso ADN, o cálcio nos nossos dentes, o ferro no nosso sangue, o carbono nas nossas tartes de maçã, foram feitos no interior das estrelas. Somos feitos de pó de estrelas.”
― Carl Sagan, Cosmos
