Listagem de Estágios

Centro de Investigação em Reabilitação

1689. DESAFIOS ÉTICOS EMERGENTES


Instituição: Centro de Investigação em Reabilitação
Responsável: Pedro Monteiro
Nº Alunos: 15
Anos:
Área:
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Agostinho Luís da Silva Cruz Alberto Amaro Guedes Machado Ana Paula Cabral Diana Patrícia Leal Tavares Helena Maria Rocha de Sousa Henrique José Curado Mendes Teixeira Isabel Maria de Sousa Faria Maria João Moreira Gonçalves Maria Manuela Amorim da Silva Sousa Paula Maria da Costa Lopes Pedro Manuel Ribeiro da Rocha Monteiro


Descrição: Esta proposta foi idealizada tendo em conta temáticas (bio)éticas atuais e prementes do nosso dia-a-dia, enquanto cidadãos potencialmente ativos.
As atividades diárias foram idealizadas tendo em conta o processo pedagógico enquadramento teórico atualizado e multidisciplinar de cada assunto, com sequente aplicação prática e dinâmica dos conteúdos previamente ministrados, com recurso a trabalhos colaborativos e reflexivos, em estreita colaboração com especialistas de diferentes áreas de atuação profissional e social, no papel de catalisadores e dinamizadores, nomeadamente filósofos e sociólogos, psicólogos, juristas, jornalistas, artistas, engenheiros, juristas, entre outros).
O estágio foi desenhado com a distribuição de temáticas que se expões de seguida:
11 de julho – Temas: A) Pode o humor não ser ético? B) Cibersegurança: mito ou realidade?
12 de julho – Temas: A) Transhumanismo como o milagre deste século_ B) Os desportistas de sofá
13 de julho – Temas: A) Fake news como prato do dia_ B) O dilema de Huxley e as pílulas douradas
14 de julho – Temas: A) Altruísmo eficaz: os novos 10 mandamentos
15 de julho – Temas: A) Sustentabilidade ambiental: a corrida entre a lebre e a tartaruga
No final o estagiário deverá ser capaz de ter capacidade crítica e reflexiva sobre os diferentes assuntos abordados, capacidade de expressão de opinião e dúvidas, capacidade de auscultação, entendimento e respeito das diferentes perspetivas que possam existir ou ser expostas no grupo, e capacidade de aplicação dos conhecimento e competências a situações reais concretas. É também propósito desta formação criar um sentido individual de responsabilidade social, potenciando o papel de agente ativo na promoção das liberdades e garantias individuais não só nacionais, mas também mundiais, com garantia da sua individualidade expressiva e emocional.

Observações: Programa desenvolvido pela Comissão de Ética da ESS-P.Porto com o objetivo de promover a cooperação entre diferentes intervenientes, de forma a permitir a reflexão e o pensamento crítico sobre desafios éticos da atualidade.

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio não disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Instalações da Escola Superior de Saúde do Politécnico do Porto, localizada na Rua Dr. António Bernardino de Almeida, nº 400, 4200-072 Os estagiários devem estar na instituição pelas 9:30 horas de forma a ser realizada uma breve apresentação dos diferentes espaços. Hora: 9H30
Pessoa de contacto: Pedro Manuel Ribeiro da Rocha Monteiro

Esta iniciativa já não aceita candidaturas