Listagem de Estágios

1554. À descoberta do ADN de variedades antigas

Instituição: Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), Universidade de Trás os Montes e Alto Douro
Responsável: Isaura Castro
Área: Biologia
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Isaura Castro e Márcia Carvalho

Descrição: Sabias que te podes alimentar de _Lagarto_, _Carrasco_, _Fradinho_, _Chicharo_, _Porta-da-Loja_, _Gigante-do-Douro_, _Focinho-de-Burro_, _Sangue-de-Boi_, _Rabo-de-Ovelha_ e _Esgana-
Cão_? Estes são alguns exemplos de variedades menos conhecidas de melão, feijão-frade, maçã e videira que correm o risco de desaparecer. É muito importante o seu estudo e preservação. O estudo do seu ADN faz parte integrante desta estratégia de conservação das variedades antigas de alimentos que consumimos no dia-a-dia de forma a promover a sua produção e consumo. O que te propomos é extrair e observar ADN de algumas destas variedades. Terás oportunidade de realizar as metodologias de extração de ácidos nucleicos, eletroforese e amplificação por PCR e discutir os resultados com investigadores.

Observações: Uso de bata. Oferta de uma refeição/dia

Local de encontro: Capela da UTAD Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Isaura Castro_ Márcia Carvalho

1556. Avaliação e valorização de produtos naturais no tratamento da doença

Responsável: Paula Alexandra Oliveira
Anos: 10º
Área: Ciências da Saúde
Data: de 04-07-2022 a 08-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Paula Oliveira e Maria João Pires Beatriz Fonseca Jéssica Silva Tiago Terras Tiago Azevedo Abigael Valada

Descrição: A descoberta de novas terapias a partir de plantas tem acompanhado o Homem desde os primórdios da sua existência, mas podemos afirmar que nos últimos anos o interesse nesta área do conhecimento tem sido crescente dada a procura por moléculas mais seguras e com menos efeitos secundários. Nesta atividade os estudantes, aplicando os 3RS (reduzir, refinar e substituir) propostos por Russel e Burch, em 1951, a propósito da experimentação com animais de laboratório, irão acompanhar um ensaio experimental com animais de laboratório no qual serão avaliadas as propriedades terapêuticas de um composto natural num modelo animal. No decurso da atividade os estudantes irão adquirir as seguintes competências: desenho experimental, conhecimento das caraterísticas biológicas dos animais de laboratório, acompanhamento dos animais em biotério, registo de variáveis biológicas, recolha de amostras e análise de amostras.
No final da atividade todas as variáveis recolhidas serão analisadas e os resultados apresentados. Os participantes serão estimulados a conhecer a legislação europeia e nacional sobre o uso de animais para fins experimentais e compreender a sua importância no tratamento da doença.

Observações: Este estágio disponibiliza os almoços

Local de encontro: Complexo de laboratórios UTAD Hora: 09:00:00
Pessoa de contacto: Paula Oliveira e Maria João Pires

1751. Minhokisses

Responsável: Ana Maria Coimbra
Anos: 10º, 11º
Área: Biologia
Data: de 04-07-2022 a 08-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Ana Maria Coimbra, Paula Oliveira, Marta Roboredo, João Ricardo Sousa

Descrição: Este estágio tem como objetivo explorar o uso de minhocas (Eisenia fetida) em investigação científica. Os participantes, ao longo da semana, vão ser envolvidos em diversas atividades, onde o papel da minhoca na prática científica e na aquisição de conhecimento é revelado.
As ações estão pensadas de forma a que os participantes simultaneamente ganhem consciência da importância das minhocas na sustentabilidade dos ecossistemas naturais.

Observações: -

Local de encontro: Entrada do edifício de Geociências-Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Polo I-ECVA) Hora: 9:30
Pessoa de contacto: Ana Maria Coimbra

1555. Plantas aromáticas: do laboratório ao prato

Responsável: Maria Manuela Outeiro Correia de Matos
Anos: 10º
Área: Ciências da Saúde
Data: de 27-06-2022 a 01-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria Manuela do Outeiro Correia de Matos Fernanda Leal Ana Cláudia Coelho Marlene Santos Suzana Correia

Descrição: Como sabes as plantas aromáticas têm cada vez mais interesse para a área alimentar, sendo muito procuradas por produtores e consumidores, pois além de dar cor e sabor aos cozinhados, são importantes aliadas da saúde. Vem conhecer algumas das plantas aromáticas mais utilizadas, estudar a sua diversidade através da análise do seu DNA, confirmar as suas propriedades antimicrobianas e aprender como podemos produzi-las em laboratório e como tê-las disponíveis durante todo o ano, à “distância de um clique”, para usarmos em cozinha gourmet.

Observações: Atividade prática laboratorial