Listagem de Estágios

1515. Poderão alimentos diferentes ser equivalentes? Uma perspectiva química.


Instituição: NOVA Medical School
Responsável: ana.faria@nms.unl.pt
Nº Alunos: 5
Anos: 10º, 11º, 12º
Área: Química, Geologia
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Ana Faria


Descrição: Alimentos considerados nutricionalmente equivalentes, por vezes têm constituições químicas bastantes diferentes, uma vez que o processamento do produto, os constituintes que lhe dão origem, as condições de armazenamento não são idênticas nem equivalentes e têm um impacto sobre o alimento.

Neste estágio propomos uma abordagem sobre a vertente química dos alimentos. Iremos trabalhar sobre o sumo de laranja nas suas diferentes vertente (sumo natural, néctar, concentrado, etc...) e sobre o leite e as bebidas vegetais que são utilizadas como substituto do leite.

Iremos comparar estes grupos de alimentos relativamente às diferenças em termos de Vitamina C, teor de açúcares e Cálcio. A vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel com um papel antioxidante importante nos alimentos, mantendo a sua estabilidade e evitando a sua degradação, bem como no organismo, como antioxidante endógeno. A vitamina C será doseada por um método titulométrico que se baseia na sua capacidade antioxidante. O Cálcio é um mineral nutricionalmente essencial e também será doseado por um método titulométrico com EDTA. A glicose, um monossacarídeo, é o açúcar metabolizado pelas nossas células para a obtenção de energia. É reconhecido que o consumo excessivo de açúcares, nomeadamente, glicose, frutose, sacarose e açúcares mais complexos como o amido, podem levar doença metabólica como a obesidade e a diabetes. Serão doseados os açúcares redutores serão por espectrofotometria após hidrólise.

Observações: https://www.nms.unl.pt/pt-pt/investigacao/grupos-de-investigacao/detalhe/n/metabolismo-e-nutricao

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio não disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Edificio sede Nova medical School - Campo dos Mártires da Pátria, n 130 Hora: 09:30:00
Pessoa de contacto: Ana Faria

Esta iniciativa já não aceita candidaturas