Listagem de Ações de Verão


2035. Visita à Fábrica de Água da Foz do Lizandro

Sabia que a Fábrica de Água da Foz do Lizandro tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água das praias da região, e consequentemente na atribuição do galardão Bandeira Azul da praia da Foz do Lizandro?
Esta estação de tratamento de águas residuais, serve parte do Município de Mafra e é um excelente exemplo de Economia Circular: a água tratada poder ser reciclada para fins diversos, antes de ser devolvida ao mar, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O objetivo da visita é apresentar a principal estação de tratamento de águas residuais, que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da água das praias da região. O sistema de saneamento associado recolhe, trata e valoriza as águas residuais urbanas de parte do município de Mafra, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o mar, em condições ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento da Foz do Lizandro descarrega o efluente tratado no rio Lizandro e foi dimensionado para tratar um equivalente populacional de 28.125 hab. eq., ao qual corresponderá um caudal médio de 4.138 m3/dia.

Esta actividade decorre na área protegida n.a.

Itinerário: A atividade consiste na visita à Fábrica de Água (ETAR) da Foz do Lizandro e de uma caminhada ao longo do rio Lizandro, num percurso total de 4km (ida e volta)

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Águas do Tejo Atlântico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, junto à ponte e à Igreja da N. Senhora do Ó Hora: 10:15

Como chegar: A partir da Ericeira seguir pela EN247 em direção à Foz do Lizandro / Carvoeira, cortar à esquerda em direção à Senhora do Ó, na estrada com o mesmo nome. Passar a ponte e estacionar no estacionamento próximo da Igreja da Sra. do Ó. O restante caminho até à ETAR faz-se a pé (650m aproximadamente - 10min).
No final da visita à ETAR os participantes poderão fazer uma caminhada junto ao rio Lizandro - facultativo

Coordenadas GPS: 38.9500813274, -9.3948124589233

Localidade: Senhora do Ó - Carvoeira

Concelho: MAFRA

Distrito: LISBOA

A atividade implica uma caminhada.
Na ETAR existem algumas escadas que permitem o acesso a alguns dos orgãos de tratamento

Mais informações: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/foz-do-lizandro

Data:

25-08-2022 10:30 - Ação já em curso / terminada


2037. Visita à Fábrica de Água de Beirolas

Sabia que a Fábrica de Água de Beirolas tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água do estuário do Tejo?
Esta estação de tratamento de águas residuais, serve parte dos Municípios de Lisboa (zona oriental) e Loures e é um excelente exemplo de Economia Circular: a água tratada poder ser reciclada para fins diversos, antes de ser devolvida ao mar, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola e ainda permitem a produção de energia.
O objetivo da visita é apresentar a principal estação de tratamento de águas residuais (ETAR), que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da água do Estuário do Tejo. O sistema de saneamento associado recolhe, trata e valoriza as águas residuais urbanas de parte dos municípios de Lisboa e Loures, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o Estuário do Tejo, em condições ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento de Beirolas e descarrega o efluente tratado no estuário do Tejo e foi dimensionada para tratar um equivalente populacional de 213.510 hab. eq., ao qual corresponderá um caudal médio de 54.500 m3/dia.

Esta actividade decorre na área protegida n.a.

Itinerário: O acolhimento será feito no CEA (Centro de Educação Ambiental), localizado na Fábrica de Água de Beirolas, seguindo-se uma visita à Fábrica de Água.

Duração: 2.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Águas do Tejo Atlântico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, no interior do recinto da Fábrica de Água de Beirolas. Hora: 10:15

Como chegar: A Fábrica de Água de Beirolas fica localizada no Parque das Nações.
O acesso será através da Via do Oriente, virar junto ao Pingo Doce para a R. Chen He em direção ao Parque Tejo.
Morada: Fábrica de Águas de Beirolas R. Chen He 1990-513 Lisboa Portugal
Ver no Google Maps

Coordenadas GPS: 38.788939343598, -9.0971516312866

Localidade: Parque das Nações - Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

o acesso a algumas etapas de tratamento é limitado (edifícios fechados e escadas)

Mais informações: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/beirolas

Data:

01-09-2022 10:30 - Ação já em curso / terminada


2016. Visita ao Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico

O Centro de Educação Ambiental da Tejo Atlântico – Fábrica de Água, uma nova geração de produtos é um espaço novo, dedicado à educação e sensibilização ambiental onde se desenvolvem várias atividades participativas focadas no valor da água nas suas diferentes dimensões.
Neste centro educativo a inovação tecnológica é o veículo principal para a aprendizagem e diversão, com atividades ludico-pedagógicas de grande envolvimento dos visitantes com o ciclo da água e os valores ambientais.
O espaço permite que os visitantes usufruam de diversas experiências focadas no Uso Eficiente da Água e na Economia Circular e, claro está, no Valor da Água, ao mesmo tempo que permite aos visitantes ficarem a conhecer o papel das Fábricas de Água na gestão do ciclo urbano da água e na valorização dos recursos aí gerados.

Esta actividade decorre na área protegida n.a.

Itinerário: Durante a visita ao CEA (Centro de Educação Ambiental) serão dadas a conhecer curiosidades sobre a água e o seu valor e realizadas diversas atividades relacionadas com o uso eficiente da água e a sua valorização na Fábrica de Água. Será ainda feita uma abordagem do processo de tratamento de águas residuais quando chegam à Fábrica de Água, assim como o papel da Empresa, sensibilizando para o papel que tem na preservação dos recursos hídricos, neste caso concreto o Estuário do Tejo.

Duração: 1.00 Horas

Actividade gratuita

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Águas do Tejo Atlântico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, no interior do recinto da Fábrica de Água de Beirolas. Hora: 10:15 e 14:15

Como chegar: O Centro de Educação Ambiental da Águas do tejo Atlântico localiza-se na Fábrica de Água de Beirolas. Localizada no Parque das Nações Norte, entre a foz do Trancão e a Ponte Vasco da Gama
O acesso será através da Via do Oriente, virar junto ao Pingo Doce para a R. Chen He em direção ao Parque Tejo.
Localidade: Fábrica de Águas de Beirolas R. Chen He 1990-513 Lisboa Portugal
Ver no Google Maps

Coordenadas GPS: 38.788880804766, -9.0967010201721

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Actividade Acessivel

Mais informações: https://www.aguasdotejoatlantico.pt/content/centro-de-educacao-ambiental-da-tejo-atlantico-cea

Datas:

30-08-2022 10:30 - Ação já em curso / terminada

30-08-2022 14:30 - Ação já em curso / terminada