Listagem de Ações de Verão

1907. A vida na zona das marés

Inicialmente, será feita uma breve explicação, no local, sobre os povoamentos presentes na zona entremarés e apresentado o padrão de zonamento vertical. Serão feitas observações acompanhadas da correspondente explicação relativamente às adaptações dos organismos às condições do meio. Alguns organismos típicos das zonas entremarés serão capturados (com a devida reposição) e observados para ilustrar a biodiversidade local, com o objetivo de descobrir e conhecer algumas espécies de fauna e flora características deste tipo de ambientes e entender o seu modo de vida de um ponto de vista integrado.

Esta actividade decorre na área protegida N/A

Itinerário: Praia da Empa, Ericeira - Mafra

Idade Minima: 6 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Ponto de encontro: Estacionamento Praia da Empa, Ericeira - Mafra (38°58_45.48_N, 9°25_17.77_W Hora: 10.00

Como chegar: https://goo.gl/maps/RpLRWKYuUcDAFqEL9

Localidade: Praia da Empa, Ericeira, Mafra

Distrito: LISBOA

Tendo em conta a zona a ser visitada, esta atividade não é acessível a pessoas com mobilidade reduzida

Mais informações: https://www.cm-mafra.pt/pages/1112?poi_id=160

Data:

01-08-2022 10:00 - Ação já em curso / terminada

2154. O Outro Lobo

Esta ação pretende dar a conhecer uma espécie ameaçada em Portugal, o lobo-ibérico, em particular a sua biologia e ecologia. Os participantes serão também informados sobre os perigos que corre esta espécie e, ainda, os trabalhos que estão a ser desenvolvidos no nosso país para a conservação deste predador.

Itinerário: Percurso pedestre circular dentro da área do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico.

Idade Minima: 10 anos

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência

Entidade Parceira: Grupo Lobo

Ponto de encontro: Centro de Recuperação do Lobo Ibérico Hora: 18:50 (visitas a iniciar às 19:00)_ 18:20 (visitas a iniciar às 18:30)_ 17:50 (visitas a iniciar às 18:00)

Como chegar: Desde Lisboa:
Seguir pela auto-estrada A8 e sair em direcção a Malveira/Mafra – A21. Continuar na A21 em direção a Mafra e sair na saída 2 – Torres Vedras/Malveira. Na rotunda, seguir pela 1ª saída em direção a Torres Vedras/Tapada de Mafra. Após percorrer 2km, chega ao Vale da Guarda. Depois desta localidade virar à esquerda para Picão/Carapiteira (existe uma placa a indicar Centro de Recuperação do Lobo Ibérico). No Picão, virar à esquerda numa rampa em calçada, onde se encontra uma placa com a informação “Lobo Ibérico”. Seguir sempre em frente por uma estrada de terra batida até chegar ao CRLI.

Coordenadas GPS: 38.960977428539, -9.2719029130249

Localidade: Picão, Gradil

Distrito: LISBOA

O percurso tem uma extensão de cerca de 1km, com duração aproximada de 2h00. Apresenta um grau de dificuldade baixo/médio, tendo um desnível ascendente e um descendente, ambos moderados. O percurso é de terra batida e com desníveis.

Mais informações: http://www.grupolobo.pt

25-08-2022 18:30 - Ação já em curso / terminada

02-09-2022 18:00 - Ação já em curso / terminada

2035. Visita à Fábrica de Água da Foz do Lizandro

Sabia que a Fábrica de Água da Foz do Lizandro tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água das praias da região, e consequentemente na atribuição do galardão Bandeira Azul da praia da Foz do Lizandro?
Esta estação de tratamento de águas residuais, serve parte do Município de Mafra e é um excelente exemplo de Economia Circular: a água tratada poder ser reciclada para fins diversos, antes de ser devolvida ao mar, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O objetivo da visita é apresentar a principal estação de tratamento de águas residuais, que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da água das praias da região. O sistema de saneamento associado recolhe, trata e valoriza as águas residuais urbanas de parte do município de Mafra, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o mar, em condições ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento da Foz do Lizandro descarrega o efluente tratado no rio Lizandro e foi dimensionado para tratar um equivalente populacional de 28.125 hab. eq., ao qual corresponderá um caudal médio de 4.138 m3/dia.

Esta actividade decorre na área protegida n.a.

Itinerário: A atividade consiste na visita à Fábrica de Água (ETAR) da Foz do Lizandro e de uma caminhada ao longo do rio Lizandro, num percurso total de 4km (ida e volta)

Idade Minima: 8 anos

Centro Ciência Viva: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Entidade Parceira: Águas do Tejo Atlântico

Ponto de encontro: No parque de estacionamento, junto à ponte e à Igreja da N. Senhora do Ó Hora: 10:15

Como chegar: A partir da Ericeira seguir pela EN247 em direção à Foz do Lizandro / Carvoeira, cortar à esquerda em direção à Senhora do Ó, na estrada com o mesmo nome. Passar a ponte e estacionar no estacionamento próximo da Igreja da Sra. do Ó. O restante caminho até à ETAR faz-se a pé (650m aproximadamente - 10min).
No final da visita à ETAR os participantes poderão fazer uma caminhada junto ao rio Lizandro - facultativo

Coordenadas GPS: 38.9500813274, -9.3948124589233

Localidade: Senhora do Ó - Carvoeira

Distrito: LISBOA

A atividade implica uma caminhada.
Na ETAR existem algumas escadas que permitem o acesso a alguns dos orgãos de tratamento