REVEJA A CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS

GRANDE PRÉMIO CIÊNCIA VIVA 2021

Maria Amélia Martins-Loução

O Grande Prémio Ciência Viva 2021 distingue Maria Amélia Martins-Loução pela sua ação notável na promoção da cultura científica enquanto professora, bióloga e divulgadora na área da Ecologia. Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia, tem-se destacado pela sua participação pública através da escrita de artigos de opinião sobre as ameaças à biodiversidade. Foi vice-Reitora da Universidade de Lisboa, diretora do Jardim Botânico de Lisboa, presidente da direção do Museu Nacional de História Natural e presidente do Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências.

Ver biografia completa

PRÉMIO CIÊNCIA VIVA EDUCAÇÃO 2021

Ocean Alive

O Prémio Ciência Viva Educação 2021 distingue a cooperativa de educação e proteção marinha Ocean Alive , co-criada em 2015 pela bióloga marinha Raquel Gaspar. A atividade desta associação tem sido centrada na preservação das pradarias marinhas que capturam carbono e servem de berçário para as presas dos golfinhos, contribuindo simultaneamente para a cultura científica das comunidades locais. Através do programa “Guardiãs do Mar” da Ocean Alive, as mulheres pescadoras do Estuário do Sado realizam campanhas de sensibilização, transformando-se em educadoras e ajudantes dos investigadores que trabalham no mapeamento e conservação das pradarias marinhas.

Ver biografia completa

PRÉMIO CIÊNCIA VIVA MEDIA 2021

Admirável Mundo Novo

O Prémio Ciência Viva Media 2021 distingue “Admirável Mundo Novo”, uma série da SIC dedicada a descodificar e tornar acessível a um público generalista o conhecimento gerado nas várias áreas da ciência. Ao longo de 18 episódios, cientistas como Maria do Carmo Fonseca, Vítor Cardoso, Henrique Veiga Fernandes, Zita Martins, Nuno Maulide, Bruno Silva-Santos, Mónica Bettencourt-Dias, Carlos Fiolhais, Rui L. Reis, Joana Gonçalves de Sá ou Arlindo Oliveira têm contribuído para demonstrar que o conhecimento é a resposta para os nossos problemas e desafios.

Ver biografia completa

PRÉMIO CIÊNCIA VIVA PUBLICIDADE 2021

Campanha Izidoro sobre fumagem tradicional

O Prémio Ciência Viva Publicidade 2021 distingue a campanha publicitária sobre a fumagem tradicional dos produtos da charcutaria Izidoro, assinada pela agência criativa O Escritório. Uma campanha que faz uso da bioquímica para explicar aos consumidores uma particularidade distintiva dos fiambres fatiados forno a lenha Izidoro.

Ver biografia completa