PRÉMIO CIÊNCIA VIVA EDUCAÇÃO 2021

Ocean Alive

Raquel Gaspar é bióloga marinha e o seu trabalho de investigação sobre os golfinhos do estuário do rio Sado levou-a a fundar com outros quatro elementos a cooperativa de educação e proteção marinha Ocean Alive, em 2015. A atividade desta associação tem sido centrada na preservação das pradarias marinhas que capturam carbono e servem de berçário para as presas dos golfinhos, contribuindo simultaneamente para a cultura científica das comunidades locais.

Através do programa “Guardiãs do Mar” da Ocean Alive, as mulheres pescadoras do Estuário do Sado realizam campanhas de sensibilização, transformando-se em educadoras e ajudantes dos investigadores que trabalham no mapeamento e conservação das pradarias marinhas. Um exemplo de como, cada vez mais, a educação deve continuar ao longo da vida. Por este projeto a Ocean Alive recebeu da National Geographic Society uma bolsa para levar a cabo o mapeamento das pradarias marinhas do estuário do rio Sado. A associação desenvolve ainda projetos de educação ambiental nas escolas da região, como por exemplo o “O Mar dá bom clima”.

O trabalho de Raquel Gaspar como investigadora e ativista foi reconhecido em 2019 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior com a atribuição da Medalha de Mérito Científico.