Listagem de Estágios

3162. Análise Computacional de Biomoléculas

Instituição: Departamento de Física, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Responsável: Norberto Jorge Alves Parente Gonçalves
Nº Alunos: 2
Anos: 11º, 12º
Área: Biologia, Física, Informática, Química
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Norberto Jorge Gonçalves

Descrição: Queres explorar o funcionamento interno da própria vida? Com a análise computacional de biomoléculas, pode utilizar o seu computador para estudar as estruturas e processos complexos dos organismos vivos, desde o ADN às proteínas e às células inteiras!
A análise computacional de biomoléculas é um domínio em rápido crescimento que combina a informática, a biologia e a química para compreender os mecanismos fundamentais da vida. Utilizando ferramentas computacionais como simulações de dinâmica molecular, mecânica quântica e bioinformática, é possível estudar o comportamento das biomoléculas a nível atómico, prever as suas interacções e conceber novos medicamentos e terapias.
Este domínio é crucial para muitas áreas de investigação, incluindo a descoberta de medicamentos, a biotecnologia e a medicina personalizada. Ao tornar-se um cientista computacional, pode ajudar a compreender melhor o corpo humano e a desenvolver novos tratamentos para doenças.
Por isso, se quiser usar o computador para explorar os mistérios da vida, junte-se hoje ao excitante campo da análise computacional de biomoléculas!

Observações: Vem disfrutar do ambiente académico único que é o campus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com o seu Jardim Botânico.
Bem como, desta cidade acolhedora que é Vila Real com o seu grande espaço verde que é o Parque Corgo com o seu ambiente florestal e espçao cultural.

Se quiseres regressar com todo o ambiente compuacional que vais usar e puderes, trás o teu computador pessoal.

Local de encontro: Entrada Pólo II, Escola de Ciências e Tecnologia, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro Hora: 9:00