Listagem de Estágios

Uninova - Instituto Desenvolvimento Novas Tecnologias

1815. Veleiros equipados com sistemas eletrónicos que navegam sózinhos


Instituição: Uninova - Instituto Desenvolvimento Novas Tecnologias
Responsável: Luis Gomes
Nº Alunos: 6
Anos:
Área:
Data: de 25-07-2022 a 29-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Luis Gomes, Eduardo Pinto, Anikó Costa, Filipe Moutinho, Carolina Oliveira


Descrição: Os principais objetivos são os de cativar os estagiários a prosseguir o seu percurso escolar em áreas tecnológicas relacionadas com a Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, utilizando os veleiros autónomos e os sistemas digitais de controlo e de instrumentação associados como meio para permitir um contato com algumas das tecnologias disponíveis. Apesar de ser uma área que incorpora e aglutina saberes de áreas tradicionalmente consideradas difíceis para os jovens, tais como Matemática e Física, espera-se que a introdução a algumas técnicas de programação e controlo, sua integração e aplicação na manipulação de algumas tecnologias, bem como a experimentação em veleiros autónomos torne possível quebrar distâncias e transformar os desafios iniciais em experiências divertidas e motivadores para uma aproximação às áreas da tecnologia.
Este estágio vem na linha de atividades anteriores utilizando um veleiro de 1 metro, integrando um conjunto minimalista de sensores (bússola eletrónica, GPS e catavento), um controlador de baixo-custo (Arduino) e servos de controlo de leme e vela, de modo a permitir a navegação autónoma e conclusão de uma regata.

Observações: Entrar pelo portão principal da NOVA-FCT (Monte da Caparica, Almada). O edificio X - Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores é o primeiro edificio do lado esquerdo logo a seguir à rotunda, após passar pelos portões de entrada.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Entrada do Dep. de Eng. Eletrotécnica e de Computadores (Edificio X do Campus de Caparica da NOVA FCT) Hora: 25 de Julho - 9:30
Pessoa de contacto: Luis Gomes, Eduardo Pinto

Esta iniciativa já não aceita candidaturas