Listagem de Estágios

Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial, Instituto Politécnico de Castelo Branco

1679. Construção e Controlo de Drones


Instituição: Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Responsável: Pedro Torres
Nº Alunos: 6
Anos: , 10º, 11º
Área: Robótica
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Pedro Torres


Descrição: A robótica é uma área fundamental de desenvolvimento científico e tecnológico que está cada vez mais presente em tudo aquilo que nos rodeia. A par do desenvolvimento da robótica móvel, têm emergido no mercado diversos tipos de aeronaves autónomas, também conhecidas por Drones. Estas aeronaves podem ser utilizadas para atividades mais lúdicas e entretenimento, como podem ser muito uteis para aplicações comerciais, como filmagens aéreas, inspeção e identificação, transporte de objetos, entre outros.
O objetivo deste estágio é proporcionar aos alunos mais jovens a oportunidade de construir um Drone de raiz, perceber a sua construção mecânica, a componente eletrónica associada e todo o processo de controlo de voo. De uma forma simples, os alunos constroem o seu Drone e programam-no para voar em forma de teleoperação ou autónoma. Assim os alunos são estimulados a aprender fazendo.

Observações: Estimular e incentivar o ensino da Engenharia através de uma abordagem de aprender fazendo. A montagem de cada kit de drone e a aprendizagem sobre cada componente e sua funcionalidade auxiliará a aprender conceitos de física, matemática, eletrónica e áreas afins de uma forma lúdica a focada nos alunos mais jovens.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Escola Superior de Tecnologia do IPCB Hora: 2:00:00 PM
Pessoa de contacto: Pedro Torres

Esta iniciativa já não aceita candidaturas


1677. Sistemas inteligentes no nosso dia a dia, aplicações com microcontrolador!


Instituição: Unidade Técnico Científica de Engenharia Electrotécnica e Industrial, Instituto Politécnico de Castelo Branco
Responsável: José Vieira
Nº Alunos: 6
Anos: , 10º, 11º, 12º
Área: Electrónica
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): José António Barros Vieira


Descrição: Vamos construir um sistema inteligente: aplicação com microcontrolador.
O objetivo do estágio é de integrar os participantes nas atividades de investigação e desenvolvimento no laboratório de Sistemas Eletrónicos e inteligência artificial. Para tal, serão formados grupos que irão desenvolver aplicações simples de sistemas inteligentes com microcontroladores.
Os exercícios a realizar serão: um órgão digital, escrita de mensagens em LCDs, medida e visualização de temperaturas, implementação de um semáforo.
Como projeto final propomos a implementação e o controlo de um sistema de iluminação a LEDs (Light Emition Diodes) RGB (Red Green Blue) com definição da cor e intensidade desejada.
Estes exercícios serão desenvolvidos programando em linguagem C e com hardware físico real.

Observações: Despertar o interesse pelas áreas das tecnologias e engenharias em especial para alunos do 9º, 10º, 11º e 12º.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: O local de encontro será dia 18/7 às 10:00 no hall de entrada da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco Hora: 10:00:00 AM
Pessoa de contacto: Jose Antonio Barros Vieira

Esta iniciativa já não aceita candidaturas