Listagem de Estágios

1783. Vamos encontrar novas armas para tratar o cancro

Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Responsável: Raquel Alves
Área: Biologia
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Ana Cristina Gonçalves, Beatriz Lapa, Joana Jorge, Raquel Alves

Descrição: O cancro continua a ser uma doença incurável e apesar de existirem vários tratamentos disponíveis, alguns tipos de cancro não tem um tratamento eficaz ou então não sensíveis aos tratamentos aprovados. Assim, é necessário descobrir novos alvos e tratamentos mais eficazes e seletivos. Ao longo do estágio os alunos terão oportunidade de contactar com várias técnicas e metodologias de Biologia Celular e Molecular, tais como, cultura de células, extração de ácidos nucleicos, PCR, microscopia ótica, deteção e quantificação de proteínas por citometria de fluxo. A cooperação dos jovens investigadores com os doutorandos e mestrandos, durante a semana de trabalhos laboratoriais, permitirá um primeiro contacto com a componente prática de investigação.

Observações: O estágio abordará o que é e para que serve a cultura celular, em particular a sua aplicação na área do tratamento oncológico. As tecnologias complementares utilizadas na área da oncobiologia serão também disponibilizadas aos alunos.

Local de encontro: Local de encontro: Entrada subunidade 1 da FMUC, Polo das Ciências da Sáude/ Pessoa contacto: Raquel Alves Hora: 10h