Listagem de Estágios

1686. Geometria Tropical

Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: ana casimiro
Nº Alunos: 5
Anos:
Área:
Data: de 04-07-2022 a 08-07-2022 Horário: Tarde
Investigador(es): Ana Cristina Casimiro

Descrição: O adjetivo Tropical foi dado em honra ao Investigador em Ciências de Computação brasileiro Inre Simon, a consolidação da sua teoria remonta aos finais do anos 90 do século passado. Originalmente apareceu de considerações de álgebra tropical, esta motivada por questões em ciências de computação. O grande objetivo desta Geometria é transformar questões de variedades algébricas (conjuntos dados por zeros de polinómios) em questões sobre complexos de poliedros (objetos combinatórios que codificam alguns aspetos geométricos das variedades algébricas). Neste momento a geometria tropical tem aplicações em muitas áreas como geometria algébrica e enumerativa, simetria de espelho, biologia matemática, complexidade computacional, estatística algébrica,... O projeto consiste em entender os objetos e operações nesta álgebra e geometria e compreender a ligação entre o mundo clássico e o tropical. Vários problemas em aberto podem ser considerados.

Observações: https://www.dm.fct.unl.pt