Listagem de Estágios

1532. Ecologia e Ordenamento de Pato-real no Verão


Instituição: Centro de Estudos Florestais (CEF), Instituto Superior de Agronomia
Responsável: drodrigues@esac.pt
Nº Alunos: 3
Anos: 10º, 11º, 12º
Área: Geografia
Data: de 11-07-2022 a 15-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): David Rodrigues


Descrição: Durante o estágio serão desenvolvidas actividades de captura, marcação e observação de patos selvagens na Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto (de segunda a quinta-feira), de forma a quantificarem-se os efectivos que estão a utilizar a área, assim como permitir estimar as taxas de sobrevivência dos indivíduos que utilizam a reserva. Para o efeito, os patos serão marcados com anilhas metálicas e com marcadores nasais – ver nasal saddles em www.pt-ducks.com. Para a observação de aves marcadas utilizam-se binóculos e telescópios. Os estagiários irão assim participar nos trabalhos de investigação que têm decorrido no local desde 1993.
A sexta-feira será utilizada para a digitalização dos dados recolhidos, ver como podem ser tratados, e para a realização dum poster e duma apresentação ppt sobre as atividades realizadas.

Observações: Para as dormidas em S. Jacinto (gratuitas), os estagiários terão de levar saco cama, almofada e toalhas de banho. Deverão trazer pelo menos 2 mudas de roupa (com calças) e botas para o trabalho de campo, assim como repelente de insectos. Os estagiários que tiverem binóculos e/ou telescópios deverão trazê-los – serão emprestados a quem não tiver, mas poderão ter de os utilizar alternadamente. Estágio com possibilidade de oferta de alojamento gratuito para os candidatos de fora da zona. As refeições serão fornecidas gratuitamente.
Nos 2 dias de capturas os alunos terão de acordar de madrugada.
Por motivos da logística, só serão aceites os alunos que se inscreverem e confirmarem a aceitação do estágio até ao dia 7 de julho!

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Centro Interpretativo da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto Hora: 11:00:00
Pessoa de contacto: David Rodrigues

Esta iniciativa já não aceita candidaturas