O Norte do país alberga algumas relíquias de florestas ancestrais, idênticas às florestas do Norte da Europa e da América. Aqui, espécies de líquenes mais sensíveis à poluição e outros fatores de perturbação ambiental encontram as condições ideais para crescer. A maior parte dessas espécies está em franca regressão em todo o mundo e a sua ocorrência e distribuição em Portugal é ainda praticamente desconhecida. Para acelerar o processo de recolha desta informação, é necessário reunir o esforço de liquenólogos e cidadãos cientistas, devidamente formados no reconhecimento dessas espécies. Serão fornecidos conhecimentos básicos que possibilitam a identificação destas espécies no terreno e em laboratório.
Embora discretos, os líquenes são importantes fontes de informação sobre o meio que os rodeia. Cada espécie transmite uma informação diferente e para a decifrar é necessário um olho clínico. Nesta ação, serão desvendados alguns truques para a identificação de espécies raras de líquenes, presentes nas florestas do Norte do país.
Itinerário: Carvalhal da Reixela, Loivos do Monte, Baião
Duração: 6.00 Horas
Ação gratuita
Idade Mínima: 12 anos
Centro Ciência Viva: Galeria da Biodiversidade - Centro Ciência Viva
Entidade Parceira: BIOPOLIS/CIBIO-InBIO
Ponto de encontro: Coordenadas: 41.18678, -7.990163
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias
Como chegar: Viatura própria; transportes públicos.
Coordenadas GPS: 41.1867428, -7.9901787
Localidade: Baião
Concelho: BAIÃO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://mhnc.up.pt/ciencia-viva-no-verao-2025/
Observações: Aconselhamos a utilização de chapéu, protetor solar, roupa e calçado confortável e adaptado às condições meteorológicas; Recomendamos levar água e algum reforço alimentar.
Data:
05-09-2025 10:00 Hora de Encontro: 10:00 - Data esgotada - Lista de espera
Voltar à listagem