Visitar-se-á o poço com mais de 100 metros de profundidade, construído com o objetivo de intersectar a galeria ativa por forma a captar água para abastecimento público.
Seguidamente, na gruta do Olho de Mira, será explicada a estruturação das circulações subterrâneas na região e será visitada uma parte da gruta que ainda contém elementos do antigo sistema de captação de água instalado no seu interior.
Esta ação decorre na área protegida Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Itinerário: Será feita visita à gruta do Olho de Mira, fazendo-se em seguida a pé o percurso de 250m até ao poço da captação.
Duração: 4.00 Horas
Ação gratuita
Idade Mínima: 8 anos
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Entidade Parceira: Sociedade Portuguesa de Espeleologia
Ponto de encontro: Igreja matriz da povoação de Mira de Aire
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Adultos, Crianças, Famílias
Como chegar: Vindo da A1, saindo na saída de Torres Novas, apanha-se o sentido de Alcanena na EN243, segue-se as indicações de Minde. Mira de Aire é a localidade a seguir.
Coordenadas GPS: 39.542226275656, -8.7149514094901
Localidade: Mira de Aire
Concelho: PORTO DE MÓS
Distrito: LEIRIA
Não adequada a pessoas com mobilidade reduzida.
Mais informações: https://spe.pt/espeleologia/epe-departamento-de-ensino-espeleologia/accoes-de-divulgacao-espeleologia/
Observações: Para a gruta do Olho de Mira é necessário levar calçado (galochas será o ideal) e uma muda de roupa (que se possa sujar) para vestir sob o fato-macaco fornecido pela entidade responsável. Serão fornecidos fatos-macaco e capacetes com luz.
Data:
03-08-2025 15:00 Hora de Encontro: 15:00
As inscrições abrem a 08-07-2025 15:00 [horário de Portugal continental]
Voltar à listagem