Sabia que a Fábrica de Água de São Martinho do Porto tem um forte contributo na melhoria da qualidade da água da Baía de São Martinho, e consequentemente na atribuição do galardão Bandeira Azul a essa praia?
Esta estação de tratamento de águas residuais (ETAR) serve parte dos Municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha e é um excelente exemplo de economia circular: a água, depois de tratada e antes de ser devolvida ao mar, pode ser reciclada para fins diversos, e as lamas, após tratamento, são encaminhadas para valorização agrícola.
O objetivo da visita é apresentar a principal estação de tratamento de águas residuais, que contribuiu fortemente para a melhoria da qualidade da água das praias de São Martinho e de Salir do Porto. O sistema de saneamento associado recolhe e trata as águas residuais urbanas de parte dos municípios de Alcobaça e de Caldas da Rainha, devolvendo-as ao meio recetor, neste caso o mar, em condições ambientalmente seguras.
O sistema de saneamento de São Martinho do Porto está dimensionado para tratar o efluente de 35 mil habitantes, com um caudal máximo de 5.400m3/dia. Para além da Fábrica de Água, inclui um sistema intercetor com cerca de 20 km, uma estação elevatória e um pequeno emissário submarino.
Itinerário: A atividade integra uma introdução ao tema e uma visita à instalação: Fábrica de Água de São Martinho do Porto
Duração: 1.30 Horas
Ação gratuita
Idade Minima: 6 anos
Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva do Alviela - Carsoscópio
Entidade Parceira: Águas do Tejo Atlântico
Ponto de encontro: No parque de estacionamento, no interior do recinto da ETAR de S. Martinho. Hora: 10:15
Meio de Transporte: A pé
Público-Alvo: Famílias
Como chegar: A pé ou de carro
Coordenadas GPS: 39.497311889839, -9.134768804704
Localidade: SÃO MARTINHO DO PORTO
Concelho: ALCOBAÇA
Distrito: LEIRIA
Ação Acessivel
Mais informações: https://aguasdotejoatlantico.adp.pt/content/sao-martinho-do-porto
Observações: Atividade desenvolvida pela Águas do Tejo Atlântico em parceria com o Município de Alcobaça, também integrada nas atividades da Bandeira Azul. Trazer roupa e calçado apropriado (fechado). Aconselhado o uso de chapéu e protetor solar. Atividade sujeita a cancelamento decorrente de condições meteorológicas adversas e do número mínimo de participantes (6).
Datas:
17-07-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
22-08-2024 10:30 - Ação já em curso / terminada
Voltar à listagem