Listagem de Ações de Verão

3310. À procura da biodiversidade na ribeira do Alvito

Percorrendo um trilho ao longo da ribeira do Alvito, partimos ao encontro da biodiversidade ali existente. Os ecossistemas fluviais caracterizam-se pela presença de uma grande variedade de habitats que dão suporte a plantas e garantem alimento e refúgio a uma grande diversidade de animais. Pretende-se fazer um reconhecimento da envolvente à ribeira do Alvito, abordando de forma genérica os seus aspetos geológicos, biológicos (fauna e flora), e explorando a relação dos humanos com a ribeira, para perceber a necessidade de preservar estes ecossistemas ribeirinhos.

Itinerário: Percurso circular com cerca de 4 km ao longo da Ribeira do Alvito (atravessamos 3 vezes a ribeira)

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva da Floresta

Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Praia Fluvial de Alvito da Beira. Hora: 08:45

Como chegar: Vindo de Proença-a-Nova, apanhar a N241/N233 até passar o cruzamento para Montes da Senhora e depois virar à esquerda em direção a Alvito da Beira. Vindo Castelo Branco, apanhar a N233 até passar a Catraia e mais à frente virar à direita em direção a Alvito da Beira.

Localidade: Alvito da Beira

Concelho: PROENÇA-A-NOVA

Distrito: CASTELO BRANCO

Mais informações: https://www.ccvfloresta.com/

Observações: Trazer roupa e calçado confortável e adequado à atividade (caminhada), protetor solar, chapéu, água e reforço alimentar. Vamos atravessar a ribeira por 3 vezes, caminhando pelas rochas que fazem o caminho, mas se preferir pode trazer calçado para a água.

08-09-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada