Listagem de Ações de Verão

3304. À procura da biodiversidade na ribeira da Isna

Convidamos a realizar um percurso ao longo da Ribeira da Isna (nos arredores da praia Fluvial do Malhadal). Acompanhando a Ribeira da Isna, cada passo é feito em contacto pleno com a natureza, acompanhando a sua biodiversidade, podendo ser avistadas diferentes espécies. O percurso faz-se por trilhos ripícolas, por levadas e por muros de xisto que marginam a ribeira, permitindo desfrutar de uma paisagem agradável entre a galeria ripícola do vale encaixado e o verde das encostas inclinadas. A jusante da Praia Fluvial passaremos por uma ponte Filipina e seguiremos até mais a norte até à pequena aldeia de Cabrieira.
Esta atividade tem um especial foco na proteção da biodiversidade e no combate e mitigação da emergência climática tão atual.

Itinerário: Parque de estacionamento da Praia Fluvial do Malhadal, percurso ao longo da Ribeira da Isna, Cabrieira, Parque de estacionamento da Praia Fluvial do Malhadal. Percurso circular com cerca de 4km.

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva da Floresta

Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Praia Fluvial do Malhadal. Hora: 09:15

Como chegar: Da A1 – saída para IC8 em Pombal, direção Castelo Branco, saída do IC8 para Proença-a-Nova na 1ª saída para Proença (saída 37), na 1ª rotunda virar à esquerda e seguir as indicações em direção a Malhadal (cerca de 2km depois de passar a localidade encontra a Praia Fluvial do Malhadal).
Da A23 – saída para IC8 em Perdigão, em direção a Pombal/Coimbra, saída do IC8 para Proença-a-Nova na 3ª saída para Proença (saída 37), na 1ª rotunda virar à esquerda e seguir as indicações em direção a Malhadal (cerca de 2km depois de passar a localidade encontra a Praia Fluvial do Malhadal).

Coordenadas GPS: 39.796431889294, -7.9530507956548

Localidade: Malhadal (Praia Fluvial)

26-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3310. À procura da biodiversidade na ribeira do Alvito

Percorrendo um trilho ao longo da ribeira do Alvito, partimos ao encontro da biodiversidade ali existente. Os ecossistemas fluviais caracterizam-se pela presença de uma grande variedade de habitats que dão suporte a plantas e garantem alimento e refúgio a uma grande diversidade de animais. Pretende-se fazer um reconhecimento da envolvente à ribeira do Alvito, abordando de forma genérica os seus aspetos geológicos, biológicos (fauna e flora), e explorando a relação dos humanos com a ribeira, para perceber a necessidade de preservar estes ecossistemas ribeirinhos.

Itinerário: Percurso circular com cerca de 4 km ao longo da Ribeira do Alvito (atravessamos 3 vezes a ribeira)

Entidade Parceira: Centro Ciência Viva da Floresta

Ponto de encontro: Parque de estacionamento da Praia Fluvial de Alvito da Beira. Hora: 08:45

Como chegar: Vindo de Proença-a-Nova, apanhar a N241/N233 até passar o cruzamento para Montes da Senhora e depois virar à esquerda em direção a Alvito da Beira. Vindo Castelo Branco, apanhar a N233 até passar a Catraia e mais à frente virar à direita em direção a Alvito da Beira.

Coordenadas GPS: 39.823981116917, -7.7985139273417

Localidade: Alvito da Beira

08-09-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

3702. A ti-Gelada e os Sete An(i)ões

Os dias de calor pedem que a Tigelada das Beiras seja convertida em gelado e será feita por si (ou pelo próprio participante). Não se preocupe, os sete an(i)ões estarão disponíveis para dar uma ajuda! Inclui visita à aldeia (Figueira).

Entidade Parceira: SOUL Speaking Out Loud

Ponto de encontro: Junto à Loja das Aldeias do Xisto na Aldeia da Figueira. Hora: 09:45

Como chegar: Da A1 – saída para IC8 em Pombal, direção Castelo Branco, sair do IC8 na saída 39, seguir as placas na direção do Centro Ciência Viva da Floresta, passando o CCVFloresta, virar à esquerda a cerca de 1,3 km no sentido Figueira.
Da A23 – saída para IC8 em Perdigão, direção Pombal, sair do IC8 na saída 39, seguir as placas na direção do Centro Ciência Viva da Floresta, passando o CCVFloresta, virar à esquerda a cerca de 1,3 km no sentido Figueira.

Coordenadas GPS: 39.751804395112, -7.8527018667964

22-07-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3300. Astronomia em Proença-a-Nova | FISUA

Sessão de observação noturna com telescópio e visita guiada ao céu.

Itinerário: Chegando a Proença-a-Nova, seguir em direção ao Centro Ciência Viva da Floresta.

Centro Ciência Viva: Centro Ciência Viva da Floresta - Proença-a-Nova

Entidade Parceira: Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA)

Ponto de encontro: Centro Ciência Viva da Floresta Hora: 22:00

Como chegar: Chegando a Proença-a-Nova, seguir em direção ao Centro Ciência Viva da Floresta.

Coordenadas GPS: 39.733635573269, -7.8762865306644

Localidade: Proença-a-Nova

Mais informações: https://www.fisua.pt | www.ccvfloresta.com

25-08-2023 22:00 - Ação já em curso / terminada

3306. Barrocais de Monsanto

Convida-se para uma caminhada de 3 km pelos barrocos graníticos de Monsanto, pelas ruas estreitas da aldeia e pelo castelo templário, à descoberta do geomonumento Monte-Ilha de Monsanto e da sua curiosa história com cerca de 300 milhões de anos.

Itinerário: Troço do percurso pedestre Rota dos Barrocais de Monsanto (PR5 IDN)

Entidade Parceira: Geopark Naturtejo

Ponto de encontro: Igreja Matriz de Monsanto - Igreja Matriz de São Salvador Hora: 09:45

Como chegar: Da A23 sul – saída para Alcains, siga pela N233 e N239 para Monsanto.
Da A23 norte – saída para Tortosendo, siga pela N18 e N346 em direção a Penamacor, siga pela N332 em direção a Monsanto.

Coordenadas GPS: 40.039360710084, -7.1142052354125

Localidade: Monsanto

10-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3307. Biodiversidade e geodiversidade da GeoRota do Orvalho

A caminhada de cerca de 8 km na serra do Muradal pela GeoRota leva-nos pelos Passadiços do Orvalho ao geomonumento cascata da Fraga da Água d’Alta, ao vale das Fragosas e aos vestígios da antiga floresta de laurissilva.

Itinerário: Troço do percurso pedestre GeoRota do Orvalho (PR3 OL) - (grau de dificuldade alto)

Duração: 4.30 Horas

Idade Minima: 12 anos

Ponto de encontro: Em frente à Junta de Freguesia do Orvalho. Hora: 08:45

Como chegar: Do IC8 Pombal – saída na Sertã, para N238 Oleiros e depois CM1190 e N112 para Orvalho
Da A23 norte – saída 29 para N18 Fundão Norte, N343 e N238 até Orvalho
Da A23 sul – saída 23 para a N112 Pampilhosa até Orvalho

Coordenadas GPS: 40.023255211223, -7.7909681441097

Localidade: Orvalho

Concelho: OLEIROS

31-08-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

3312. Bugalhos: histórias de paixão, lutas e especulação

No milénio dos hábitos “fast food”, muitos seres fantásticos à nossa volta passam despercebidos -- é o que acontece com os bugalhos. Mas o que são bugalhos? Os bugalhos são formados pela reação de uma planta à picada de um inseto. Podem ter diferentes formas, cores e texturas, e são como ecossistemas em miniatura tremendamente complexos. E onde podemos encontrar os bugalhos? Só é necessário olhar à volta e procurar minuciosamente nas diferentes plantas. Junte-se a nós e venha descobrir estas maravilhas da natureza!

Itinerário: Percurso ao longo da Ribeira do Malhadal e Praia Fluvial do Malhadal.

Ponto de encontro: Bar da Praia Fluvial do Malhadal Hora: 9:20

Coordenadas GPS: 39.797329650754, -7.9512435437946

Localidade: Malhadal (Praia Fluvial)

29-07-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3704. D. Cassandra, a Ti Gelada e a abelha Maia

D. Cassandra é a professora que ensina à abelha Maia as virtudes da sociedade das abelhas. É com esta história infantil muito famosa nos anos 80 que iremos fazer a tigelada das Beiras no forno comunitário da aldeia e que ficaremos a saber como é produzido o mel tão conhecido da Beira Baixa. Inclui visita à aldeia (Figueira).

Entidade Parceira: SOUL Speaking Out Loud

Ponto de encontro: Junto à Loja das Aldeias do Xisto na Aldeia da Figueira. Hora: 16:30

Coordenadas GPS: 39.751799239761, -7.8526817502288

03-09-2023 16:30 - Ação já em curso / terminada

3309. O ouro das Portas de Almourão

No rio Ocreza, a exploração de ouro poderá remontar ao período romano, como hoje ainda se pode ver pelas inúmeras conheiras nos terraços fluviais que foram sendo explorados até quase aos dias de hoje. Convidamos todos a vestir a pele de garimpeiros e vir experimentar utensílios e técnicas milenares.

Itinerário: Pequeno percurso até ao rio Ocreza.

Entidade Parceira: Geopark Naturtejo

Ponto de encontro: Sobral Fernando, junto à ponte que vem da Foz do Cobrão. Hora: 09:15

Como chegar: Vindo de Proença-a-Nova, apanhar a N241/N233 até Sobreira Formosa e depois a M545-1 até Sobral Fernando.
Vindo Castelo Branco, A23 apanhar a M545 ou a M1355 até à Foz do Cobrão e depois passar a ponte para Sobral Fernando.

Coordenadas GPS: 39.732443331452, -7.7650432528762

04-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

25-08-2023 09:00 - Ação já em curso / terminada

3305. Os fósseis de Penha Garcia

Embarque numa história geológica que remonta há mais de 480 milhões de anos, altura em que Penha Garcia era banhada por um oceano cheio de vida. Atualmente encontram-se vestígios desses seres vivos, como as Cruzianas, vestígios da atividade das trilobites.

Itinerário: Percurso por Penha Garcia, passando pelo Castelo, Barragem, Moinhos de Água e Praia Fluvial do Pego.

Entidade Parceira: Geopark Naturtejo

Ponto de encontro: Largo do Chão da Igreja (final da Avenida 25 de Abril - tem um pequeno estacionamento com um carro de combate). Hora: 15:15

Como chegar: Da A23 sul – saída para Alcains, siga pela N233 e N239 para Penha Garcia.
Da A23 norte – saída para Tortosendo, siga pela N18 e N346 em direção a Penamacor, siga pela N332 em direção a Penha Garcia.

Coordenadas GPS: 40.042160608602, -7.0181566716938

Localidade: Penha Garcia

10-08-2023 15:30 - Ação já em curso / terminada

3302. Os segredos do vale do Almourão

Vale Mourão é uma impressionante garganta escavada pelo Rio Ocreza nos últimos dois milhões de anos, que divide a Serra das Talhadas em duas poderosas cristas quartzíticas. Os Segredos do Vale Mourão serão desvendados numa emocionante viagem no tempo que inclui fósseis do Paleozóico, rochas dobradas, colisão de placas tectónicas, vestígios da última glaciação, antigas minas romanas e garimpeiros de ouro.

Itinerário: Percurso circular percorrendo parte do PR6 - “Viagem pelos Ossos da Terra” com cerca de 5km.

Entidade Parceira: Geopark Naturtejo

Ponto de encontro: Junto à placa de início do PR6 - “Viagem pelos Ossos da Terra”. Hora: 09:15

Vindo Castelo Branco, apanhar a M545 ou a M1355 até à Foz do Cobrão e depois passar a ponte para Sobral Fernando.

Coordenadas GPS: 39.733206533606, -7.7641366662292

18-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

05-09-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3303. Os segredos do vale do Almourão via “Menina dos Medos”

Vale Mourão é uma impressionante garganta escavada pelo Rio Ocreza nos últimos dois milhões de anos, que divide a serra das Talhadas em duas poderosas cristas quartzíticas. Os segredos do vale Mourão serão desvendados numa emocionante viagem no tempo que inclui fósseis do Paleozóico, rochas dobradas, colisão de placas tectónicas, vestígios da última glaciação, antigas minas romanas e garimpeiros de ouro. O regresso a Sobral Fernando será efetuado junto ao rio passando pela obra “A Menina dos Medos”.

Itinerário: Percurso circular percorrendo parte do PR6 - “Viagem pelos Ossos da Terra” e com volta a Sobral Fernando pelo “Trilho da Menina dos Medos”, com cerca de 5km. (dificuldade alta)

Coordenadas GPS: 39.733214784394, -7.7641473950653

12-08-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3703. Pão pão, queijo queijo!

A vida do campo da Beira Baixa nem sempre foi fácil, o que tornou os beirões muito pragmáticos. Pão pão, queijo queijo é isso mesmo, e embora a expressão signifique que “não há cá misturas”, é quando eles se misturam que ficam mesmo bons! Venha aprender a fazer pão e queijo fresco de cabra e descubra as reações químicas que nos permitem comer e chorar por mais! Inclui visita à aldeia (Figueira).

Coordenadas GPS: 39.751805426183, -7.8526897968559

22-08-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3671. Pequenos monstros e super-heróis

Diversas figuras mitológicas têm o mesmo nome de animais aquáticos. Terá a observação dos animais inspirado a criação dessas figuras mitológicas, ou a mitologia inspirou os nomes para os animais quando estes ia sendo descobertos? Esta atividade levará os participantes a descobrir alguns habitantes do charco do Centro Ciência Viva da Floresta e a observar à lupa alguns destes minúsculos monstros e super-heróis!

Ponto de encontro: Bar do CCVFloresta Hora: 14:50

Como chegar: De Lisboa/Porto A1-A23-IC8-saída 39 e seguir as placas com a indicação do Centro Ciência Viva da Floresta De Castelo Branco A23-IC8- saída 39 e seguir as placas com a indicação do Centro Ciência Viva da Floresta.

Coordenadas GPS: 39.73289506564, -7.8760947527198

Localidade: Moitas - Proença-a-Nova

Actividade Acessivel
O charco principal e o edifício do CCVFloresta são acessíveis.

29-07-2023 15:00 - Ação já em curso / terminada

3315. Rios de problemas e soluções

Visita à barragem da Toulica para observação de flora aquática, incluindo plantas nativas e até em perigo de extinção, além de uma nova invasora que se está a tentar erradicar desta barragem, a Ludwigia peploides.

Itinerário: Percurso a pé ao longo das margens da Barragem da Toulica.

Esta actividade enquadra-se no âmbito dos Alertas da Natureza

Ponto de encontro: Parque de Merendas da Barragem da Toulica. Hora: 09:20

Como chegar: Sair da Zebreira em direção a Termas de Monfortinho/Espanha, mas na Rotunda junto à escola Primária sair na segunda Saída em direção a Toulões, na Rotunda a seguir sair na segunda saída, em direção a Toulões. Continuar por 3,2km. Virar na primeira saída depois de passar o paredão da barragem.

Coordenadas GPS: 39.875319785842, -7.0759354771881

Localidade: Zebreira

30-07-2023 09:30 - Ação já em curso / terminada

3818. Viagem no tempo – seja um verdadeiro mineiro! Visita ao Complexo Mineiro

Esta atividade que propomos realiza-se na mina que fica na Serra da Estrela, empreendimento que valoriza, promove, interpreta e divulga o legado cultural, o património industrial extrativo mineiro vivo, preservação e história de uma antiga mina privada. O geossítio nacional das minas da Recheira, integrado na lista de geossítios da UNESCO, proporciona turismo natural, paisagístico e cénico, biologia, biodiversidade, ecologia, astronomia, turismo de aldeia, turismo ativo personalizado, turismo criativo, turismo de sustentabilidade económica, social e ambiental. A atividade inclui:
- Pequena geocaminhada à superfície para interpretação de vários painéis de temática mineira e ambiental
- Visita ao Centro de Interpretação Mineiro, onde se explica que minerais eram extraídos, os seus usos, e onde se pode observar uma enorme coleção de minerais e cristais naturais das minas e de outras partes do mundo. Realizar-se-á a experiência única de acender um gasómetro original, usado para iluminação dos mineiros à época, e ser fotografado como verdadeiros mineiros
- Os visitantes serão equipados como mineiros, com colete e capacete higienizado e farão uma verdadeira viagem no tempo ao visitarem uma galeria mineira, onde irão perceber como se executa uma mina, observar os filões de quartzo mineralizados de volfrâmio e estanho (os nossos minerais), enormes escavações (catedral mineira), chaminés de ventilação, pontes, bar-mineiro, bonecos vestidos de mineiros a desempenhar as funções à época
Incluído, por pessoa: água fresca e natural, ginjinha, uma lembrança de despedida (um quartzo com os minerais extraídos na mina), flyer informativo e turístico do empreendimento.

Esta actividade decorre na área protegida Serra da Estrela

Itinerário: • Local de encontro na Estação do Fundão às 8h 10min
• Os participantes que cheguem de comboio tem transporte garantido pela Junta de freguesia do Barco e Coutada até à localidade do Barco onde serão recebidos
• Pequena caminhada de 2 Km até à receção das Minas da Recheira
• 10h - inicia o programa Cultural, Inovador, Pedagógico, Cientifico, histórico e Patrimonial Mineiro às Minas Da Recheira
- Pequena Geocaminhada à superfície para interpretação de vários painéis de temática mineira e ambiental_
- Visita ao Centro de Interpretação Mineiro, onde é explicado quais eram os minerais que cá

Duração: 6.00 Horas

Preço: 5.00 €/participante

Idade Minima: 5 anos

Entidade Parceira: Museu do Côa - Centro Ciência Viva

Ponto de encontro: • Local de encontro na Estação do Fundão às 8h 10min Hora: 8h10

Coordenadas GPS: 40.1413493, -7.4963846

Localidade: Estação Fundão

Concelho: FUNDÃO

-- - Ação já em curso / terminada

02-09-2023 08:15 - Ação já em curso / terminada

3844. Visita à Estação de Tratamento de Água de Santa Águeda

Venha saber como funciona uma estação de tratamento de água (ETA) para consumo humano, e saiba por que etapas qual passa a água bruta antes de se tornar água potável. Conheça a importância desta atividade para as populações servidas e o seu impacto no ambiente. Saiba também porque é a água o bem alimentar mais controlado.
A ETA de Santa Águeda localiza-se na Póvoa de Rio de Moinhos e abastece os municípios de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão e parte do município do Fundão. Está dimensionada para tratar um caudal máximo de 2 200 m3/hora e serve atualmente uma população de mais de 63 000 habitantes.

Esta actividade decorre na área protegida Não

Itinerário: Na A23 sentido Castelo Branco-Guarda, saia na saída número 25 e na rotunda siga pela 5ª saída em direção à M1230, no sentido Póvoa de Rio de Moinhos. Passe o paredão da barragem e logo a seguir encontra a ETA do seu lado direto.

Duração: 1.30 Horas

Idade Minima: 9 anos

Entidade Parceira: EPAL/Águas do Vale do Tejo

Ponto de encontro: Entrada da ETA junto ao portão principal Hora: 10:00

Como chegar: Pode utilizar viatura própria, ou outro meio de transporte.

Coordenadas GPS: 39.967155122879, -7.4871824921874

Localidade: Póvoa de Rio de Moinhos

Concelho: CASTELO BRANCO

Mais informações: https://www.advt.pt/index.php/pt/

12-09-2023 10:00 - Ação já em curso / terminada

3843. Visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Castelo Branco

Sabe o que acontece à agua depois de ser utilizada? Venha conhecer o ciclo urbano da água e a tecnologia que lhe está associada para que seja devolvida à natureza sem comprometer o meio. A visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Castelo Branco permite conhecer todas as etapas do processo de tratamento de água residual e a sua devolução ao meio hídrico.
A ETAR de Castelo Branco está dimensionada para uma população de 96 000 hab. eq. (em tempo húmido) e tem uma capacidade de tratamento de cerca de 21 000 m3/dia. Tem uma central de cogeração onde é produzido biogás que depois é utilizado como energia, na própria instalação.

Esta actividade decorre na área protegida Não

Itinerário: A partir da A23 em direção a Castelo Branco, saia na saída número 22. Na rotunda saia na primeira saída em direção à N233. Na próxima rotunda saia na quarta saída, invertendo a marcha. A 1 quilómetro à sua direita encontra uma estrada de terra batida. Ando por cerca de 500 metros até chegar ao portão da ETAR.

Duração: 1.30 Horas

Idade Minima: 9 anos

Entidade Parceira: EPAL/Águas do Vale do Tejo

Ponto de encontro: Entrada da ETAR junto ao portão principal Hora: 10:00

Como chegar: Entrada da instalação junto ao portão principal.

Coordenadas GPS: 39.8279851, -7.5261308

Localidade: Castelo Branco

Concelho: CASTELO BRANCO

Actividade Acessivel
Considerando que se trata de uma visita a uma infraestrutura operacional, com órgãos/acessos desnivelados, pode haver limitações de acesso a indivíduos com mobilidade reduzida.
Mediante a possibilidade de exposição a agentes biológicos não se recomendam visitas por parte de indivíduos imunocomprometidos (com doenças ou terapêuticas que afetem o seu sistema imunitário, por exemplo, infeção por VIH/SIDA, tratamento prolongado com corticóides, doentes transplantados, hemodialisados, doentes em tratamento com citostáticos, entre outros).