A atividade “Da educação digital inclusiva à composição da cidadania digital nas escolas: conceitos, recursos e estratégias” é uma proposta assíncrona destinada a professores de diferentes níveis de ensino. O seu objetivo principal é disponibilizar, de forma organizada, um conjunto de recursos relacionados com educação digital inclusiva.
Os participantes terão acesso a materiais como vídeos curtos, textos orientadores, exemplos de práticas educativas e outras ferramentas digitais abertas. Estes recursos permitem ao professor explorar, ao seu próprio ritmo, temas como acessibilidade, equidade, ética digital, segurança online e desenvolvimento da cidadania digital em contexto educativo.
Duração: 168.00 Horas
Observações: Atividade totalmente online e assíncrona durante os dias 24 e 30 de novembro, acesso através do link: https://drive.google.com/drive/folders/14Bv42ZLckRutEPgkG-3R_BIWqI37Z8Hc Mais informações em andre.freitas@ulusofona.pt
A atividade integra-se no Projeto de Investigação Educação Digital Inclusiva: Atelier de práticas reflexivas em ética digital, financiado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento da Universidade Lusófona / Fundação para a Ciência e a Tecnologia (PE-CEIED-4/002/2024).
É também disponibilizado um canal de contacto direto com a equipa de investigação, caso o participante deseje esclarecer dúvidas ou acompanhar futuras iniciativas relacionadas com o projeto.
Instituição: Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento / Universidade Lusófona
Tipo de Evento: Outro
Formato: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 41.1430574, -8.6076974
Morada: Universidade Lusófona - Centro Universitário do Porto (R. de Augusto Rosa 24, 4000-098 Porto)
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://drive.google.com/drive/folders/14Bv42ZLckRutEPgkG-3R_BIWqI37Z8Hc
Data:
Conheçam os resultados do projeto ACT4WBeing "Tempos de mudança e mudança dos tempos: estudo das relações entre a autonomia curricular e o envolvimento e bem-estar dos professores". Este projeto analisou os efeitos de políticas educativas, implementadas em 2016, na profissionalidade docente em Portugal, partindo do contexto dos "projetos piloto" sobre autonomia e flexibilidade curricular iniciados nesse ano, e que culminaram nos Decretos-Lei n.º 54/2018 e 55/2018.
Participem no webinar final onde serão divulgados os principais resultados e contributos desta investigação, que inclui dados do questionário enviado a professores e trabalho empírico realizado em três escolas/agrupamentos de escola. Teremos ainda a intervenção dos consultores que acompanharam o projeto, seguida de um momento aberto de discussão, para que, em conjunto seja promovida uma reflexão sobre os desafios, aprendizagens e oportunidades para o futuro do ensino em Portugal.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Esta sessão é dinamizada exclusivamente online e é de acesso gratuito mediante inscrição prévia (https://www.act4wbeing.com).
Instituição: Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento / Universidade Lusófona
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Outro
Formato: Online
Máximo de Participantes por Sessão: 300
Coordenadas GPS: 38.7599994, -9.157773
Morada: Universidade Lusófona, Campo Grande, 376
1749-024 Lisboa, Portugal
Localidade: Online
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.act4wbeing.com
Data: