Refletir sobre os desafios que a apicultura enfrenta no contexto atual e conhecer soluções inovadoras e sustentáveis para a proteção das abelhas e da produção de mel.
As populações de abelhas têm vindo a diminuir em várias partes do mundo devido a fatores como pesticidas, alterações climáticas e doenças. Este fenómeno preocupa investigadores, agricultores e consumidores, pois afeta diretamente a biodiversidade e a segurança alimentar.
Nesta atividade, os alunos irão colocar-se no papel de jovens investigadores, discutindo questões como:
• Como podemos proteger as abelhas e apoiar os apicultores?
• Que papel pode ter a ciência (biotecnologia, monitorização digital, compostos naturais, etc.) na apicultura do futuro?
• Como equilibrar produção, sustentabilidade e conservação?
A dinâmica inclui também um quizz interativo sobre apicultura, para testar os conhecimentos e despertar o interesse sobre a relação entre ciência, agricultura e biodiversidade.
Atividade:
Breve introdução do investigador; quizz interativo; debate orientado em pequenos grupos; proposta de soluções inovadoras para a apicultura sustentável; partilha final das ideias e discussão com o público.
Duração: 1.00 Horas
Observações: NOTA: Atividade a desenvolver em sala de aula em escolas do distrito do Porto com flexibilidade de data e horário a combinar com a escola. O dia e horas definidas são meramente indicativas.
Atividade enquadrada no projeto BeSafeBeeHoney: https://www.besafebeehoney.eu/
Instituição: Centro Ciência Viva de Vila do Conde
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Workshop
Formato: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.3544189, -8.7341558
Morada: Av. Bernardino Machado, 96
Localidade: Vila do Conde
Concelho: VILA DO CONDE
Distrito: PORTO
Mais informações: https://viladoconde.cienciaviva.pt/
Data: