Saiba onde acontecem as ações

Atividades



À descoberta das narrativas

Nesta atividade convidamos a explorarem o mundo das narrativas através de atividades dinâmicas de exploração e criação de histórias digitais.

Duração: 1.00 Horas

Observações: Atividade dinamizada por Cristina Sylla e Andreia Couto e Rafael Faria

Instituição: Centro de Investigação em Estudos da Criança

Tipo de Evento: Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 22

Coordenadas GPS: 41.5510583, -8.4280045

Localidade: Universidade do Minho, Campus de Gualtar

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.ciec-um.com/

Data:

21-11-2024 14:00


A vida ao nível mícron

Será realizada uma recolha de imagens de microscopia ótica, nas aulas de Ciências da Natureza I, do 1.º Ano de Educação Básica, divulgando-se as mesmas como forma sensibilizar outros alunos e o público em geral para o conhecimento científico e a importância da vida microscópica.

Duração: 15.00 Horas

Observações: A atividade de recolha de fotografias ocorrerá nos dias 18 e 19. A exposição decorre de 20 a 22. Esta atividade será coordenada pela Professora Zélia Anastácio.

Instituição: Centro de Investigação em Estudos da Criança

Tipo de Evento: Exposições

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 75

Localidade: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.ciec-um.com/

Datas:

18-11-2024 10:00

19-11-2024 10:00

20-11-2024 10:00

21-11-2024 10:00

22-11-2024 10:00


Avaliação no ensino básico e secundário: práticas e conceções dos professores acerca da avaliação interna e externa nas escolas portuguesas

Partindo de alguns dos resultados preliminares do projeto “Avaliação no ensino básico e secundário: práticas e conceções dos professores acerca da avaliação interna e externa nas escolas portuguesas”, (CEECIND/03157/2018) abordaremos o trabalho de investigação realizado no contexto português ao longo de dez anos (2011- 2021) relativamente à avaliação das aprendizagens dos estudantes do ensino básico e secundário O principal objetivo desta revisão da literatura foi analisar os tópicos investigados acerca da avaliação das aprendizagens no contexto português e identificar as principais conclusões da investigação neste domínio. Este workshop explorará as práticas de avaliação das aprendizagens com base nos resultados preliminares do projeto "Avaliação no ensino básico e secundário". Apoiado nas principais conclusões da investigação sobre a avaliação interna e externa nas escolas portuguesas entre 2011 e 2021, o workshop também levantará questões sobre a aplicação dessas conclusões no contexto educativo atual. As questões propostas para a discussão incluem tópicos como o impacto das práticas de avaliação no processo de aprendizagem, os desafios que os professores enfrentam ao conciliar avaliações formativas e sumativas, e como podemos alinhar as estratégias de avaliação com os objetivos de aprendizagem para promover uma avaliação mais justa e significativa para os alunos. O objetivo é estimular uma reflexão crítica entre os participantes sobre como transformar a a

Duração: 3.00 Horas

Observações: Esta atividade destina-se a estudantes dos Mestrados em Ensino. Atividade dinamizada pela investigadora Diana Pereira.

Instituição: Centro de Investigação em Estudos da Criança

Tipo de Evento: Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 30

Coordenadas GPS: 41.5510583, -8.4280045

Localidade: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.ciec-um.com/

Data:

19-11-2024 17:00


Como promover o desenvolvimento da linguagem nas crianças

A investigação tem demonstrado consistentemente que as competências linguísticas das crianças são um dos principais preditores do sucesso académico. No entanto, a disrupção provocada pela pandemia de COVID-19 levou a perdas nas aprendizagens e a um elevado número de crianças com baixo desenvolvimento linguístico. Neste workshop serão exploradas estratégias baseadas na evidência que podem ajudar a promover o desenvolvimento da linguagem das crianças, fomentando o seu ulterior sucesso académico.

Duração: 3.00 Horas

Observações: Esta atividade destina-se a estudantes dos Mestrados em Ensino, Educação e/ou Psicologia. Atividade dinamizada pela investigadora Irene Cadime.

Instituição: Centro de Investigação em Estudos da Criança

Tipo de Evento: Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 25

Coordenadas GPS: 41.5510583, -8.4280045

Localidade: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.ciec-um.com/

Data:

19-11-2024 18:30


Equidade e diversidade na formação inicial de professores

Partindo do projeto "ED-TED: Equity and Diversity in Teacher Educator Professional Development" (2023-2026), (Ref. 023-1-DE01 KA220-HED-000152242), Erasmus+ programme) serão explorados aspetos fundamentais da formação inicial de professores com enfoque nas questões de equidade e diversidade.

Duração: 9.00 Horas

Observações: Esta atividade destina-se a estudantes dos Mestrados em Ensino. Atividade dinamizada pelas investigadoras Orlanda Tavares e Eva Fernandes.

Instituição: Centro de Investigação em Estudos da Criança

Tipo de Evento: Workshop

Presença: Presencial

Máximo de Participantes por Sessão: 125

Coordenadas GPS: 41.5510583, -8.4280045

Localidade: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga

Concelho: BRAGA

Distrito: BRAGA

Mais informações: https://www.ciec-um.com/

Datas:

18-11-2024 17:00

19-11-2024 14:00

19-11-2024 17:00