Partindo de alguns dos resultados preliminares do projeto “Avaliação no ensino básico e secundário: práticas e conceções dos professores acerca da avaliação interna e externa nas escolas portuguesas”, (CEECIND/03157/2018) abordaremos o trabalho de investigação realizado no contexto português ao longo de dez anos (2011- 2021) relativamente à avaliação das aprendizagens dos estudantes do ensino básico e secundário O principal objetivo desta revisão da literatura foi analisar os tópicos investigados acerca da avaliação das aprendizagens no contexto português e identificar as principais conclusões da investigação neste domínio. Este workshop explorará as práticas de avaliação das aprendizagens com base nos resultados preliminares do projeto "Avaliação no ensino básico e secundário". Apoiado nas principais conclusões da investigação sobre a avaliação interna e externa nas escolas portuguesas entre 2011 e 2021, o workshop também levantará questões sobre a aplicação dessas conclusões no contexto educativo atual. As questões propostas para a discussão incluem tópicos como o impacto das práticas de avaliação no processo de aprendizagem, os desafios que os professores enfrentam ao conciliar avaliações formativas e sumativas, e como podemos alinhar as estratégias de avaliação com os objetivos de aprendizagem para promover uma avaliação mais justa e significativa para os alunos. O objetivo é estimular uma reflexão crítica entre os participantes sobre como transformar a a
Duração: 3.00 Horas
Observações: Esta atividade destina-se a estudantes dos Mestrados em Ensino. Atividade dinamizada pela investigadora Diana Pereira.
Instituição: Centro de Investigação em Estudos da Criança
Tipo de Evento: Workshop
Presença: Presencial
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.5510583, -8.4280045
Localidade: Universidade do Minho, Campus de Gualtar, Braga
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://www.ciec-um.com/
Data: