No âmbito da realização das III Jornadas de Arqueologia de Vouzela-Lafões vai estar patente até inícios de dezembro no Museu Municipal de Vouzela uma exposição temporária sobre a arqueologia da região. A mesma aborda os resultados de dois projetos de investigação que tem vindo a ser desenvolvidos na região: MEGA Lafões - Megálitos, espaços, gentes e ambiente nas manifestações tumulares pré e proto-históricas de Lafões_ e o MONS- Etnoarqueologia das Montanhas da Beira Alta (Vouzela- Lafões). Para além do espólio funerários de um dos monumentos megalíticos escavados em Vouzela, é feita uma primeira mostra das entrevistas que o projeto MONS tem feito junto da população mais idosa de Vouzela com o objetivo de guardar as suas memórias e compreender a gestão dos territórios de serra.
Trata-se de uma exposição promovida pelo Município de Vouzela, o Instituto de Estudos Medievais – Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Algarve, com o apoio da empresa municipal Vouzelar.
Investigadora do IEM responsável pela atividade: Catarina Tente
Local: Museu Municipal de Vouzela, Praça Moraes de Carvalho, 3670-261 Vouzela
Entrada: Livre
Período: de 21 a 26 de novembro
Horário: de 21 a 24 de novembro das 09h30 – 13h e das 14h – 17h30, 25 e 26 de novembro das 14h às 17H
Duração: 34.00 Horas
Observações: Entrada: Livre
Período: de 21 a 26 de novembro
Horário: de 21 a 24 de novembro das 09h30 – 13h e das 14h – 17h30, 25 e 26 de novembro das 14h às 17H
Instituição: Instituto de Estudos Medievais
Tipo de Evento: Exposições
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Museu Municipal de Vouzela, Praça Moraes de Carvalho, 3670-261 Vouzela
Concelho: VOUZELA
Distrito: VISEU
Datas:
Seminário de Estudos Medievais: “Pesos e Medidas em Portugal” por António Manuel Félix Baptista Neves.
A História da Metrologia portuguesa pode caracterizar-se em três períodos desde a Idade Média até ao século XIX, onde ocorreu uma evolução dos pesos e medidas utilizados em Portugal.
Venha ouvir nesta comunicação sobre o processo evolutivo da metrologia que envolveu uma sistematização e uniformização e no entanto, manteve na nossa memória coletiva termos como o alqueire e a arroba.
Link para a sessão: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96377433545?pwd=RjBwMXZXODRhcUpJRGVOcS9ja0dDUT09
Coord. do Seminário de Estudos Medievais: Paulo Lopes, Gonçalo Melo da Silva, Diana Martins, Fabio Barberini, Tomás Cordero e João Luís Fontes
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Instituto de Estudos Medievais
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: online
Mais informações: https://iem.fcsh.unl.pt/section.aspx?kind=noticia&id=2543
Data:
O Seminário _Representações, imaginário e experiências Atlânticas. Séculos V-XVI_, organizado pelo investigador Kevin R. Wittmann, decorrerá no dia 24 de novembro às 9h00, no Colégio Almada Negreiros (Lisboa) na sala SD (piso 0).
O Oceano Atlântico tem tido uma importância indiscutível nos processos históricos da humanidade. Desde um ponto de vista natural, geográfico, cultural, histórico e mental, entre outros aspetos, este tem desempenhado um papel determinante nas relações entre sociedades e culturas ao longo do tempo. Embora esse rol tenha sido largamente discutido, a sua análise ainda apresenta grandes oportunidades de estudo desde diversas perspetivas.
Neste seminário será analisado, de uma forma transversal, o imaginário do Atlântico nos tempos anteriores ao seu conhecimento definitivo no século XVI. As imagens e descrições deste oceano serão refletidas de maneira abrangente e inter-relacionada, tomando como fonte visões provenientes da literatura de viagens à heráldica, passando pela cartografia e a história cultural.
Duração: 4.30 Horas
Instituição: Instituto de Estudos Medievais
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.732753418007, -9.1603444756774
Localidade: Campus de Campolide, Colégio Almada Negreiros, Lisboa, às 9h00, na sala SD (piso 0).
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://iem.fcsh.unl.pt/section.aspx?kind=noticia&id=2547
Data: