Assiste–se, cada vez mais, ao crescente debate em torno da importância da participação das comunidades enquanto agentes fundamentais para a identificação, valorização e preservação do Património Local. A Carta de Porto Santo (Maio, 2021) recomenda que se reforce, através do Património Cultural, «o sentido de pertença à comunidade e a coexistência pacífica entre comunidades distintas, através da responsabilização de todos pelos patrimónios de proximidade, enquanto _bem comum_ que importa não só conhecer e preservar, mas questionar, refletir, discutir, aprender a reinterpretar e recontextualizar». Para esta noção de responsabilidade partilhada, entre cidadãos e instituições, contribuem estratégias e programas de mediação cultural para identificação dos valores identitários, mnemónicos, histórico–artísticos e sociais do património local. O presente painel pretende apresentar investigações e projetos que abordam este campo de estudo e que se enquadram no âmbito do Doutoramento em Estudos do Património – História da Arte e do Mestrado em História da Arte, Património e Cultura Visual (FLUP). A presente oficina de investigação tem como objetivo último a partilha de conhecimento e a fomentação de debate.
Duração: 3.00 Horas
Observações: Investigadores responsáveis: Carla Sequeira & Joana Lencart (citcem@letras.up.pt)
Instituição: Universidade do Porto
Tipo de Evento: Debate
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 41.1508443, -8.6320676697619
Localidade: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://citcem.org/esta-disponivel-o-programa-anual-das-oficinas-de-investigacao-citcem-23-24/
Data:
No âmbito da realização das III Jornadas de Arqueologia de Vouzela-Lafões vai estar patente até inícios de dezembro no Museu Municipal de Vouzela uma exposição temporária sobre a arqueologia da região. A mesma aborda os resultados de dois projetos de investigação que tem vindo a ser desenvolvidos na região: MEGA Lafões - Megálitos, espaços, gentes e ambiente nas manifestações tumulares pré e proto-históricas de Lafões_ e o MONS- Etnoarqueologia das Montanhas da Beira Alta (Vouzela- Lafões). Para além do espólio funerários de um dos monumentos megalíticos escavados em Vouzela, é feita uma primeira mostra das entrevistas que o projeto MONS tem feito junto da população mais idosa de Vouzela com o objetivo de guardar as suas memórias e compreender a gestão dos territórios de serra.
Trata-se de uma exposição promovida pelo Município de Vouzela, o Instituto de Estudos Medievais – Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Algarve, com o apoio da empresa municipal Vouzelar.
Investigadora do IEM responsável pela atividade: Catarina Tente
Local: Museu Municipal de Vouzela, Praça Moraes de Carvalho, 3670-261 Vouzela
Entrada: Livre
Período: de 21 a 26 de novembro
Horário: de 21 a 24 de novembro das 09h30 – 13h e das 14h – 17h30, 25 e 26 de novembro das 14h às 17H
Duração: 34.00 Horas
Observações: Entrada: Livre
Período: de 21 a 26 de novembro
Horário: de 21 a 24 de novembro das 09h30 – 13h e das 14h – 17h30, 25 e 26 de novembro das 14h às 17H
Instituição: Instituto de Estudos Medievais
Tipo de Evento: Exposições
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Museu Municipal de Vouzela, Praça Moraes de Carvalho, 3670-261 Vouzela
Concelho: VOUZELA
Distrito: VISEU
Datas:
Equipa de investigadores do projeto OLIVE4ALL coordena Rede Nacional de eventos comemorativos do Dia Mundial da Oliveira
Desde 2020 que se celebra o “Dia Mundial da Oliveira e os valores da paz, da sabedoria e da esperança encarnados por esta árvore emblemática” a 26 de Novembro. Junte-se à equipa OLIVE4ALL nesta celebração!
Em Vila Nova de Foz Côa, os interessados podem optar entre os seguintes locais e programas:
- 25.11.23- 21h-Cineteatro Municipal de Vila Nova de Foz Côa: peça “Um Fantasma Chamado Isabel”, Grupo de Teatro da Santa Casa da Misericórdia de Vagos.
- 26.11.23-15h- Terminal Rodoviário de Foz Côa: Prova de degustação de azeites, comentada por Marisa Ribeiro, Responsável de Qualidade da CARM.
- 26.11.23-16h15- Museu do Côa: Showcooking: Apresentação de projeto embrionário de produtos de higiene e cosmética à base de azeite “Dona Camira”, de Catarina Miranda.
- Exposição Côa Douro: Para uma memória futura, Galeria de Artes do Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, de 3 de outubro a 31 de dezembro. Esta exposição resulta da colaboração entre a Fundação Côa Parque e o Museu do Douro num projeto de recolha fotográfica com enfoque na paisagem e património dos territórios património mundial da Região Demarcada do Douro, Douro e Vale do Côa.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Museu do Côa - Centro de Ciência Viva
Tipo de Evento: Café de Ciência, Debate, Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 41.084527108763, -7.1356199921874
Localidade: Vila Nova de Foz Côa
Concelho: VILA NOVA DE FOZ CÔA
Distrito: GUARDA
Mais informações: https://vozdocampo.pt/online/2023/11/11/comemoracoes-do-dia-mundial-da-oliveira-26-novembro-de-2023/
Datas:
Atividade Interativa na forma de Quizz com recurso a aplicação móvel, composta por perguntas que abrangem diversas disciplinas e áreas científicas, seguida de espetáculo de Standup Comedy subordinado ao tema, com a participação do humorista Carlos Vidal.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Universidade da Beira Interior
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Coordenadas GPS: 40.281621232411, -7.4885557832031
Localidade: Auditório das Sessões Solenes da UBI - Covilhã
Concelho: COVILHÃ
Distrito: CASTELO BRANCO
Data:
Os utentes do aTOPlab - Laboratório de Tecnologia de Apoio e Desempenho Ocupacional, irão experienciar um conjunto de atividades de estimulação motora e cognitiva.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Instituto Politécnico de Leiria
Tipo de Evento: Outro
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 8
Localidade: Leiria
Concelho: LEIRIA
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://citechcare.ipleiria.pt
Data:
Os primeiros dois anos de vida são determinantes para a programação metabólica da criança e para a sua futura composição corporal. Sabemos que os hábitos alimentares adquiridos nesta fase da vida têm impacto no desenvolvimento motor e cognitivo da criança, sendo extremamente importante conhecer as recomendações e desmistificar práticas atuais da diversificação alimentar. Esta sessão tem como objetivo dar a conhecer as recomendações mais atuais relativamente à alimentação complementar e debater práticas e dúvidas comuns.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Instituto Politécnico de Leiria
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 39.74392875, -8.7922835880408
Localidade: Leiria
Concelho: LEIRIA
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://citechcare.ipleiria.pt
Data:
Através de um debate com estudantes dos vários ciclos de estudos do ensino superior, na área das ciências sociais e humanas, procuramos discutir com alunos do 11º e do 12.º ano como se pode aprender participando em projectos de investigação. Os alunos que participam no debate e uma investigadora na fase de estudos de pós-doutoramento, darão testemunho como chegaram às suas disciplinas e como a participação em projectos do CHAM-Centro de Humanidades foi importante para conhecerem o lado prático da ciência e definirem o seu percurso académico.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: CHAM - Centro de Humanidades (NOVA FCSH/UAc)
Tipo de Evento: Debate
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.732761787281, -9.1603337468414
Localidade: Colégio Almada Negreiros (CAN)
Universidade NOVA de Lisboa — Campus de Campolide
3.º piso – Sala 330
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://cham.fcsh.unl.pt/contactos.php
Data:
Os anuários académicos promovem a transferência de conhecimento e a reflexão crítica sobre os assuntos abordados, através da divulgação dos trabalhos produzidos nas instituições de ensino superior. Neste sentido, o GII - Gabinete de Investigação e Inovação do IPPortalegre disponibiliza, a toda a comunidade académica, este canal de disseminação do conhecimento. Assista a esta sessão online para conhecer o Anuário Académico de IPPortalegre de 2023.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Responsável: GII - Gabinete de Investigação e Inovação do IPPortalegre (gii@ipportalegre.pt)
Instituição: Politécnico de Portalegre
Tipo de Evento: Outro
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: Instituto Politécnico de Portalegre
Concelho: PORTALEGRE
Distrito: PORTALEGRE
Data:
Sessão de apresentação do Centro de Interpretação, História e Memória em Serviço Social do CLISSIS Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e intervenção Social. Desde 2015, o CLISSIS tem desenvolvido o projeto PAPESS - Para uma Anamnese das Primeiras Escolas de Serviço Social, que se centrou na recolha e organização de um vasto património procedente do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa, desde o ano de 1935, ao qual se juntaram posteriormente outros espólios e coleções com dados e informação relevante para o Serviço Social em Portugal. Como resultado deste projeto, o CLISSIS apresenta agora o CIHMESS, com o sentido de pôr à disposição da comunidade científica e profissional do Serviço Social, este relevante património que constitui uma base de dados única para o Serviço Social português e internacional.
Este evento será dirigido a docentes, estudantes, investigadores e outros profissionais ligados ao Serviço Social.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 120
Coordenadas GPS: 38.651198568022, -9.0966795624999
Localidade: Universidade Lusíada
Rua da Junqueira, 188-198
Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Data:
No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2023, o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa promove, juntamente com a Licenciatura em Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, _Arqueologia... na sala de aula_.
Duas aulas, abertas a todos os interessados, no dia 20 de Novembro (segunda-feira):
*11h00-12h30 - Sala C232
Génese e Consolidação do Pensamento Arqueológico
Prof. Mariana Diniz
*12h30-14h00 - Sala C134B
Introdução ao Desenho Arqueológico
Prof. Catarina Viegas
A Entrada é Livre
Duração: 3.00 Horas
Instituição: UNIARQ. Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Outro
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 38.753636510581, -9.1576948145916
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.uniarq.net/
Data:
Conferência intitulada _As pedras de Mateus_, proferida pelo Doutor David Martín Freire-Lista da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), departamento de Geología em colaboração com a Fundação Casa Mateus (FCM). Esta conferência proferida pelo Doutor David Martín Freire-Lista insere-se numa actividade denominada Investigadores na Casa de Mateus da FCM.
A conferência proferida pelo Doutor David Martín Freire-Lista fornecerá informação sobre canteiros, pedreiras, técnicas e fases construtivas de monumentos feitos com granito. O autor apresentará um corpus científico baseado no granito da eurorregião Galiza-Norte de Portugal, concretamente no Vilarealense. Serão mostrados casos de estudo sobre o seu uso e deterioração, além de rotas geoturísticas baseadas no granito da capital transmontana.
Duração: 3.00 Horas
Observações: A conferência _As Pedras de Mateus_ insere-se no ciclo da Fundação Casa Mateus intitulado: INVESTIGADORES NA CASA DE MATEUS, que terá lugar no Palácio de Mateus, Vila Real, no sábado, 25 de novembro de 2023, e terá início às 15h00.
As inscrições serão feitas no site da Fundação Casa de Mateus. https://www.casademateus.pt/
Instituição: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 29
Coordenadas GPS: 41.3006433, -7.7123375
Localidade: Palacio de Mateus, Vila Real, 15 h.
Concelho: VILA REAL
Distrito: VILA REAL
Mais informações: https://www.casademateus.pt/evento-e-programa/evento-investigadores-na-casa-de-mateus/
Data:
No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2023
Aula Aberta
_La Arqueología de la Producción Textil Hispana: Pasado, Presente y Futuro
por Leyre Morgado-Roncal
22 de Novembro | 12h30
Sala C136A (FLUL)
Entrada Livre
Duração: 1.30 Horas
Instituição: UNIARQ. Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 38.7538428, -9.1582663047538
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.uniarq.net/
Data:
Os Café Ciência-CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa) visam promover a partilha e divulgação de resultados científicos entre Investigadores/as.
Esta edição do Café Ciência-CSG incidirá sobre as contribuições de Claudia Goldin, Investigadora laureada com o Prémio Nobel da Economia em 2023, e será realizada em colaboração com o Departamento de Economia do ISEG - Lisbon School of Economics & Management, da Universidade de Lisboa.
Este Café Ciência-CSG decorrerá entre as 15h00 e as 16h30, no Anfiteatro Novo Banco do ISEG (Edifício Quelhas, 4º piso). A entrada é livre.
Sendo uma Sessão aberta, o número de participantes indicado abaixo é uma estimativa.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: CSG - Investigação em Ciências Sociais e Gestão (ISEG, Universidade de Lisboa)
Tipo de Evento: Café de Ciência
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://csg.rc.iseg.ulisboa.pt/pt/
Data:
Bem-vindos ao “Bate Papo, Café e Ciência na ESEC!” A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) convida toda a comunidade a participar num evento inovador que promete despertar a curiosidade científica de uma maneira ímpar. No próximo dia 22 de novembro, os nossos docentes e investigadores abrirão as portas para mostrar os seus estudos recentes, oferecendo a todos a oportunidade de compartilhar e explorar o seu trabalho de investigação. Acomode-se nos nossos sofás, desfrute de um café aconchegante e prepare-se para uma tarde enriquecedora de conversas informais, conexões interdisciplinares e, claro, muita ciência.
Duração: 7.00 Horas
Observações: Esta atividade decorrerá na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (ESEC/IPC), sendo organizada e dinamizada pelo Professor Ricardo Gomes (ESEC/IPC) e o Investigador Guilherme Furtado (i2A/IPC).
Após as apresentações, os participantes serão encorajados a aproximar dos docentes para continuar a conversa, esclarecer dúvidas e estabelecer conexões. Afinal, a ciência é uma jornada colaborativa, afinal, no “Bate Papo, Café e Ciência na ESEC!” todos são bem-vindos a fazer parte dela. Ao término do evento, os resumos das investigações poderão ser partilhados online, garantindo que a jornada de descoberta continue mesmo depois de termos recolhido as “xícaras vazias” e nos despedido dos sofás aconchegantes e da conversa com os nosso investigadores.
Instituição: Instituto de Investigação Aplicada do Instituto Politécnico de Coimbra (i2A/IPC)
Tipo de Evento: Café de Ciência
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 300
Coordenadas GPS: 40.20550085, -8.4052679456642
Localidade: Escola Superior de Educação de Coimbra, Morada: Rua Dom João III – Solum, 3030-329 Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Data:
Os Café com Ciência são eventos do Centro Ciência Viva de Braga que juntam os melhores especialistas e investigadores de diversas áreas, num ambiente de discussão informal. Neste Café com Ciência, no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia contamos com a presença da Professor José Brilha que é Professor Associado com Agregação da Escola de Ciências da Universidade do Minho e atualmente é Diretor do Centro de Ciências da Terra e Vice-Presidente da Escola de Ciências. Foi Diretor do Curso de Mestrado em Património Geológico e Geoconservação (2005-2014) e Pesquisador Visitante Especial do Programa Ciência sem Fronteiras na Universidade de São Paulo (2012-2015). É Presidente da ProGEO (European Association for the Conservation of the Geological Heritage), membro do Geoheritage Specialist Group da WCPA/IUCN, do Advisory Board of the Geoheritage Institute of Middle East e é avaliador de Geoparques Mundiais da UNESCO. Foi membro do IUGS Geoheritage Task Group, do Comité Nacional para as Geociências da UNESCO-IGCP e do Fórum Português de Geoparques. Foi editor da revista internacional Geoheritage (Springer). Dedica-se, atualmente, a desenvolver trabalhos, de investigação fundamental e aplicada, na área da geoconservação e geoparques.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva de Braga
Tipo de Evento: Café de Ciência
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 41.564918029324, -8.3936940373687
Localidade: Gualtar
Concelho: BRAGA
Distrito: BRAGA
Mais informações: https://www.casacienciabraga.org/
Data:
A atividade pretende dar a conhecer os processos inovadores em desenvolvimento no nosso laboratório em cooperação com indústrias da fileira do calçado. Tal incluiu técnicas de tingimento de couro com corantes e mordentes naturais e poliuretanos de base biológica para solas e adesivos mais ecológicos (por exemplo, dispersões e pré-polímeros de poliuretano).
Responsável pela Atividade: Tatiana La Banca Schreiner, Jocyla Manhique, Gabilton Adão, Andre Zanella, (Prof. Filomena Barreiro)
Para se inscrever, utilize o formulário:
https://forms.gle/1bYpyeQ9wUEWDURW7
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIMO - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Laboratório CIMO - ESTIG, Campus de Santa Apolónia • 5300-253 Bragança • Portugal
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.cimo.ipb.pt/
Datas:
O CIICESI, Centro de Investigação da ESTG, promove um Workshop no qual se irão abordar questões relacionadas com os principais formatos e objetivos da publicação científica, bem como algumas regras de elaboração e submissão dos trabalhos científicos. Adicionalmente, serão exploradas técnicas de apresentação e de comunicação de trabalhos científicos em diferentes contextos.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Inscrição obrigatória, consultar mais aqui informação em: https://www.estg.ipp.pt/noticias/ciicesi-workshop-comunicacao-de-trabalhos-cientificos-e-tecnicas-de-apresentacao-7
Instituição: Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico do Porto
Tipo de Evento: Workshop
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Escola Superior de Tecnologia e Gestão
Rua do Curral, Casa do Curral, Margaride
4610-156 Felgueiras
Concelho: FELGUEIRAS
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.estg.ipp.pt/noticias/ciicesi-workshop-comunicacao-de-trabalhos-cientificos-e-tecnicas-de-apresentacao-7
Data:
O IPB está a construir uma réplica de cockpit A320 em que é possível pilotar um avião da família Airbus A320.
Nesta atividade são descritos os princípios básicos da física do voo dos aviões, ou sejas as forças que atuam na fuselagem e o seu controlo, de forma a que o avião não caia e possa ser efetuado um voo controlado.
No final poderás testar os teus dotes de piloto e tentar aterrar o avião num aeroporto à tua escolha!
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI) - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Datas:
A Conferência “Economia e Gestão da Saúde” irá decorrer no dia 24 de novembro, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), com organização do CINTESIS.
Subordinada aos temas os “Novos Desafios e os Novos Modelos de Capacitação / Inovação e PRR”, esta Conferência irá contar com especialistas nacionais e internacionais de diferentes áreas e setores de atividade.
Duração: 8.00 Horas
Instituição: CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 300
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://cintesis.eu/event/conferencia-economia-e-gestao-da-saude-agendada-para-24-de-novembro-na-fmup/
Data:
DNA fingerprinting, marcadores genéticos em ciências forenses? Vamos usar o Kit Biogénius para descobrir o criminoso e excluir um potencial suspeito. Nesta atividade laboratórial, orientada pelo Professor e Investigador José Matos do INIAV - Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. (INIAV,I.P.), dão-se a conhecer práticas pedagógicas no sentido de aumentar a literacia científica e tecnológica. CSI - Descobre o Criminoso é o ponto de partida para outras atividades como _O DNA parte-se?_ ou até mesmo a _Conformação de Plasmídeos_.
Duração: 120.00 Horas
Instituição: Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Workshop
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 38.6963332, -9.3256801
Localidade: Oeiras
Concelho: OEIRAS
Distrito: LISBOA
Mais informações: http://esqm.pt/
Data:
Como podem os cidadãos e cientistas contribuir para a cultura científica? Porque é que é importante cultivar o gosto pela ciência? A promoção da cultura científica é importante para o avanço da sociedade – comunidades mais bem informadas estão mais preparadas para tomadas de decisão que envolvam questões científicas e tecnológicas. Questões essas que fazem parte do nosso dia-a-dia, desde a nossa saúde ao nosso ambiente. Neste evento apresentaremos diferentes projectos de promoção de ciência e o seu impacto no cimentar da cultura científica na sociedade.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Mais informação no link: https://www.ls4future.pt/events-training/
Instituição: Laboratório Associado LS4FUTURE
Tipo de Evento: Café de Ciência, Conferência | Colóquio | Palestra, Debate
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 200
Localidade: Online - Zoom
Mais informações: https://www.ls4future.pt/events-training/
Data:
Cada vez mais as máquinas olham para nós no dia-a-dia, captam a matrícula do nosso carro ao entrar na autoestrada, a nossa cara nas ruas, etc. Nesta área tecnológica há ainda muito caminho para percorrer. Assim os aparelhos de reconhecimento automático não devem ser entendidos apenas como objectos que permitem fiscalizar ou policiar. A história do reconhecimento óptico começou há um século pelas letras. Neste campo, a tecnologia progrediu imenso. No debate procuraremos abordar as seguintes questões: o que nos oferece a Inteligência Artificial? como é que a podemos utilizar? e para que fins?
Duração: 1.00 Horas
Instituição: CHAM - Centro de Humanidades (NOVA FCSH/UAc)
Tipo de Evento: Debate
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Colégio Almada Negreiros (CAN)
Universidade NOVA de Lisboa — Campus de Campolide
3.º piso – Sala 330
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://cham.fcsh.unl
Data:
No grupo sanguíneo ABO os antigénios (Ag) presentes nos eritrócitos podem ser Ag A ou Ag B. Desta forma, os eritrócitos que apresentam o Ag A pertencem ao grupo A e aqueles que apresentam o Ag B pertencem ao grupo B. Os eritrócitos que apresentam os dois Ag pertencem ao grupo AB e aqueles que não apresentam nenhum Ag pertencem ao grupo O. Assim, o sangue humano pode ser classificado num dos 4 grupos A, B, AB e O. No grupo sanguineo Rh os eritrócitos são classificados como Rh positivos quanto apresentam Ag D na membrana celular e como Rh negativos quanto não apresentam Ag D na membrana celular. Na população branca, cerca de 85% das pessoas possuem o factor Rh nos eritrócitos, sendo por isso chamados de Rh+ (Rh positivos). Os 15% restantes que não o possuem são chamados de Rh- (Rh negativos).
Responsável pela Atividade: António José Nogueira.
Para se inscrever, utilize o formulário: https://forms.gle/1bYpyeQ9wUEWDURW7
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIMO - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Laboratório Cave-Escola Superior de Saúde de Bragança, Campus de Santa Apolónia • 5300-253 Bragança • Portugal
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.cimo.ipb.pt/
Datas:
No dia 24 de novembro, o Centro Ciência Viva de Tavira junta-se às celebrações do dia nacional da Cultura Científica possibilitando aos seus visitantes entrada gratuita e a dinamização de atividades Dòing.
Duração: 8.00 Horas
Instituição: Centro Ciência Viva de Tavira
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 37.129033211995, -7.6460121812133
Localidade: Tavira
Concelho: TAVIRA
Distrito: FARO
Mais informações: https://tavira.cienciaviva.pt/
Data:
No Dia Aberto MARE, o MARE-Politécnico de Leiria, abre as portas do seu edifício de investigação – CETEMARES – aos visitantes. Ao longo de todo o dia os investigadores irão, através de várias atividades interativas desvendar alguns dos segredos do mundo marinho. O evento destina-se a alunos do 2º e 3º ciclos de escolaridade e da Universidade Sénior de Peniche.
Duração: 2.30 Horas
Observações: É necessária inscrição prévia por parte do professor responsável pela turma.
Entrada gratuita.
Instituição: Instituto Politécnico de Leiria
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: Av. do Porto de Pesca 30, 2520-630 Peniche
Concelho: PENICHE
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://mare.ipleiria.pt/
Datas:
O Dia da Criminologia da FDUP é celebrado anualmente e este ano terá as suas portas abertas a um público mais alargado e variado. O programa da atividade propõe o contacto com o _Criminologia em 30 minutos_, uma atividade desenvolvida pela Assoc. de Estudantes da FDUP que pretende explicar o que é a Criminologa aos públicos mais jovens. Além do mais, haverá uma exposição de posters científicos desenvolvidos pelo/as investigadore/as mais jovens, incluindo estudantes de licenciatura e mestrado e apresentados no IJUP - Investigação Jovem da Universidade do Porto. O programa prevê ainda uma mesa redonda sobre a criminalidade económica e financeira em Portugal, com a presença de jornalistas, profissionais da justiça e responsáveis pela prevenção de crimes económicos, bem como de investigadores da Escola de Criminologia da FDUP. Finalmente, a 29ª conferência CJS irá apresentar o estudo InJusticeWAR, financiado pela FCT e que analisa os processos-crime movidos contra militares portugueses nos antigos territórios coloniais.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Investigador Responsável: Pedro Sousa (pasousa@direito.up.pt)
Instituição: Universidade do Porto
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra, Debate, Exposições, Outro, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 60
Coordenadas GPS: 41.152331938576, -8.6162959279327
Localidade: Faculdade de Direito da Universidade do Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://www.up.pt/fdup/pt/
Data:
A eletrofiação permite a produção de nano/microfibras contínuas (5-500 nm) aplicando uma diferença de campo elétrico entre uma solução polimérica e um coletor onde são formadas as estruturas 3D. Vamos praticar e produzir estas estruturas complexas de _teias de aranha_ com potencial para aplicação na saúde (biomedicina, cosmética e indústria alimentar) utilizando um equipamento de eletrofiação construído no CIMO-IPB (projeto NatSpinningTech).
Responsável pela Atividade: Giovana Cenci, Larissa Correa (Dr. Arantzazu Santamaria-Echart).
Para se inscrever, utilize o formulário https://forms.gle/1bYpyeQ9wUEWDURW7
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIMO - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Laboratório CIMO - ESTIG. Campus de Santa Apolónia • 5300-253 Bragança • Portugal
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.cimo.ipb.pt/
Datas:
Encontro Científico Final do projeto no dia 24 de novembro no Museu do Côa.
O Projeto CôaMedPlants coordenado por Célia Cabral, professora e investigadora do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (iCBR-FMUC) visa a preservação e valorização do património cultural relacionado com as práticas com plantas medicinais do Vale do Côa e a validação científica das propriedades destas plantas, com o objetivo de perceber o seu potencial impacto na doença do fígado gordo não-alcoólico (NAFLD), patologia associada a uma alimentação e estilos de vida não saudáveis e que pode culminar em cirrose e cancro do fígado. Foram entidades parceiras neste processo, a Fundação do Vale do Côa, o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade de Aveiro.
O CôaMedPlants pretendeu associar a medicina tradicional às necessidades da medicina contemporânea, abrindo caminhos para estratégias inovadoras de investigação, apostando numa forte componente de comunicação de ciência aos cidadãos, visando atrair mais visitantes ao Vale do Côa, através da promoção de novas atividades e percursos pedestres.
O evento decorrerá ao longo do dia (posteriormente, será enviado o programa definitivo) e no final da sessão das 12h-12h30 de Inauguração da exposição: CôaMedPlants: doze plantas medicinais emblemáticas do Vale do Côa, a equipa do CôaMedPlants gostariam de oferecer um conjunto de reproduções dos 12 painéis em formato A3 aos Agrupamentos de Escolas da região.
Duração: 6.00 Horas
Observações: PROGRAMA (ver ficheiro anexo)
9h30-10h10 Sessão de abertura
10h55-11h15 Coffee break
11h15-12h00 Mesa Redonda:
Sinergias entre os Projetos financiados pela FCT em 2019 para a promoção da região do Vale do Côa
12h00-13h00 Inauguração da exposição e entrega de réplicas a escolas da região:
CôaMedPlants: doze plantas medicinais emblemáticas do Vale do Côa
13h00-14h30 Lunch break
14h30-15h30 Inauguração dos painéis interpretativos do percurso pedestre nos passadiços do Vale do Côa:
CôaMedPlants: uma viagem pelo conhecimento e valorização do património vegetal do Vale do Côa
15h30-16h30 Apresentação do livro:
Guia da Flora do Vale do Côa
16h30-17h30 Mesa Redonda:
Valorização do Património Natural e Cultural para o desenvolvimento do Vale do Côa
17h30-18h Sessão de encerramento
Instituição: Museu do Côa - Centro de Ciência Viva
Tipo de Evento: Café de Ciência, Conferência | Colóquio | Palestra, Debate, Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 29
Localidade: Vila Nova de Foz Côa
Concelho: VILA NOVA DE FOZ CÔA
Distrito: GUARDA
Mais informações: https://vozdocampo.pt/online/2023/11/11/comemoracoes-do-dia-mundial-da-oliveira-26-novembro-de-2023/
Data:
Sessão de apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos investigadores da UBI, no âmbito dos CEEC individual e institucional, integrada no conjunto de palestras diversas a decorrer durante a semana com a apresentação de projetos de investigação, modelos e protótipos desenvolvidos no âmbito das unidades de investigação da UBI, financiados no contexto de agências financiadoras nacionais e internacionais.
Duração: 2.30 Horas
Instituição: Universidade da Beira Interior
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 40.276120843921, -7.5026320161132
Localidade: Auditório da Biblioteca Central da UBI - Covilhã
Concelho: COVILHÃ
Distrito: CASTELO BRANCO
Data:
Sessão de apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos investigadores da UBI, no âmbito da Co-Promoção e Agendas Mobilizadoras PRR, integrada no conjunto de palestras diversas a decorrer durante a semana com a apresentação de projetos de investigação, modelos e protótipos desenvolvidos no âmbito das unidades de investigação da UBI, financiados no contexto de agências financiadoras nacionais e internacionais.
Duração: 2.30 Horas
Instituição: Universidade da Beira Interior
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 40.277430500816, -7.4899290742187
Localidade: Auditório do Museu dos Lanifícios - Covilhã
Concelho: COVILHÃ
Distrito: CASTELO BRANCO
Data:
Sessão de apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos investigadores da UBI, no âmbito dos Programas Horizonte Europa e Erasmus, integrada no conjunto de palestras diversas a decorrer durante a semana com a apresentação de projetos de investigação, modelos e protótipos desenvolvidos no âmbito das unidades de investigação da UBI, financiados no contexto de agências financiadoras nacionais e internacionais.
Duração: 2.30 Horas
Instituição: Universidade da Beira Interior
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 40.279002055604, -7.5022886933593
Localidade: Auditório da Biblioteca Central da UBI - Covilhã
Concelho: COVILHÃ
Distrito: CASTELO BRANCO
Data:
Sessão de apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos investigadores da UBI, no âmbito dos financiamentos FCT, integrada no conjunto de palestras diversas a decorrer durante a semana com a apresentação de projetos de investigação, modelos e protótipos desenvolvidos no âmbito das unidades de investigação da UBI, financiados no contexto de agências financiadoras nacionais e internacionais.
Duração: 2.30 Horas
Instituição: Universidade da Beira Interior
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 40.272191721041, -7.4981688203124
Localidade: Auditório da Biblioteca Central da UBI - Covilhã
Concelho: COVILHÃ
Distrito: CASTELO BRANCO
Data:
Sessão de apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos investigadores da UBI, no âmbito do Programa Promove, integrada no conjunto de palestras diversas a decorrer durante a semana com a apresentação de projetos de investigação, modelos e protótipos desenvolvidos no âmbito das unidades de investigação da UBI, financiados no contexto de agências financiadoras nacionais e internacionais.
Duração: 2.30 Horas
Instituição: Universidade da Beira Interior
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 40.278478208067, -7.4913023652343
Localidade: Auditório da Biblioteca Central da UBI - Covilhã
Concelho: COVILHÃ
Distrito: CASTELO BRANCO
Data:
O encapsulamento de produtos funcionais desempenha um papel crucial na eficácia dos produtos cosméticos. Essa abordagem envolve a proteção dos princípios ativos em estruturas micro ou nanométricas, como emulsões, lipossomas, hidrogéis e microcápsulas, garantindo a sua estabilidade e libertação controlada na pele. Nesta atividade, serão demonstradas estratégias de encapsulamento utilizando ingredientes e formulações naturais.
Responsável pela Atividade: Giovana Colucci e Paula Plasencia (Prof. Filomena Barreiro)
Para se inscrever, utilize o formulário: https://forms.gle/1bYpyeQ9wUEWDURW7
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIMO - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Campus de Santa Apolónia • 5300-253 Bragança • Portugal
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.cimo.ipb.pt/
Datas:
O projeto EureKit – Jogos Matemáticos tem como objetivo divulgar a Matemática de uma forma lúdica e atrativa.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI) - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: eurekit.ipb.pt
Data:
- 23 NOVEMBRO 2023 | SEMINÁRIO “Promover a Transferência de Tecnologia nos Setores Agroflorestal e Agroalimentar do Alentejo_.
Neste seminário pretende-se apresentar o contexto atual dos setores e cadeias agroalimentares e agroflorestais da região do Alentejo, bem como o trabalho que o CEBAL tem desenvolvido, com ações de transferência de tecnologia e conhecimento nestas áreas. No final decorrerá uma mesa redonda para identificação e discussão de boas e más práticas e para a qual contaremos com a presença de diferentes entidades/empresas.
Duração: 2.30 Horas
Instituição: CEBAL- Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Coordenadas GPS: 38.0154479, -7.8650368
Localidade: Beja
Concelho: BEJA
Distrito: BEJA
Mais informações: https://www.facebook.com/cebal.pt/posts/pfbid0y3EWYNTC4udQftTPdLAshpDstdr8Fc2U2b7TTPVTvD744nDKRTcrL2qV2prXQGZ3l
Data:
O Exoplanetário Arduino é um demonstrador do princípio de deteção de exoplanetas pelo método de trânsito. Nesta atividade, pretende-se incentivar os participantes a replicarem o sistema, fornecendo-lhes os detalhes de construção, funcionamento e programação em Arduino. Este demonstrador foi concebido e construído no âmbito do projeto GeoPlaNet Erasmus+ Strategic Partnership.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Organização Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Investigadores responsáveis Manuel A. Salgueiro da Silva (massilva@fc.up.pt) e Teresa M. Seixas (tmseixas@fc.up.pt)
Instituição: Universidade do Porto
Tipo de Evento: Café de Ciência, Outro, Passeios Científicos, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 20
Coordenadas GPS: 41.152125938724, -8.6372547091751
Localidade: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://doi.org/10.24840/95da-gr58-2023
Datas:
Cientes da importância de tornarmos o conhecimento científico
produzido útil, acessível e significativo para o cidadão comum, o Festival Social da Ciência versão 3.0, a ser conduzido pelas/os investigadoras/es da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra lançará luz ao tema da “Ciência Cidadã para promoção da literacia em saúde sobre estilos de vida”.
Esta atividade tem como objetivos: i) integrar a Ciência Cidadã como abordagem inovadora para promover a Literacia em saúde e capacitar a população, neste caso os idosos, na tomada de decisão informada sobre sua saúde e bem-estar, ii) promover a ciência que se faz em Portugal, dando a conhecer os nossos investigadores, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento_ e iii) consciencializar os cidadãos sobre a importância do seu papel na construção da ciência e, desta forma, reduzir o distanciamento entre investigadores e cidadãos com o intuito de suscitar um maior Envolvimento do cidadão nos processos de investigação da UICISA: E.
Acreditamos que a Ciência Cidadã surge como uma abordagem fundamental para aproximar os cidadãos dos processos científicos, proporcionando uma melhor compreensão para a tomada de decisão e aumentando a confiança no desenvolvimento científico. A atividade também estimula reflexões sobre o papel essencial que a ciência desempenha em nossas vidas, destacando a relevância do envolvimento dos cidadãos em atividades científicas.
Duração: 3.00 Horas
Instituição: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Tipo de Evento: Outro
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 40.2111931, -8.4294632
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Data:
A câmara clara, ou camera lucida como também é conhecida, é um instrumento auxiliar do desenho muito importante para a fotografia e para a Física Ótica. Este instrumento permite ao utilizador a observação em simultâneo do objeto a desenhar e a superfície de desenho, como um decalque. Através da observação pela câmara clara, o desenhador pode simplesmente documentar os pontos chave da escultura ou imagem a reproduzir, ou decalcar todas as linhas de força da forma ou da composição.
Nesta oficina, pretende-se partilhar um projeto que permite, com materiais simples, provar que é possível criar uma ferramenta ilustrativa de Arte e simultaneamente de Ótica, comprovando ainda que existe muita Ciência na Arte.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Inscrições prévias através do e-mail: se@mnsr.dgpc.pt (até 48 horas de antecedência)
Instituição: Museu Nacional de Soares dos Reis
Tipo de Evento: Workshop
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://museusoaresdosreis.gov.pt/agenda/oficinas-novembro/
Datas:
Exposição dedicada à prevenção das doenças infecto-contagiosas respiratórias.
Destina-se a grupos organizados, com idades a partir dos 3 anos.
(solicita-se marcação antecipada)
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Associação Cultural e de Educação Popular
Tipo de Evento: Exposições
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 41.705631380288, -8.8044403575333
Localidade: Viana do Castelo
Concelho: VIANA DO CASTELO
Distrito: VIANA DO CASTELO
Datas:
Para investigar a cena do crime é necessário verificar a ocorrência da evidência física passando pela análise do local até à colheita de vestígios, entre eles as amostras biológicas forenses como o sangue.
Responsável pela Atividade: Josiana Vaz
Para se inscrever, utilize o formulário: https://forms.gle/1bYpyeQ9wUEWDURW7
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIMO - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: ESSa Campus de Santa Apolónia • 5300-253 Bragança • Portugal
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.cimo.ipb.pt/
Datas:
O CEBAL convida Ana Xavier, Professora Auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Aveiro e investigadora do CICECO - Aveiro Institute of Materials. A palestra aborda a produção de bioetanol de segunda geração, através do aproveitamento de subprodutos e resíduos industriais. A participação é gratuita e destina-se a empresas e associações do setor, empreendedores e a todos os interessados no tema. Pode aceder à Sala Virtual através do link: https://bit.ly/3FXQisr ou do QRCode do programa. Esta ação realiza-se no âmbito do Programa de Potenciação de Transferência de Tecnologia – Reforço de Capital Humano Altamente Qualificado de Interface, desenvolvido pelo CEBAL e co-financiado pelo Alentejo 2020.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: CEBAL- Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 98
Localidade: Beja
Concelho: BEJA
Distrito: BEJA
Mais informações: http://www.cebal.pt/
Data:
Atividade de ciência inclusiva dirigida a alunos cegos: pretende-se proporcionar experiências de aprendizagem científica adaptadas a alunos cegos, com recurso à análise multissensorial. Os alunos irão conhecer os laboratórios do Centro de Estudos Florestais e experienciar, a partir da árvore, as várias as etapas de fabricação dos diferentes tipos de papel que usamos no dia a dia. Atividade coordenada pelas investigadoras Paula Batista Santos e Solange Araújo.
Duração: 1.30 Horas
Observações: Atividade científica dirigida a alunos cegos.
Instituição: Centro de Estudos Florestais/Instituto Superior de Agronomia
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Coordenadas GPS: 38.7076838, -9.1827500477435
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.isa.ulisboa.pt/cef/
Datas:
Prepare-se para uma emocionante viagem ao mundo da química, onde a ciência se torna acessível a todos. Apresentamos o revolucionário NavMol, um editor molecular que está a derrubar barreiras, criado por professores e investigadores do Departamento de Química da NOVA FCT e LAQV/REQUIMTE.
Imagine a capacidade de tocar e sentir as moléculas, independentemente de qualquer limitação visual. Com o NavMol, alunos cegos ou com baixa visão podem agora explorar moléculas átomo a átomo, obtendo informações detalhadas sobre os átomos vizinhos e até mesmo modificar as suas fórmulas químicas. É uma verdadeira revolução na educação científica! O NavMol foi projetado com um propósito claro: capacitar os alunos cegos ou com baixa visão a interpretar, criar e comunicar estruturas moleculares de forma compatível com a comunidade científica.
independentemente das suas habilidades visuais. Estas incríveis estratégias, desenvolvidas pela talentosa equipa da NOVA FCT, estão disponíveis para todos. Pode encontrar estas ferramentas inovadoras de quimioinformática no portal MOLinsight, em https://neural.dq.fct.unl.pt/molinsight/index_pt.htm. Além disso, o programa NavMol é um software de
código aberto, disponível sob a licença pública geral GNU (GPLv3) em http://sourceforge.net/projects/navmol.
Junte-se a nós nesta emocionante viagem em direção a uma educação científica verdadeiramente inclusiva. O NavMol está a abrir as portas do mundo invisível da química para todos. Vamos explorar juntos!
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa
Tipo de Evento: Exposições
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 15
Coordenadas GPS: 38.662592857593, -9.2056845368652
Localidade: Caparica
Concelho: ALMADA
Distrito: SETUBAL
Mais informações: https://neural.dq.fct.unl.pt/molinsight/index_pt.htm
Datas:
A impressão 3D pode trazer inovação à indústria alimentar, especialmente na nutrição personalizada, onde os produtos são concebidos para satisfazer as necessidades individuais de grupos específicos de consumidores. Nesse contexto, técnicas de prototipagem rápida, como a impressão 3D, podem permitir o fabrico de estruturas complexas, criadas camada por camada por meio da extrusão de um material. Junte-se a nós para explorar os princípios chave da impressão 3D para produzir alimentos com características sensoriais e nutricionais personalizadas.
Responsável pela Atividade: Larissa Ghirro, Ana Lima, Sofia Bernardoni, Igor Lima, (Dr. Arantzazu Santamaria-Echart)
Para se inscrever, utilize o formulário: https://forms.gle/1bYpyeQ9wUEWDURW7
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIMO - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Laboratório CIMO - ESTIG Campus de Santa Apolónia • 5300-253 Bragança • Portugal
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.cimo.ipb.pt/
Datas:
Exposição dedicada ao conhecimento do corpo humano: sistemas, órgãos dos sentidos e promoção da higiene oral.
Destina-se a grupos organizados, com idades a partir dos 3 anos.
(solicita-se marcação antecipada)
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Associação Cultural e de Educação Popular
Tipo de Evento: Exposições
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 25
Coordenadas GPS: 41.70563738768, -8.8044403575333
Localidade: Viana do Castelo
Concelho: VIANA DO CASTELO
Distrito: VIANA DO CASTELO
Datas:
Será promovida uma sessão informativa dando a conhecer as oportunidades para os jovens de estudar e trabalhar noutro Estado-Membro da União Europeia, bem como os seus direitos, designadamente no que diz respeito às oportunidades de aprendizagem, reconhecimento académico e proteção social.
Responsável pela Atividade: Sílvia Nobre e Edite Oliveira
Para se inscrever, utilize o formulário https://forms.gle/1bYpyeQ9wUEWDURW7
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIMO - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Campus de Santa Apolónia • 5300-253 Bragança
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.cimo.ipb.pt/
Datas:
Sabia que a camomila interfere com a coagulação? E que a canela pode baixar ligeiramente os seus níveis de açúcar no sangue? As plantas e substâncias de origem natural são frequentemente utilizadas na gastronomia e nos comportamentos culturais portugueses. Muitas delas têm características benéficas para a saúde mas outras podem causar desconforto, especialmente quando consumidas por pessoas que tomam medicamentos. Esta sessão visa clarificar as principais propriedades das plantas normalmente consumidas pelos portugueses e que representam um risco potencial de interação com medicamentos. Terá ainda oportunidade de descobrir quais são os chás e infusões mais seguros para si, numa sessão de degustação de chá saborosa, mas segura...
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Instituto Politécnico de Leiria
Tipo de Evento: Tertúlia
Presença:
Inscrição Prévia: É necessária inscrição prévia
Máximo de Participantes por Sessão: 40
Localidade: Leiria
Concelho: LEIRIA
Distrito: LEIRIA
Mais informações: https://citechcare.ipleiria.pt
Data:
A Oficina de Pais integra-se no projeto UaCuida, no âmbito dos e-Colóquios de Barriguitas (http://www.tinyurl.com/ColoquioBarriguitas). Este projeto a decorrer desde 2019, tem proporcionado uma rede de suporte aos casais/famílias, durante a gravidez e pós-parto, incrementando a sua Literacia em Saúde e facilitando o processo de transição para a Parentalidade. Neste âmbito, são realizados semanalmente e-Colóquios (através da Plataforma Zoom), promotores do empoderamento dos casais, sustentados pela evidência científica e com a atualização permanente de normas de atuação/funcionamento dos contextos de prática clínica (que decorreram sobretudo durante a pandemia). A realização de atividades presenciais evidencia-se como complemento importante dos e-Colóquios, permitindo aos pais o contacto com materiais e o treino de exercícios de preparação para o parto e de cuidados ao Recém-Nascido (RN). A atividade aqui proposta, a realizar presencialmente na Escola Superior de Saúde (ESSUA), com a designação de Oficina de Pais - tem como principal objetivo capacitar os pais no desenvolvimento das suas habilidades parentais, através da participação em várias bancas práticas, relacionadas com a gravidez (exercícios na bola de Pilates_ exercícios de relaxamento_ rebozo...) e com os cuidados ao RN (amamentação, banho, massagem, vestir, transporte seguro, Babywearing...) permitindo aos participantes em contexto real o treino pessoal e com manequins de baixa fidelidade (pedagógicos). Compreendemos que a jornada da parentalidade é única para cada família, repleta de desafios e momentos gratificantes, sendo nosso intuito apoiar os pais nesta trajetória, incrementando a sua Literacia em Saúde e promovendo o bem-estar das famílias nesta fase de transição e uma parentalidade positiva.
Duração: 2.30 Horas
Observações: Os participantes devem realizar previamente a sua inscrição, até às 12h00 do dia 21 de novembro de 2023, enviando email para mrua@ua.pt.
Escola Superior de Saúde (ESSUA)
Agras do Crasto - Campus Universitário de Santiago
Edificio 30
3810-193 Aveiro, Portugal
Instituição: CIDTFF - Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
Tipo de Evento: Outro
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 50
Localidade: Aveiro
Concelho: AVEIRO
Distrito: AVEIRO
Data:
Os insetos representam uma parte significativa da biodiversidade dos ecossistemas terrestres. Estes organismos podem apresentar distinto comportamento alimentar, podendo ser considerados herbívoros, predadores, parasitoides, saprófitos, nectarívoros, omnívoros, entre outros. Essa diversidade de organismos confere-lhes um papel fundamental nas cadeias alimentares assim como no fornecimento de múltiplos serviços do ecossistema. Sendo estes serviços fundamentais para o bem-estar humano e sem eles seria impossível alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Na nossa atividade serão abordados os diferentes serviços do ecossistema fornecidos pelos insetos, quais as ordens e famílias de insetos com maior importância para cada tipo de serviço do ecossistema. Será dado especial destaque aos insetos que contribuem para um dos serviços do ecossistema mais importantes, que é a proteção biológica contra pragas das culturas. Esta área é uma das que assume maior relevância no nosso grupo de investigação. Nesta atividade, poderão ver vários exemplares de insetos e vídeos curtos de insetos predadores e parasitóides.
Responsável pela Atividade: Filipe Madeira
Local da Atividade: Laboratório Insetos
Para se inscrever, utilize o formulário:
https://forms.gle/1bYpyeQ9wUEWDURW7
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIMO - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Campus de Santa Apolónia • 5300-253 Bragança • Portugal
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.cimo.ipb.pt/
Datas:
Mas afinal o que é o glúten? Qual é a origem do glúten? Em que tipo de alimentos podemos encontrar o glúten? Existem doenças associadas ao consumo do glúten?
Vem descobrir estas e outras informações sobre este tópico. Agora é a tua vez de pôr as mãos na massa!
Responsável pela Atividade: Clementina Santos.
Local da Atividade: Laboratório de Agro-Indústrias (ESAB)
Para se inscrever, utilize o formulário:
https://forms.gle/1bYpyeQ9wUEWDURW7
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIMO - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Campus de Santa Apolónia • 5300-253 Bragança • Portugal
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.cimo.ipb.pt/
Datas:
Os biopolímeros de origem microbiana, principalmente os exopolissacarídeos, possuem a capacidade de formar géis e soluções viscosas em meio aquoso. Estes são uma alternativa aos tradicionais espessantes, e podem ser usados numa ampla gama de pHs e temperatura, tendo aplicação na indústria farmacêutica, química e petroquímica. A reutilização do bagaço húmido de azeitona consolida a via da economia circular, reduzindo o custo do bioprocesso com a formação de um produto de valor acrescentado para o mercado.
Responsável: Pedro Crugeira e Heloísa Almeida (Prof. Filomena Barreiro)
Para se inscrever, utilize o formulário https://forms.gle/1bYpyeQ9wUEWDURW7
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIMO - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: CIMO - ESTIG, Campus de Santa Apolónia • 5300-253 Bragança • Portugal
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.cimo.ipb.pt/
Datas:
As religiões afro-brasileiras, como o Candomblé e a Umbanda, são reconhecidas por sua complexa materialidade e pelas estruturas hierárquicas que regem a transmissão do conhecimento ritual. Esta pesquisa em andamento explora desenvolvimentos recentes que indicam novas tendências na portabilidade dessas religiões, permitindo que elas se espalhem local e transnacionalmente e atraiam diferentes públicos.
Duração: 2.00 Horas
Instituição: Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA)
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 38.89103306142, -9.0087889374999
Localidade: Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://www.cria.org.pt/pt/webinar12
Data:
Esta atividade tem como objetivo dar a conhecer aos participantes os principais insetos vetores da bactéria Xylella fastidiosa. Os participantes vão aprender a caracterizar e a distinguir morfologicamente os diferentes insetos vetores e posteriormente identificar alguns através da extração da genitália.
Responsável pela Atividade: Isabel Rodrigues
Local da Atividade: Laboratório de agrobiotecnologia-insetos (hangar)
Para se inscrever, utilize o formulário:
https://forms.gle/1bYpyeQ9wUEWDURW7
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIMO - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Portas Abertas | Visitas a Laboratórios, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: Campus de Santa Apolónia • 5300-253 Bragança • Portugal
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.cimo.ipb.pt/
Data:
Este evento tem como objetivo apresentar o Centro de Investigação e Inovação em Educação, inED, à comunidade do Politécnico do Porto a fim de reforçar a visibilidade do inED junto dos docentes, investigadores e estudantes das diferentes Unidades Orgânicas do P.Porto. Pretende-se reforçar a divulgação da investigação realizada no inED junto desta comunidade, potenciando a colaboração interdisciplinar. Serão apresentadas as áreas temáticas do inED, bem como as linhas de investigação e projetos financiados em curso.
O evento terá um formato híbrido, incluindo uma sessão presencial (sala A119 da Escola Superior de Educação do P.Porto) que será igualmente transmitida online.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Centro de Investigação e Inovação em Educação, inED
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Porto
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://ined.ese.ipp.pt/pt
Data:
Este evento tem como objetivo apresentar o Centro de Investigação e Inovação em Educação, inED, à comunidade do Instituto Politécnico de Coimbra e de Viana do Castelo, onde foram recentemente constituídos pólos do inED. Assim, pretende-se divulgar a investigação realizada no inED, junto dos docentes, investigadores e estudantes destas comunidades e, consequentemente aumentar o potencial de colaboração interdisciplinar. Serão apresentadas as áreas temáticas do inED, bem como as linhas de investigação e projetos financiados em curso.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Centro de Investigação e Inovação em Educação, inED
Tipo de Evento: Portas Abertas | Visitas a Laboratórios
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Localidade: Porto
Mais informações: https://ined.ese.ipp.pt/pt
Data:
Seminário de Estudos Medievais: “Pesos e Medidas em Portugal” por António Manuel Félix Baptista Neves.
A História da Metrologia portuguesa pode caracterizar-se em três períodos desde a Idade Média até ao século XIX, onde ocorreu uma evolução dos pesos e medidas utilizados em Portugal.
Venha ouvir nesta comunicação sobre o processo evolutivo da metrologia que envolveu uma sistematização e uniformização e no entanto, manteve na nossa memória coletiva termos como o alqueire e a arroba.
Link para a sessão: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96377433545?pwd=RjBwMXZXODRhcUpJRGVOcS9ja0dDUT09
Coord. do Seminário de Estudos Medievais: Paulo Lopes, Gonçalo Melo da Silva, Diana Martins, Fabio Barberini, Tomás Cordero e João Luís Fontes
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Instituto de Estudos Medievais
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: online
Mais informações: https://iem.fcsh.unl.pt/section.aspx?kind=noticia&id=2543
Data:
O Seminário _Representações, imaginário e experiências Atlânticas. Séculos V-XVI_, organizado pelo investigador Kevin R. Wittmann, decorrerá no dia 24 de novembro às 9h00, no Colégio Almada Negreiros (Lisboa) na sala SD (piso 0).
O Oceano Atlântico tem tido uma importância indiscutível nos processos históricos da humanidade. Desde um ponto de vista natural, geográfico, cultural, histórico e mental, entre outros aspetos, este tem desempenhado um papel determinante nas relações entre sociedades e culturas ao longo do tempo. Embora esse rol tenha sido largamente discutido, a sua análise ainda apresenta grandes oportunidades de estudo desde diversas perspetivas.
Neste seminário será analisado, de uma forma transversal, o imaginário do Atlântico nos tempos anteriores ao seu conhecimento definitivo no século XVI. As imagens e descrições deste oceano serão refletidas de maneira abrangente e inter-relacionada, tomando como fonte visões provenientes da literatura de viagens à heráldica, passando pela cartografia e a história cultural.
Duração: 4.30 Horas
Instituição: Instituto de Estudos Medievais
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 30
Coordenadas GPS: 38.732753418007, -9.1603444756774
Localidade: Campus de Campolide, Colégio Almada Negreiros, Lisboa, às 9h00, na sala SD (piso 0).
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://iem.fcsh.unl.pt/section.aspx?kind=noticia&id=2547
Data:
Lançamento da 5ª Edição do Projeto MicroMundo@UPorto e workshop de Comunicação em Ciência. O projeto MicroMundo tem como principais objetivos divulgar, desde a Universidade à comunidade, conhecimentos científicos sobre a relevância dos antibióticos no tratamento das infeções, assim como as condicionantes da emergência da resistência antimicrobiana, assim como despertar a vocação de estudantes pré-universitários par as ciências experimentais e a investigação em biomedicina. Este workshop visa apresentar o projeto MicroMundo ao público geral assim como a potenciais participantes, nomeadamente investigadores e docentes de outras faculdades e/ou Universidades que pretendam implementar o projeto nas suas instituições.
Duração: 2.00 Horas
Observações: Inscrição prévia em: https://forms.gle/2wqVzwV1Gq95FdgNA
Organização: FFUP/FCNAUP
Investigadores responsáveis: Prof. Luísa Peixe (FFUP) | Prof. Patrícia Antunes (FCNAUP)
Instituição: Universidade do Porto
Tipo de Evento: Workshop
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 150
Coordenadas GPS: 41.147719002542, -8.6239348592071
Localidade: Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto / Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar
Concelho: PORTO
Distrito: PORTO
Mais informações: https://forms.gle/2wqVzwV1Gq95FdgNA
Data:
A avaliação da satisfação com os cuidados na perspetiva de quem os recebe é essencial para a melhoria contínua da qualidade do cuidado e centralidade do mesmo nas reais necessidades da pessoa. O instrumento EORTC OUT-PATSAT7 foi desenvolvido pela Organização Europeia de Investigação e Tratamento do Cancro em inglês, avalia a satisfação da pessoa com o cuidado oncológico ambulatorial e pretende-se com este estudo adaptá-lo para o contexto de cuidado português. A Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra em colaboração com o IPO de Coimbra, irão entrevistar pessoas com doença oncológica no sentido compreender o que é essencial à satisfação com o cuidado em oncologia de ambulatório para que dessa forma consigamos ajustar o instrumento às preferências da pessoa.
Esta atividade tem como objetivos: i) integrar a satisfação com o cuidado na prspetiva da pessoa como indicador de qualidade do cuidado_ II) consciencializar a pessoa para a importância de dar voz à sua perspetiva sobre os critérios de satisfação com o cuidado oncológico de ambulatório.
Duração: 6.00 Horas
Instituição: Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Tipo de Evento: Outro
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 6
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Data:
Com o objetivo de promover a consciencialização de que as crianças e os/as adolescentes são sujeitos de direitos e que devem ser protagonistas do passado, do presente e do futuro através da sua audição e da sua participação, o VI Congresso Iberoamericano de Intervenção Social (VI CIAIS), que decorrerá nos dias 20 e 21 de Novembro de 2023, será subordinado ao tema “Infância e Juventude”. O Congresso contará com palestras e sessões de comunicações paralelas. No dia 21 de novembro haverá atividades lúdico-recreativas e culturais destinadas a crianças e adolescentes. A reunião de especialistas e investigadores das áreas propostas visa promover a troca de ideias e conhecimentos, contribuindo, deste modo, para a evolução da reflexão, da produção científica e da consciencialização social acerca dos direitos das crianças e dos/das adolescentes. Do congresso resultará a publicação de livro com os artigos nele apresentados. O VI CIAIS será realizado em conjunto com o Pré-Congresso Mundial do X Congresso Mundial de Infância e Juventude que acontecerá em 2024.
Duração: 8.00 Horas
Instituição: Fundação Minerva - Cultura - Ensino e Investigação Científica
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 300
Coordenadas GPS: 41.11246901659, -8.5693358124999
Localidade: ISSSP, Matosinhos, Portugal
Concelho: MATOSINHOS
Distrito: PORTO
Mais informações: https://ciais.eventqualia.net/pt/2023/inicio/
Datas:
A substituição dos corantes sintéticos no setor alimentar constituiu um tema de elevado interesse. A eficácia das alternativas naturais pode, no entanto, ser limitada frente a fatores externos, tais como alterações de pH e variação da temperatura. Neste contexto, o encapsulamento apresenta-se como uma estratégia viável para facilitar a aplicação de soluções de corantes naturais. Nesta atividade serão apresentadas metodologias de estabilização em desenvolvimento no nosso grupo para preservar e otimizar a eficácia dos corantes naturais.
Responsável pela Atividade: Stephany Rezende, Liandra Teixeira, (Prof. Filomena Barreiro)
Para se inscrever, utilize o formulário: https://forms.gle/1bYpyeQ9wUEWDURW7
Duração: 2.00 Horas
Instituição: CIMO - SusTEC - Instituto Politécnico de Bragança
Tipo de Evento: Exposições, Tertúlia
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 10
Localidade: CIMO-ESTIG, Campus de Santa Apolónia • 5300-253 Bragança • Portugal
Concelho: BRAGANÇA
Distrito: BRAGANCA
Mais informações: https://www.cimo.ipb.pt/
Datas:
Olhar a Humanidade de forma inteira é um convite a pensar as suas desigualdades ao detalhe, nas vulnerabilidades e assimetrias. É um olhar para todos os diferentes contextos humanos – social, político, económico, educacional, ecológico e psicológico, no seio das comunidades e grupos sociais, de forma integrada e construtiva. A aplicação do conceito de Desenvolvimento Humano Integral deseja integrar esta perspetiva na forma como se pensa hoje a Humanidade para o futuro: nas suas periferias e centralidades, em torno de um bem que seja de e para todos, justo, digno, universal e comum.
Este é também um convite a pensar a promoção de capacidades, competência e resiliência, nas formas de mitigar, ultrapassar e prevenir as diversas ameaças, como a crescente polarização social. Simultaneamente, deveremos ponderar a atuação perante as próprias vulnerabilidades ou, ainda, a forma mais apropriada de comunicar vulnerabilidades e capacidades com públicos diversos, sem alimentar preconceitos e combatendo o discurso de ódio entre grupos sociais e indivíduos distintos.
A conferência “Vulnerabilidades (e o bem comum)”, promovida pela Universidade Católica Portuguesa, une especialistas provenientes da academia e de setores-chave da sociedade, para pensar o futuro humano e o bem comum. Ao longo de dois dias, exploramos o tema desde a potencialização do valor social aos meios de comunicação e vulnerabilidades, desde a resiliência entre gerações às migrações no feminino e às vulnerabilidades na educação. Um encontro aberto a todos.
Duração: 1.00 Horas
Instituição: Universidade Católica Portuguesa
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Coordenadas GPS: 41.5546582, -8.4208332931442
Localidade: Universidade Católica Portuguesa & Brotéria - Lisboa
Concelho: LISBOA
Distrito: LISBOA
Mais informações: https://cados.ucp.pt/pt-pt/post-doctoral-training-courses/integral-human-development/conferencia-final?change-language=1
Datas:
O Webinar Regras de Haia: O Direito dos transportes em discussão acontece no dia 23 de novembro, sob a direção científica de Alexandre de Soveral Martins. O evento faz parte do projeto _Regras de Haia - Comemorações dos 100 anos 1924-2024_, do Instituto Jurídico.
Duração: 3.30 Horas
Observações: n/a
Instituição: Instituto Jurídico (UC)
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 185
Localidade: Coimbra
Concelho: COIMBRA
Distrito: COIMBRA
Mais informações: https://www.uc.pt/fduc/ij/agenda-ij/webinar-regras-de-haia-o-direito-dos-transportes-em-discussao/
Datas:
Face à importância de divulgar em acesso aberto os resultados da investigação desenvolvida no âmbito e projetos financiados e cofinanciados, pretende-se com este webinar dar a conhecer aos docentes e investigadores as ferramentas que permitem efetuar o depósito direto no RCAAP (Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal), através do CiênciaVitae.
Duração: 1.00 Horas
Observações: Inscrições: até ao dia 22 de novembro
Organização:
GII - Gabinete de Investigação e Inovação do IPPortalegre (gii@ipportalegre.pt)
VALORIZA - Centro de Investigação para a Valorização de Recursos Endógenos (valoriza@ipportalegre.pt)
Instituição: Politécnico de Portalegre
Tipo de Evento: Outro
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Localidade: Instituto Politécnico de Portalegre
Concelho: PORTALEGRE
Distrito: PORTALEGRE
Data:
Apresentação do programa de comunicação e divulgação de ciência, com textos elaborados pelos investigadores das Unidades de Investigação da UBI, a serem publicados nos meios de comunicação regionais, numa parceria com o Jornal do Fundão. Esta rúbrica tem como objetivo tornar a ciência mais compreensível para o público em geral, independentemente do conhecimento prévio sobre o assunto, aumentando a literacia científica e o interesse do público em geral pela ciência.
Duração: 1.30 Horas
Instituição: Universidade da Beira Interior
Tipo de Evento: Conferência | Colóquio | Palestra
Presença:
Máximo de Participantes por Sessão: 100
Coordenadas GPS: 40.272191721041, -7.4940489472656
Localidade: Auditório da Biblioteca Central da UBI - Covilhã
Concelho: COVILHÃ
Distrito: CASTELO BRANCO
Data: