Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Visita guiada à exposição PHONLAB: repensar centros e periferias científicas no século XX

ID: 4501

O Laboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra (1936-1979) era considerado internacionalmente, em meados do século XX, o mais avançado da Europa. Nas suas salas investigaram e especializaram-se nos inovadores instrumentos e métodos de investigação criados pelo seu fundador e director, Armando de Lacerda (1902-1984), cientistas das universidades de Harvard, Paris, Cambridge, Bona, Texas, Toulouse, Milão, Salvador da Bahia, Madrid, Acra, Uppsala, Oslo, Rio de Janeiro, Barcelona, São Paulo e Edimburgo.
Como se explica que num país considerado periférico e cientificamente atrasado existisse esta infra-estrutura de investigação? Quem foram os cientistas que se especializaram nas suas salas? Qual o impacto dos trabalhos deste laboratório na ciência e na sociedade? Em que consistiram e qual foi o percurso das técnicas e instrumentos criados por Armando de Lacerda desde 1931?
A exposição PHONLAB, inserida no projecto de investigação _Phonetics Laboratory: Coimbra – Harvard. Rethinking 20th-century scientific centres and peripheries_, financiado pela FCT, responde a estas e outras questões, evidenciando o percurso de resgate do esquecimento deste laboratório português de projecção global. O recente reconhecimento do pioneirismo de Armando de Lacerda pela Real Academia das Ciências da Suécia é uma dessas manifestações que a exposição projecta.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Instituto de História Contemporânea

Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.5733666, -7.9044824633965

Localidade: Évora

Concelho: ÉVORA

Distrito: EVORA

Mais informações: https://ihc.fcsh.unl.pt/events/visita-guiada-phonlab/

Data:

24-11-2023 11:00