Saiba onde acontecem as ações

Programa em atualização

Eventos


Instituto de História Contemporânea

Encontros Associativos

ID: 4500

Os Encontros Associativos são uma das actividades do projeto Abrir Abril, financiado pelo programa BipZip. Reúnem investigadores e activistas do movimento associativo e dos processos de desenvolvimento comunitário. Esta edição apresenta o testemunho de activistas de duas gerações, aqueles que viveram o processo revolucionário e os chamados Filhos da Madrugada, actuantes nos bairros 2 de Maio, Bela-Flor e Loios. O debate centrar-se-á nos impactos da acção coletiva à escala do lugar no passado, presente e futuro.
Mais informações no link.

Duração: 2.00 Horas

Observações: O encontro decorre no Auditório 001, na Torre A da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, na Avenida de Berna.

Instituição: Instituto de História Contemporânea

Tipo de Evento: Debate

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 75

Coordenadas GPS: 38.74024315, -9.1514885978118

Localidade: Lisboa

Concelho: LISBOA

Distrito: LISBOA

Mais informações: https://ihc.fcsh.unl.pt/events/encontros-associativos-2023/

Data:

23-11-2023 18:00


Exposição PHONLAB: repensar centros e periferias científicas no século XX

ID: 4499

O Laboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra (1936-1979) era considerado internacionalmente, em meados do século XX, o mais avançado da Europa. Nas suas salas investigaram e especializaram-se nos inovadores instrumentos e métodos de investigação criados pelo seu fundador e diretor, Armando de Lacerda, cientistas das universidades de Harvard, Paris, Cambridge, Bona, Texas, Toulouse, Milão, Salvador da Bahia, Madrid, Acra, Uppsala, Oslo, Rio de Janeiro, Barcelona, São Paulo e Edimburgo. Como se explica que num país considerado periférico e cientificamente atrasado existisse esta infraestrutura de investigação? Quem foram os cientistas que se especializaram nas suas salas? Qual o impacto dos trabalhos deste laboratório na ciência e na sociedade? Em que consistiram e qual foi o percurso das técnicas e instrumentos criados por Armando de Lacerda? A exposição PHONLAB, inserida no projeto de investigação Phonetics Laboratory: Coimbra – Harvard. Rethinking 20th-century scientific centres and peripheries, financiado pela FCT, responde a estas e outras questões, evidenciando o percurso de resgate do esquecimento deste laboratório português de projeção global. O recente reconhecimento do pioneirismo de Armando de Lacerda pela Real Academia das Ciências da Suécia é uma dessas manifestações que a exposição projeta.

Duração: 8.00 Horas

Observações: Exposição disponível para visita entre as 9:00 e as 18:00, entre os dias 20 e 24 de novembro de 2023.

Instituição: Instituto de História Contemporânea

Tipo de Evento: Exposições

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 300

Coordenadas GPS: 38.5733666, -7.9044824633965

Localidade: Évora

Concelho: ÉVORA

Distrito: EVORA

Mais informações: https://ihc.fcsh.unl.pt/events/phonlab-expo-2023/

Datas:

20-11-2023 :

21-11-2023 :

22-11-2023 :

23-11-2023 :

24-11-2023 :


Visita guiada à exposição PHONLAB: repensar centros e periferias científicas no século XX

ID: 4501

O Laboratório de Fonética Experimental da Universidade de Coimbra (1936-1979) era considerado internacionalmente, em meados do século XX, o mais avançado da Europa. Nas suas salas investigaram e especializaram-se nos inovadores instrumentos e métodos de investigação criados pelo seu fundador e director, Armando de Lacerda (1902-1984), cientistas das universidades de Harvard, Paris, Cambridge, Bona, Texas, Toulouse, Milão, Salvador da Bahia, Madrid, Acra, Uppsala, Oslo, Rio de Janeiro, Barcelona, São Paulo e Edimburgo.
Como se explica que num país considerado periférico e cientificamente atrasado existisse esta infra-estrutura de investigação? Quem foram os cientistas que se especializaram nas suas salas? Qual o impacto dos trabalhos deste laboratório na ciência e na sociedade? Em que consistiram e qual foi o percurso das técnicas e instrumentos criados por Armando de Lacerda desde 1931?
A exposição PHONLAB, inserida no projecto de investigação _Phonetics Laboratory: Coimbra – Harvard. Rethinking 20th-century scientific centres and peripheries_, financiado pela FCT, responde a estas e outras questões, evidenciando o percurso de resgate do esquecimento deste laboratório português de projecção global. O recente reconhecimento do pioneirismo de Armando de Lacerda pela Real Academia das Ciências da Suécia é uma dessas manifestações que a exposição projecta.

Duração: 1.00 Horas

Instituição: Instituto de História Contemporânea

Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 20

Coordenadas GPS: 38.5733666, -7.9044824633965

Localidade: Évora

Concelho: ÉVORA

Distrito: EVORA

Mais informações: https://ihc.fcsh.unl.pt/events/visita-guiada-phonlab/

Data:

24-11-2023 11:00


Visita guiada ao Museu Municipal Santos Rocha

ID: 4498

O Instituto de História Contemporânea promove uma visita guiada às colecções etnográficas do Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, um dos museus associados ao projecto de investigação TRANSMAT — Materialidades transnacionais, financiado pela FCT.
Fundado em 1894 por António dos Santos Rocha, o Museu Municipal Santos Rocha atravessou vários períodos, atendendo à acção desenvolvida e aos critérios museológicos que presidiram às suas sucessivas reinstalações em diferentes espaços físicos. Em 1975, abriu no edifício onde se encontra actualmente, construído com o apoio técnico e financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian e projectado pelo arquitecto figueirense Isaías Cardoso.
Este museu municipal seguiu modelos internacionais de organização e disseminação científica colocando-se a par das melhores instituições científicas nacionais. Por esse motivo formou e preservou uma colecção etnográfica notável. Nesta visita divulgaremos os resultados da investigação do projecto TRANSMAT dando destaque à biografia de objectos provenientes do Brasil, de Timor, Angola ou Moçambique. Como chegaram a Portugal e quando? Quem os recolheu e porquê? Em que contextos foram deslocados dos seus lugares de origem? De que forma foram inseridos nas várias etapas de existência do museu? Que valores e significados assumiram ao longo do tempo? Que metodologia usamos para conhecer o seu percurso e identificar os seus contextos de recolha e de proveniência?
Estas serão as questões a que responderemos nesta visita guiada a um dos mais interessantes museus portugueses!

Duração: 1.30 Horas

Instituição: Instituto de História Contemporânea

Tipo de Evento: Visitas Guiadas a Museus

Presença:

Máximo de Participantes por Sessão: 25

Coordenadas GPS: 40.1524743, -8.8602315

Localidade: Figueira da Foz

Concelho: FIGUEIRA DA FOZ

Distrito: COIMBRA

Mais informações: https://ihc.fcsh.unl.pt/events/visita-guiada-mmsr/

Data:

24-11-2023 18:00