Ao longo desta semana promovemos a ciência que se faz em Portugal

 

 

Mais de 450 actividades gratuitas. participe!

Damos a conhecer os nossos cientistas, o que investigam e os seus contributos para o avanço do conhecimento, promoção da cultura científica, progresso e bem-estar da sociedade. São centenas de ações de divulgação de ciência e tecnologia organizadas por instituições científicas, universidades, escolas, museus e centros de ciência, em todo o país.

Este ano assinalamos também os 25 anos da criação, em 1996, do  Dia Nacional da Cultura Científica , celebrado a 24 de novembro por iniciativa do então ministro da Ciência José Mariano Gago em homenagem ao divulgador de ciência Rómulo de Carvalho, que nasceu nesta data.

Saiba onde acontecem as acções

De:
Até:

Em destaque

Non-Fungible Tokens... Mas o que vem a ser um NFT?

23 de novembro . 18:00 . Auditório José Mariano Gago, Pavilhão do Conhecimento

Lançamento da venda de bilhetes para o Pavilhão do Conhecimento com oferta de obras de arte digitais de Leonel Moura.

O Pavilhão do Conhecimento vai ser o primeiro museu português a oferecer obras de arte digitais do artista Leonel Moura na compra do bilhete de entrada. Mas o que vem a ser um NFT? Nesta mesa mesa-redonda vamos abordar os principais tópicos de literacia e do estado da arte da investigação e do desenvolvimento dos NFTs com a ajuda de vários especialistas e aprender a criar NFTs a partir desta oferta!

Saber mais

E Se...? What if....? Debate sobre o papel da ciência no futuro da Europa

24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica . 18:30 . Auditório José Mariano Gago, Pavilhão do Conhecimento

E se os cidadãos europeus se mobilizarem para colocar o conhecimento e a aprendizagem no centro das suas aspirações? E se nos mobilizarmos para garantir que a ciência e a cultura científica estão no centro do debate?

Saber mais

Cerimónia de Entrega dos Prémios Ciência Viva 2021

24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica · 16:00 · Auditório José Mariano Gago, Pavilhão do Conhecimento

Os Prémios Ciência Viva são atribuídos anualmente como reconhecimento por intervenção de mérito excecional na divulgação científica e tecnológica em Portugal. Estará presente o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor.

Ver vencedores dos prémios Ciência Viva 2021

Concurso de ideias Hidrodinâmic@s

25 de novembro | Abertura do concurso

A água é essencial à vida. Utilizamo-la para produzir energia, a roupa que vestimos, os alimentos que nos chegam ao prato e até a utilizamos nos diferentes meios de transporte que escolhemos. Infelizmente, este bem tão precioso é também alvo de diversas ameaças que colocam em risco a sua disponibilidade e qualidade, afetando, assim, todo um planeta. Para grandes males, grandes remédios.

A Ciência Viva, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian e a Águas do Tejo Atlântico promovem um concurso de ideias para pessoas e projetos HidroDinâmic@s, que queiram contribuir para a resolução de problemas associados à utilização, consumo, preservação e escassez de água numa de três vertentes: ambiental, social e alimentar.

Saber mais