Repositório Ciência Viva

Arquivo Vivo

Repositório Ciência Viva

O Arquivo Vivo é um repositório que torna acessíveis a todos os públicos as publicações sobre a Ciência Viva. Esta plataforma reúne teses académicas, artigos científicos, apresentações em conferências, relatórios, e todo o tipo de trabalhos ou publicações relacionadas com a Ciência Viva ou publicadas com a sua colaboração.

Consulte o Repositório

Filtros

Tema

Stakeholders' Engagement towards Local Development and Social Innovation through Open Schooling

Peixoto, Artur Bernardo dos Santos Isidoro da Costa
O sistema educativo está em permanente mudança no sentido de preparar as novas gerações para o panorama social futuro. O conceito de Escola Aberta é uma abordagem para fazer face a estes novos desafios na Educação, através de processos colaborativos, envolvendo e capacitando as comunidades para abordar desafios locais, promovendo o desenvolvimento comunitário conduzido pela Escola. Através de um sistema de Escola Aberta, as escolas colaboram com famílias, com profissionais e com vários agentes sociais para abordarem desafios e oportunidades locais. O projecto Open Science Hub Network (OSHub.Net) surgiu como uma forma de dar vida ao conceito de Escola Aberta, actuando para capacitar os cidadãos através de um modelo de Educação STEAM (do inglês Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) com princípios de Escola Aberta, promovendo o desenvolvimento local e a inovação social. A implementação de um sistema de Escola Aberta requer o envolvimento e gestão de vários stakeholders e das suas relações, o que conduziu ao problema de investigar o envolvimento de stakeholders para o desenvolvimento local e inovação social através de um sistema de Escola Aberta. Esta dissertação, que tem como alvo gestores de projectos e decisores que querem criar comunidades de
Escola Aberta, traz ferramentas de gestão estratégica existentes na literatura para o contexto escolar, desenvolvendo uma metodologia para análise de stakeholders, a qual foi testada na OSHub.Net e poderá ser conduzida noutros contextos. A aplicação desta metodologia trouxe novas perspectivas acerca das motivações, atitudes e percepções dos stakeholders pertencentes à Escola e ainda dos que a ela são externos - explicando como podem eles interagir entre si para implementar o conceito de Escola Aberta. Os principais resultados são o desenvolvimento daquela metodologia (incluindo um questionário, o qual pode ser considerado como um primeiro produto deste trabalho) e uma lista de recomendações extraídas a partir dos principais factores que afectam o envolvimento de stakeholders em iniciativas de Escola Aberta, destacando os atributos interesse, poder, urgência, legitimidade e apoio.
2019 Engenharias Tese de Mestrado

Sistema de reciclagem de garrafas de plástico para o Centro de Ciência Viva de Guimarães (CCVG)

Monteiro, Diogo Amadeu Arantes
O estudo insere-se no novo CCVG, realizado no âmbito do projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, que ambiciona através de várias experiências mostrar as benesses da ciência. Um dos objetivos do CCVG, e tema central da dissertação, será demonstrar interactivamente como se desenrola as etapas da reciclagem mecânica de garrafas de plástico para produção de um porta-chaves ? que se desenvolve nas etapas: operações prévias (separação do rótulo e, possivelmente, dos materiais da garrafa); granulação; lavagem e separação por densidades; secagem e desumidificação; e processamento. Criou-se uma base teórica da reciclagem dos materiais que constituem uma garrafa, politereftalato de etileno (PET) e polietileno (PE) e do trabalho prévio realizado pela Sara Sampaio na dissertação ?Desenvolvimento de um Sistema Didáctico de Reciclagem de Garrafas de Plástico? [1] que permitisse perceber, respetivamente, as etapas e equipamentos necessários para a reciclagem mecânica de garrafas de plástico. Na componente experimental exerceram-se três tipos de amostras, os materiais da garrafa isolados, PET do corpo da garrafa e PE das tampas, e à mistura. Na granulação determinou-se que o mais adequado para o PE e para a Mistura é a introdução de grupos de 5 garrafas com tempos de espera entre cada uma de 45 segundos e entre grupos de um minuto. Conclui-se, também, que se se pretender reciclar, apenas, o PE poder-se-á triturar tudo de uma só vez. Quanto ao número de granulações o mais apropriado será passar por duas fases desta etapa. Na análise da separação entre o PET e PE verificou-se que se consegue a separação dos materiais por possuírem massas volúmicas diferentes, porém a metodologia não assegura a separação total, o que conferiu maior relevância ao estudo da possibilidade de injeção da mistura. Para a secagem o tempo de 1 hora `à temperatura de 85 ºC provou ser o mais ajustado, em todos os materiais. Após análise qualitativa das peças finais verificou-se que na desumidificação o PET deverá permanecer no desumidificador, um mínimo, de 2 horas a 170 ºC enquanto para a mistura o tempo será de 4 horas à temperatura de 140 ºC. No processamento determinou-se que a injeção da mistura reciclada é possível e encontrou-se um conjunto de valores adequados para cada amostra de forma a automatizar todo o processo.
2012 Engenharias Tese de Mestrado

Design of a small-scale pico-hydro system using pumps as turbines

Nenevê, Gabriel Henrique
Novas abordagens em fontes renováveis e o crescente interesse pelas tecnologias de energia limpa atualmente se remetem ao contexto da guerra na Europa, ao aumento dos preços da eletricidade, ao esgotamento das reservas de combustíveis fósseis, e a questões ambientais. Outrossim, muitos países europeus podem desenvolver e se beneficiar de um potencial hidroelétrico ainda inexplorado, aproveitando novas e emergentes soluções para a geração distribuída em pequena escala. Quanto a sistemas pico-hídricos de pequeno escala, muitos investigadores têm estudado a aplicação de bombas centrífugas a funcionar como turbinas (BFT), uma vez que são fáceis de instalar, de baixo custo, menos complexas de operar, produzidas em massa, e disponíveis para uma vasta gama de cota e de caudal. Contudo, selecionar uma BFT não é tão simples, posto que os fabricantes de bombas não fornecem curvas de desempenho para o funcionamento inverso. Portanto, com base em vários autores, concebeu-se um sistema pico-hídrico de pequena escala para ser implementado no Centro Ciência Viva de Bragança utilizando duas BFTs, cuja seleção e previsão de desempenho foram realizadas através de um procedimento fácil e confiável. Propõe-se uma solução considerando três escalões de geração de energia para elevadas quotas de autoconsumo, prevendo uma geração de energia de 57% do consumo total anual. Ademais, foram realizados testes preliminares no laboratório, ainda que não suficientemente conclusivos, de uma solução inovadora de ligação à rede a partir de um conversor de frequência em modo de travagem regenerativa, circuitos de proteção, e um inversor fotovoltaico.
2022 Engenharias Tese de Mestrado

Desenvolvimento de um veículo autónomo e controlável para o Centro de Ciência Viva de Bragança

Padrão, Alfredo André Rodrigues
"Esta dissertação tem como base a eficiência de um sensor de linha num carro eletrónico. O foco incidiu sobre o desenvolvido de código a aplicar e circuitos elétricos necessários para o seu devido funcionamento e, paralelamente, foi usada uma placa Printed Circuit Board (PCB) com um circuito elétrico com um LCD para a contagem dos tempos e um botão para a seleção do modo de funcionamento.
Através da análise dos tempos obtidos conseguiremos compreender melhor qual a utilidade deste tipo de sensor, a sua implementação em contexto real e vantagens que ele iria trazer no mundo automóvel, percebendo a diferença de tempo em percorrer um circuito com um sensor de linha e, posteriormente, manualmente através de um Joystick."
2020 Engenharias Tese de Mestrado