Repositório Ciência Viva

Arquivo Vivo

Repositório Ciência Viva

O Arquivo Vivo é um repositório que torna acessíveis a todos os públicos as publicações sobre a Ciência Viva. Esta plataforma reúne teses académicas, artigos científicos, apresentações em conferências, relatórios, e todo o tipo de trabalhos ou publicações relacionadas com a Ciência Viva ou publicadas com a sua colaboração.

Consulte o Repositório

Filtros

Tema

Hands-on in the School Pond!

Martins, V. M.; et al.
2022 Ciências da Educação Capítulo de livro

Educação em Ciências em Ambiente Não Formal: Alunos com Necessidades Educativas Especiais

Ferreira, Dulce; et al.
2009 Ciências da Educação Resumo em Conferência

Exploratório Centro Ciência Viva: Atividades educativas e de divulgação científica

Lobo, Francisco
2018 Ciências da Educação Relatório

Uma oficina de iniciação à programação - O caso da Escola Ciência Viva do Alviela

Silva, Ricardo
Nesta comunicação é apresentada uma oficina de iniciação à programação dirigida a alunos do 1º CEB. Esta oficina insere-se no programa educativo da primeira edição do
projeto Escola Ciência Viva do Centro Ciência Viva do Alviela (ECVA) com início no ano letivo 2019/20. Este projeto, uma iniciativa conjunta do Centro Ciência Viva do Alviela, do Agrupamento de Escolas de Alcanena e da Câmara Municipal de Alcanena, resulta da articulação entre o ensino formal do 1.º CEB e o contexto não formal próprio de um Centro Ciência Viva. Esta oficina resulta de uma proposta de integração da tecnologia nos processos de ensino, dirigida à iniciação à programação, num ambiente de aprendizagem colaborativo e exploratório. A oficina de iniciação à programação recorre à linguagem de programação por blocos Scratch Jr. e tem como público-alvo alunos dos 3.º e 4.º anos do 1.º CEB. As atividades da ECVA são conduzidas pelos professores do Centro Ciência Viva do Alviela em estreita colaboração com os professores titulares das turmas participantes.
2020 Ciências da Educação Resumo em Conferência

Oficinas de ciência no Centro Ciência Viva de Tavira

Baioa, Ana Margarida; et al.
2015 Ciências da Educação Resumo em Conferência

Projetos Educativos na Cidade de Lisboa

Rodrigues, Inês
O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular do mestrado em Educação e Formação, na área de especialidade de Desenvolvimento Social e Cultural, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. O referido estágio ocorreu no Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa, durante o ano letivo de 2021/2022. O principal objetivo do estágio foi conhecer os vários
projetos e programas desenvolvidos e apoiados pelo Departamento de Educação, assim como poder participar na preparação e realização das suas diversas atividades. Durante este período foi possível conhecer vários projetos desenvolvidos pelo Departamento de Educação e participar em alguns, especificamente na Semana do Passaporte Escolar, com o acompanhamento da sua preparação e realização, e no programa Letras, Cores e Saberes, com a dinamização de atividades e a criação da temática de um dos jogos, para ser utilizado em eventos posteriores. Os vários projetos e programas que me foi possível acompanhar enquadram-se no campo da educação não formal e são promovidos no âmbito das competências da autarquia no domínio educativo. Nesse sentido, adotou-se o pensamento de autores de referência nesse âmbito como Rui Canário, Moacir Gadotti, Maria da Glória Gohn, Joaquim Machado e Alberto de Jesus Almeida. Além disso, foram também abordados os temas da educação inclusiva e da animação sociocultural, com recurso a autores como Sofia Freire, David Rodrigues, Luís de Miranda Correia, Víctor Ventosa e Sara de Miguel Badesa. Após terminar o estágio, posso dizer que o mesmo não correspondeu às expectativas que tinha criado. Devido às limitações causadas pela pandemia, não foi possível assegurar a minha presença diária nas instalações da Câmara Municipal de Lisboa. Consequentemente, não consegui ter uma noção real de como é trabalhar no Departamento de Educação. Porém, a oportunidade que tive de conhecer vários projetos de educação não formal, e a interação com os membros do Departamento de Educação e intervenientes dos projetos, deu-me uma nova perspetiva sobre a importância que esses têm juntos das crianças e de como é imprescindível investir cada vez mais em projetos mais inclusivos, de forma a que todos consigam ter as mesmas oportunidades de aprender, sem excluir ninguém.
2022 Ciências da Educação Tese de Mestrado

The Ciência Viva Science Internship Programme

Alves, Carlos Catalão
2011 Ciências da Educação Apresentação Oral em Conferência

Educação não formal: perceções e potencialidades formativas

Céu Ribeiro, Maria; et al.
O presente artigo centra-se na educação não formal e nas perceções e potencialidades identificadas pelos estudantes e orientadores institucionais nos contextos de educação não formal. Considerando as suas especificidades, quisemos saber que perceções têm os estudantes e os orientadores institucionais sobre as potencialidades formativas dos contextos não formais e qual o contributo das mesmas para a formação inicial do futuro educador/professor. Para orientar a resposta a esta questão delineamos os seguintes objetivos: i) conhecer e analisar as perceções dos estudantes e orientadores institucionais sobre as potencialidades formativas reconhecidas nos espaços educativos não formais e ii) perceber qual o seu contributo para a formação inicial. Como instrumentos de recolha de dados recorremos ao inquérito por questionário, misto, para os estudantes e ao inquérito por questionário, questões abertas para os orientadores institucionais. Como técnica de análise de dados, recorremos à análise estatística e à análise de conteúdo.
2021 Ciências da Educação Artigo

Porto Planetarium - Ciência Viva Center: from immersive fulldome to hands-on laboratories

Moreira, Elsa; et al.
2019 Ciências da Educação Póster em Conferência

Perspectiva integrada de educação em ciências: percepções de alunos, professores e pais

Rodrigues, Ana V.; et al.
O Centro Integrado de Educação em Ciências - Escola Ciência Viva de Vila Nova da Barquinha (Portugal), resulta da colaboração entre o poder político local, a Universidade de Aveiro e a comunidade escolar. Trata-se de um centro de ciência que vive dentro de uma escola, alicerçado em temas locais e aberto à comunidade. É um exemplo pioneiro da concretização de uma perspectiva integrada de educação em ciências, articulando investigação em educação, formação inicial e contínua de professores e educação formal e não formal de ciências, desde 2013. Com a finalidade de identificar os possíveis contributos desta perspectiva para a promoção do ensino das ciências desde os primeiros anos de idade, coletaram-se dados através de inquéritos por questionário a 18 educadores/professores, 441 alunos e 106 pais/encarregados da educação; e, também, por entrevista a 17 educadores/professores e 5 monitores. Recorreu-se à análise estatística descritiva e de conteúdo para as respostas fechadas e abertas, respectivamente. Os resultados evidenciaram que os diferentes atores envolvidos têm percepções muito positivas sobre as práticas de ensino, as aprendizagens desenvolvidas e o gosto pelas ciências em contexto formal e não formal. O estudo evidencia as potencialidades da operacionalização da perspectiva integrada de educação em ciências, podendo inspirar outros contextos educativos, nomeadamente pelo seu contributo para a promoção da literacia científica desde os primeiros anos de idade e ao longo da vida.
2022 Ciências da Educação Artigo

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva como recurso para a educação não formal

Costa, Ilídio André; et al.
2019 Ciências da Educação Resumo em Conferência

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva no ensino e na divulgação das ciências

Costa, Ilídio André; et al.
2019 Ciências da Educação Resumo em Conferência

Non Formal Education for Schools Under the Dome

Costa, Ilídio André; et al.
2018 Ciências da Educação Artigo em Conferência

IoT and Safety with Scooters

Martins, J. D.; et al.
2023 Ciências da Educação Resumo em Conferência

Exploring marine biodiversity through inquiry with primary school students: a successful journey?

Jesus-Leibovitz, L.; et al.
2015 Ciências da Educação Artigo