Repositório Ciência Viva

Carels Ingersoll-Rand Tipo: 3 E Motor de 3 Cilindros

A antiga central elétrica da Mina do Lousal, que serviu outrora para a produção e fornecimento de energia a todo o couto mineiro do Lousal, incluindo as habitações da própria população, alberga no seu interior, um importante espólio industrial que despoletou a conversão deste espaço, no ano de 2001, num objeto museológico cuja gestão e dinamização é da responsabilidade da Associação Centro Ciência Viva do Lousal.
De todo o património que integra a antiga Central Eléctrica da Mina do Lousal, destaca-se um impressionante conjunto de peças e equipamentos, com particular destaque para o motor, cuja intervenção e reabilitação visa proporcionar ao público do museu uma experiência única que o fará recuar no tempo e perceber, de uma forma dinâmica e devidamente contextualizada, os aspetos técnicos relacionados com o funcionamento deste equipamento.
Oriundo da Mina de Aljustrel e instalado na Mina do Lousal em 1934, este equipamento foi o primeiro motor a ser instalado no complexo mineiro, fazendo parte do conjunto de 4 motores que trabalhavam continuamente para gerar a energia elétrica que outrora alimentou todo o complexo Mineiro. Atualmente todo este património industrial está disponível para ser visitado, graças à valorização da antiga Central Eléctrica da Mina do Lousal, conseguida através do projeto de valorização do património museológico dinamizado e financiado pela FFV - Fundação Frédéric Velge e apoiado tecnicamente pela APAI - Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial.
Alimentando a constante necessidade de reinvenção do espaço do Museu Mineiro do Lousal, procurando direcionar a oferta para um leque alargado de público, a Associação Centro Ciência Viva do Lousal, considerando este equipamento uma importante ferramenta de aprendizagem de diferentes áreas científicas e técnicas, reuniu esforços no sentido de recuperar, restaurar e dinamizar esta peça, com o objetivo de cultivar o interesse do público do Museu.
O motor objeto alvo deste projeto, é um motor a diesel, da marca Carels Ingersoll-Rand, denominado 3 E Motor de 3 cilindros, construído pela SEM - Societé d?Électricité et a Mécanique na Bélgica, uma peça única que marcou a história da produção de energia elétrica a partir de motores a diesel. Oriundo da Mina de Aljustrel e instalado na Mina do Lousal em 1934, foi o primeiro motor a produzir energia elétrica para todo o complexo mineiro e em particular para alimentar os compressores elétricos que garantiam o funcionamento de todo o equipamento utilizado na exploração mineira, marcando definitivamente o arranque de um novo ciclo de prosperidade e desenvolvimento tecnológico no couto minério do Lousal.
Dada a importância do motor Carels Ingersoll-Rand no quotidiano da Mina do Lousal e tendo em conta a evolução que se verificou nos motores ao longo de cerca de 100 anos, a Associação Centro Ciência Viva do Lousal considerou que o mesmo deveria ser intervencionado no sentido de esta peça em funcionamento, ainda que sem produzir energia eléctrica, e com pequenas alterações físicas, nomeadamente no que respeita à possibilidade de observação de todo o sistema mecânico de funcionamento, objetivo que foi conseguido graças à utilização de placas acrílicas que foram instaladas em locais chave da estrutura. Desta forma será facultado, ao olhar do visitante mais curioso, uma janela não só para a história da mecânica e do desenvolvimento tecnológico, mas também para a história do Lousal e do seu riquíssimo património.

Links

https://www.dropbox.com/scl/fi/81e18rwu8fnn2ymwd5svq/Livro-resumos_SciComPT2017.pdf?rlkey=70ol7znurw30sg8yiojkoila7&e=1&dl=0

Autores