Semicondutores: um mundo invisível com oportunidades à vista  

Quarta-feira, 3 de dezembro de 2025, 18h

Salão Nobre da Assembleia da República

   

O que têm em comum computadores, automóveis, eletrodomésticos e dispositivos médicos? Circuitos eletrónicos que ligam, controlam e nos permitem interagir com estes e outros equipamentos que usamos no dia a dia. Milhões destes circuitos podem ser integrados numa pequena pastilha de silício, ou outro material semicondutor, a que chamamos um chip .

Se o silício é relativamente abundante na Terra, os chips dão várias voltas ao planeta antes de chegarem à Europa, sendo desenhados, produzidos e acondicionados em diferentes continentes. 

É neste contexto que a União Europeia lançou a iniciativa CHIPS Joint Undertaking para assegurar que, no complexo ambiente geopolítico atual, a Europa desenhe, produza e tenha acesso aos chips necessários para o seu desenvolvimento e independência estratégica .

Esta área é mencionada no Relatório Draghi como um dos fatores essenciais para a competitividade europeia. Está previsto um investimento público e privado de 43 mil milhões de euros para que, até 2030, a Europa venha a conquistar 20% do mercado mundial de chips .

É um domínio onde a inovação acontece todos os dias e com um grande potencial para a geração de empregos qualificados. Mas como se posiciona o nosso país neste tabuleiro de xadrez internacional? Que oportunidades se anteveem para o futuro dos semicondutores em Portugal? 

Esta é a 22.ª edição do Café de Ciência no Parlamento e conta com o apoio do POEMS - Centro de Competências Português em Semicondutores , lançado no início de 2025. A temática dos semicondutores começa a ganhar visibilidade junto dos jovens, que poderão perspetivar novas carreiras para um futuro melhor. O encapsulamento e o desenvolvimento de chips em materiais inovadores, mais sustentáveis, são algumas das áreas em que o nosso país se poderá afirmar. 


Esta edição do Café de Ciência no Parlamento tem o apoio do POEMS: Portuguese Competence Centre in Semiconductors.


O que é o

Café de Ciência no Parlamento?

O Café de Ciência no Parlamento promove o debate entre investigadores, membros da Assembleia da República e empresários, numa iniciativa organizada pela Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, em colaboração com outras comissões parlamentares, em conjunto com a comunidade científica.

Através desta iniciativa, promove-se o diálogo e cria-se uma rede de contactos entre os participantes, fortalecendo assim as ligações entre a decisão politica e o conhecimento científico.

O primeiro Café de Ciência foi realizado em 2005, onde foram abordadas questões da ciência e da cidadania. Desde então, a Ciência Viva tem vindo, de forma consistente, a promover a discussão de diversos temas relevantes para as políticas públicas de ciência e tecnologia.