Café de Ciência - 2008
2007 – Energia Alterações Climáticas

Dia 14 de Março de 2007 na Assembleia da República

A Ciência Viva, em colaboração com as  Comissões de Educação, Ciência e Cultura , de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território e dos Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Regional da Assembleia da República, organizou um Café de Ciência no Parlamento para promover o debate informal entre investigadores e deputados sobre Energia e Alterações Climáticas.

O Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) apresentou o seu 4º Relatório sobre este assunto em 2007 e o aquecimento global e a energia são temas de grande actualidade para o público em geral e para os decisores políticos. Esta iniciativa constituiu assim um contributo para o estabelecimento de redes de contactos para apoiar as decisões políticas nos conhecimentos de especialistas, focando a importância que a Assembleia da República atribui ao desenvolvimento da Ciência e da Cultura Científica em Portugal.

O aquecimento global e o impacto da actividade humana nas alterações climáticas, nomeadamente através da emissão de gases de efeito de estufa como o dióxido de carbono, são hoje uma preocupação dos cidadãos nos países desenvolvidos. A produção de energia a partir dos combustíveis fósseis é uma das actividades humanas que mais contribui para o aumento deste gás na atmosfera, pelo que se impõe uma nova abordagem na relação entre a indústria e os recursos naturais.

Alguns tópicos debatidos:

Alterações climáticas:

Qual a sua amplitude? São devidas aos gases de efeito de estufa ou resultam de alterações cíclicas? Conseguimos distinguir o aquecimento devido à urbanização e ocupação do solo da dos gases de efeito de estufa?

 

Energias renováveis:

Perspectivas no nosso País.

 

Energias convencionais e eficiência energética:

Estratégias para racionalização do consumo de energia

 

Mercado de carbono:

Como funciona? Como foram estabelecidas as quotas inicialmente? Estão a conduzir a uma diminuição das emissões?

 

Sequestro de carbono:

O estado da arte relativamente ao sequestro de CO2, os custos relacionados com esses processos e como se relacionam com o mercado de emissões.

 

Ecologia industrial:

Uma nova relação entre a indústria e o meio ambiente envolvendo a redução do consumo de energia e de matérias-primas nos ciclos industriais

 

No Café de Ciência participaram deputados, investigadores e empresários relacionados com estas áreas científicas, professores do ensino secundário que desenvolvem projectos na escola sobre energias renováveis e jornalistas.