Acesso à água: gerir a mudança
3 de Abril 2019, 18.00, Assembleia da República
Evento já realizado
A água, meio e agente de processos biológicos fundamentais, é essencial para a vida. Mais, a água é essencial para a vida com qualidade : para higiene e saneamento, para desenvolvimento económico, para lazer e cultura. Mas o acesso a água está longe de ser um dado adquirido, devido às alterações climáticas, à degradação do ambiente, a conflitos locais e internacionais, ao sobreconsumo e à má gestão.
Um debate sobre este bem comum é necessariamente alargado: no âmbito disciplinar, para dar conta do ciclo que liga a terra e atmosfera, a biosfera e as sociedades; e no seu alcance, pensando nos princípios de precaução e responsabilidade para com o planeta e gerações futuras.
Implica reflectir sobre direitos de acesso e a distribuição equitativa de água limpa entre indivíduos, grupos, regiões ou mesmo países. Enfim, implica reflectir sobre participação, deliberação democrática e transparência governativa.
Documentos e Websites
International Decade for Action on Water for Sustainable Development, 2018-2028 (ONU)
Proteção internacional dos direitos humanos. O direito de acesso à água e saneamento (Amparo Sereno | Recursos Hídricos: Journal of Water Resources )
Os números da água e saneamento em Portugal (PORDATA)
Acesso à água – implicações éticas de um direito fundamental (CNECV | Colecção Bioética Questões Contemporâneas)
Água em Portugal (Conselho Nacional da Água)
Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos
História das políticas públicas de abastecimento e saneamento de águas em Portugal (João Howel Pato | Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e ICS-IUL)
Estudo sobre comportamentos face à água (Águas de Portugal)
Participação na gestão da água em Portugal: reflexões sobre o espaço, o tempo e as formas de participação (Sofia Bento e Oriana Brás | Recursos Hídricos: Journal of Water Resources )
Imprensa
" A água que hoje temos disponível no planeta é a mesma que tínhamos no tempo dos dinossauros " ( Visão , 5/8/2018)