Listagem de Estágios

Sociologia


5170. Holy Bodies - As relíquias vistas pelos cientistas


Instituição: Laboratório HERCULES - Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda (HERCULES), Universidade de Évora
Responsável: Teresa Alexandra da Silva Ferreira
Nº Alunos: 4
Anos: 10º, 11º, 12º
Área: Biologia, Físico-Química, Química, Sociologia, Tecnologia
Data: de 08-07-2024 a 12-07-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Alexandra Gago da Câmara, Ana Curto, Ana Manhita, Anne France Maurer, Fernanda Olival, Gláucia Martins, Leonel Alegre, Luís Dias, Mafalda Costa, Marius Araújo, Rebecca MacRoberts


Descrição: Em 1578 ocorreu um acontecimento ímpar em Itália e que teve repercussão na história religiosa e no culto na Europa e no continente americano nos 300 anos que se seguiram: foi redescoberta a entrada de uma das Catacumbas de Roma.
A possibilidade de acesso aos ossos dos mártires, que morreram às mãos do Império Romano nos primeiros séculos da nossa era, foi utilizada de modo profundamente criativo, quer do ponto de vista estético como religioso, para fomentar a devoção nas relíquias e a relação com o divino através daqueles que morreram de forma bárbara pela sua fé.
O Património Cultural é atualmente considerado um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável das regiões e uma área de estudo interdisciplinar ímpar que permite conciliar as ciências exatas e naturais com as ciências sociais e humanas.

Neste estágio participa uma equipa interdisciplinar que inclui investigadores das áreas da História, História da Arte, Antropologia Forense, Química e Digitalização 3D em conjunto com realidade virtual. Vamos olhar para as relíquias e desconstruí-las de diferentes perspetivas, utilizando as ferramentas das diferentes ciências. E o que acontece quando se estuda o Património com as ferramentas das Ciências? A essa questão responde diariamente o Laboratório HERCULES – Herança Cultural, Estudos e Salvaguarda da Universidade de Évora (http://www.hercules.uevora.pt/). Aqui temos o Património sob investigação como se faz no CSI! Além disso, na interação entre a vertente educacional e de investigação, o HERCULES recebe alunos que desejam iniciar trabalhos de investigação científica, permitindo o envolvimento direto desses alunos com a investigação desenvolvida no Laboratório numa abordagem e espírito de equipa, colaboração e interdisciplinaridade que caracterizam as atividades do HERCULES. Participam ainda neste estágio o CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, da Universidade de Évora, e a Universidade Aberta.
Este estágio engloba várias ações concertadas que permitirão aos alunos integrar uma equipa de investigação e trabalhos em curso, utilizando equipamentos de ponta para responder às questões levantadas por historiadores, historiadores da arte, conservadores e museólogos. Teremos visitas de estudo à Biblioteca Pública de Évora e aos locais em Lisboa onde se encontram alguns destes _Holy Bodies - Corpi Santi_ com contextualização pela história da arte, uma atividade de paleografia que versa sobre técnicas para ler escrita antiga, muitas atividades em laboratório de caracterização analítica e atividades de digitalização 3D e fotogrametria.
Mas para saber mais e, sobretudo, fazer…. vem passar uns dias connosco ao à Universidade de Évora!

Observações: Os alunos ficarão a dormir numa das residências da Universidade e serão esperados no fim da tarde de domingo, mas não está contemplado no estágio o jantar de domingo porque a cantina estará fechada.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Laboratório HERCULES, Palácio do Vimioso, Largo Marquês de Marialva, 8, 7005-809 Évora Hora: 09:30
Pessoa de contacto: Teresa Ferreira

Estágio Esgotado


5338. Sofrimento psíquico e direitos humanos


Instituição: Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra
Responsável: Ciencia Viva no CES
Nº Alunos: 10
Anos: 10º, 11º, 12º
Área: Sociologia
Data: de 08-07-2024 a 12-07-2024 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Sílvia Portugal_ Mattia Faustini e Tiago Pires Marques


Descrição: O estágio parte das questões temáticas e dos resultados do Projeto PSYGLOCAL para familiarizar as/os estudantes do ensino secundário com as questões atuais da saúde e da doença mental, na sua articulação com a problemática dos direitos humanos. Pretende-se, também, discutir, o papel da biomedicina e, especificamente, da psiquiatria, nas sociedades contemporâneas, alertando para novas abordagens voltadas para a integralidade do cuidado e a cidadania, com particular enfase no papel das expressões artísticas.
O estágio propõe um programa de 5 dias desenvolvido pela equipa do Projeto PSYGLOCAL, no qual se articula a exposição do trabalho do projeto, com trabalho prático das/os estudantes, em diversos formatos científicos e artísticos.

Observações: Horário do estágio: 10h30 - 13h_ 14h30-17h

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Centro de Estudos Sociais (CES ALTA), Universidade de Coimbra Hora: 11:00
Pessoa de contacto: Sílvia Portugal e Mattia Faustini

As inscrições para este estágio encontram-se encerradas