Listagem de Estágios

3207. Quanta energia poderemos produzir a partir de uma água residual?

Instituição: Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO), Universidade de Aveiro
Responsável: Helena Nadais
Nº Alunos: 2
Anos: 10º, 11º, 12º
Área: Biologia, Físico-Química, Química
Data: de 03-07-2023 a 07-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Maria Helena Gomes de Almeida Gonçalves Nadais Flávio Gonzaga Castro Silva Rosivania Ferreira da Silva

Descrição: Enquadramento:

Objetivo: Determinar o potencial energético de um efluente de uma indústria de lacticínios.

Plano de trabalhos:
1) Montagem da instalação laboratorial (reator biológico de 5 litros, sistema de aquecimento, linha de recolha de biogás),
2) Caracterização da água residual a utilizar,
3) Preparação e arranque do sistema laboratorial,
4) Monitorização do biogás e metano produzidos,
5) Observação ao microscópio das espécies microbiológicas envolvidas no processo de produção do biogás a partir da água residual,
6) Cálculo do potencial energético da água residual,
7) Cálculo do potencial energético para o volume de águas residuais de lacticínios produzidas anualmente em Portugal.

Orientação: Helena Nadais

Observações: O leite tem sido uma fonte de alimento para a população humana desde tempos imemoriais e, hoje em dia, as indústrias de lacticínios representam um dos maiores segmentos mundiais da indústria de produção alimentar. As águas residuais (ou efluentes) produzidas nestas indústrias representam um grave problema ambiental, se não forem tratadas adequadamente. Geralmente, estas águas residuais podem ser encaminhadas para sistemas de tratamento biológicos, dando origem à produção de energia na forma de biogás. A estimativa do volume de águas residuais geradas anualmente em Portugal por este tipo de indústrias é superior a 6 500 000 m3. Neste trabalho pretende-se avaliar o potencial de produção de energia (biogás) a partir destas águas residuais utilizando um mini-reator biológico alimentado com uma água residual de uma indústria de lacticínios.

Local de encontro: Gabinete 314 - Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro Hora: 11h