Listagem de Estágios

3194. Aplicações de ferramentas biotecnológicas no melhoramento e conservação da videira


Instituição: Departamento de Genética e Biotecnologia, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Responsável: Ana Lúcia Rebocho Lopes Pinto e Sintra
Nº Alunos: 3
Anos: 10º, 11º, 12º
Área: Agronomia, Biologia
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Ana Lúcia Rebocho Lopes Pinto e Sintra, Laura Sofia da Silva Saldanha


Descrição: Os jovens tomarão contacto com algumas das biotecnologias utilizadas no melhoramento da videira, como a micropropagação, a indução e expressão de embriogénese somática, a duplicação cromossómica e os métodos de conservação in vitro.
Os jovens integrar-se-ão nos trabalhos de investigação a decorrer no laboratório, realizando algumas das actividades em curso: preparação de meios de cultura, esterilização de material diverso e manipulação de explantes e culturas de videira em condições de assepsia. Além de estabelecer material em cultura, observarão diversos tipos de cultura in vitro de videiras, como calos embriogénicos, embriões somáticos em diferentes estádios de desenvolvimento e plântulas obtidas por germinação de embriões somáticos ou resultantes de micropropagação.
Dada o importante e único património genético das videiras portuguesas, importa conhecer a sua importância como fonte de variabilidade para a selecção e conhecer os métodos actualmente existentes para a sua conservação, particularmente numa altura em que as alterações climáticas o colocam em perigo. Desta forma, os jovens irão igualmente experimentar as metodologias de alguns dos métodos de conservação in vitro (em meio mínimo ou envolvendo encapsulação e crescimento a baixa temperatura) actualmente utilizados.

Observações: Trazer bata e calçado fechado confortável.
O estágio contempla o fornecimento de almoço para os 3 jovens. Eventualmente, existe a possibilidade de alojamento e jantar para 2 jovens.

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Entrada principal do Pólo 1 da Escola das Ciências da Vida e do Ambiente Hora: 10 h
Pessoa de contacto: Ana Lúcia Rebocho Lopes Pinto e Sintra

As inscrições para este estágio encontram-se encerradas