Listagem de Estágios

3123. Cultura de células para estudar a degenerescência macular da idade

Instituição: Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
Responsável: Rosa Fernandes
Área: Biologia, Ciências da Saúde, Química
Data: de 10-07-2023 a 14-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Rosa Fernandes

Descrição: A degenerescência macular da idade (DMI) é uma doença degenerativa da retina e uma das principais causas de perda de visão em pessoas com idade avançada. A DMI afeta a região central da retina responsável pela visão central nítida, necessária para atividades como leitura, condução e reconhecimento facial.
Em Portugal, assim como em outros países, a DMI é uma preocupação crescente de saúde pública devido ao envelhecimento da população. Apesar de haver algumas opções de tratamento, não existe cura para a DMI. Uma melhor compreensão da doença é essencial para o tratamento atempado e o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas mais eficazes.
Neste estágio, vais poder contactar com culturas celulares estabelecidas no laboratório que permitem estudar a DMI. Vais realizar ensaios bioquímicos que permitem a deteção de proteínas nas células do epitélio pigmentado da retina.

Observações: Durante o estágio, poderás compreender de que forma se pode estudar uma doença degenerativa da retina, a degenerescência macular da idade, utilizando culturas celulares. Neste trabalho, terás a possibilidade de contactar com várias metodologias da área da Biologia Celular e Molecular, nomeadamente, cultura de células, microscopia ótica, preparação de lisados celulares, quantificação de proteínas, e sua deteção por Western blot.

Local de encontro: 1º Dia de Estágio - Entrada do Edifício do iCBR, Polo III da Universidade de Coimbra Hora: 9h00