Listagem de Estágios

3095. Vírus que infetam bactérias: uma nova alternativa à antibioterapia

Instituição: Departamento de Ciências Veterinárias, Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (UTAD)
Responsável: Prof. Patricia Poeta
Área: Biologia, Ciências da Saúde
Data: de 17-07-2023 a 21-07-2023 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Patricia Alexandra Curado Quintas Dinis Poeta, Vanessa Silva, Adriana Silva

Descrição: Os Bacteriófagos são vírus que infetam especificamente as bactérias e são também chamados de fagos. Estes vírus aderem-se à bactéria, perfuram a sua parece celular e injetam no hospedeiro o seu conteúdo genético. Dentro da bactéria, o vírus aproveita-se da célula hospedeira para se reproduzir. O uso indiscriminado de antibióticos leva ao surgimento de bactérias resistentes e como consequência deixa de existir opções terapêuticas para erradicar essas infeções. Devido ao problema da resistência aos antibióticos, é necessário e urgente o surgimento de novos antibióticos e novas alternativas que ajudem na resolução desta problemática. A utilização de fagos para o tratamento de infeções, como alternativa ou complemento, tem sido bem-sucedida e são utilizados como potenciais terapêuticos na resposta à crise de resistência a antibióticos, sendo classificada como uma estratégia inovadora. Desta forma, constitui objetivo deste estágio isolar bacteriófagos de amostras ambientais, nomeadamente de águas e solos e testar a sua capacidade antibacteriana face a bactérias resistentes aos antibióticos.

Observações: Será necessário o uso de bata.

Local de encontro: Laboratório de Microbiologia Médica Hora: 10:30:00 AM