Listagem de Estágios

Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP)

1754. A física de outros universos

Data: de 13-07-2022 a 27-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): A equipa inclui 3 alunos de doutoramento, 2 alunos de mestrado, e 5 alunos de licenciatura. Estagiários de Espanha e do Brasil estarão no CAUP nas mesmas datas.

Descrição: O aluno será integrado num projecto internacional que usa o espectrógrafo ESPRESSO para testar o modelo cosmológico padrão e procurar indícios da presença de nova física para além deste. Em particular, pretende-se estudar a possibilidade de as leis da física que conhecemos não serem válidas em regiões ou épocas diferentes do universo. O aluno poderá contribuir para alguns dos testes já em curso e para a definição e prioritização de testes futuros.

Experiência de programação (em linguagens como Python ou Matlab), análise e visualização de dados é importante. Para além da carta de motivação, recomenda-se que os candidatos incluam um certificado com as notas e uma carta de recomendação de um professor. Após os 11 dias presenciais do estágio, o projecto pode ser continuado remotamente. Possivelmente o aluno terá também oportunidade de participar no Encontro Nacional de Astronomia 2022 (datas a confirmar).

Observações: Dúvidas informais sobre o estágio e os seus requisitos podem ser enviadas a Carlos.Martins@astro.up.pt

1757. Observação da expansão do universo em tempo real

Data: de 13-07-2022 a 27-07-2022 Horário: Manhã + Tarde

Descrição: O aluno será integrado num projecto internacional que desenvolve estratégias observacionais optimizadas para a caracterização das propriedades da energia escura. Em particular, pretende-se utilizar para esse fim medições em tempo real da taxa de expansão do universo (designado redshift drift) que serão pela primeira vez feitas pelo instrumento ANDES, cuja Fase B de construção está a decorrer. O aluno poderá contribuir para o planeamento destas observações.

1758. Testes de modelos de energia escura e gravitação modificada

Data: de 13-07-2022 a 27-07-2022 Horário: Manhã + Tarde

Descrição: O aluno será integrado num projecto internacional que desenvolve estratégias observacionais optimizadas para a caracterização das propriedades da energia escura. Em particular, pretende-se estudar as consequências observacionais de modelos cosmológicos inspirados em teoria de cordas ou gravitação quântica, usando novos instrumentos como o Euclid, o SKAO, e o ANDES, que alargarão a gama de redshifts para os quais o comportamento gravitacional da energia escura é bem conhecido e possibilitarão testes completamente novos. O aluno poderá contribuir para a exploração de alguns destes modelos.