Listagem de Estágios

1767. BACTERIÓFAGOS NA BIOTECNOLOGIA MODERNA


Instituição: Centro de Investigação em Saúde e Ambiente CISA.ESS| P.Porto
Responsável: Mónica Vieira
Nº Alunos: 3
Anos:
Área:
Data: de 04-07-2022 a 08-07-2022 Horário: Manhã
Investigador(es): Mónica Almeida Vieira Dulce Teixeira Joana Almeida


Descrição: Os bacteriófagos são partículas biológicas abundantes no nosso planeta, infetam hospedeiros bacterianos específicos em todos os ambientes conhecidos, sendo os principais condutores da evolução adaptativa bacteriana. O estudo de bacteriófagos tem sido visto com grande potencial no desenvolvimento de novos produtos biotecnológicos. A terapia fágica, embora não seja um conceito novo, consiste no uso de partículas fágicas estritamente líticas como alternativa à abordagem convencional de tratamento antimicrobiano de infeções bacterianas resistentes, tem sido redescoberto como um método seguro. Isto deve-se ao fato destas partículas serem desprovidas de qualquer mecanismo metabólico e sem afinidade para células eucarióticas. Além disso, a vacinação com base em bacteriófagos tem emergido como uma das estratégias preventivas mais promissoras. Os bacteriófagos têm sido explorados consoante a sua natureza, ação e potencialidade na biotecnologia moderna: (i) infeções no Homem (terapia fágica), (ii) biopreservação e segurança alimentar, (iii) biocontrolo de agentes patogénicos em plantas, (iv) biossensores bacterianos, (v) vacinas e transportadores de vacina, (vi) controlo de crescimento bacteriano e biofilme, entre outras potencialidades.
Neste sentido, o nosso objetivo principal será isolar bacteriófagos de origem ambiental que possam ter interesse terapêutico.
De modo alcançar o objetivo proposto será necessário realizar as 4 tarefas descritas. A primeira tarefa (#Task 1) laboratorial consiste no desenho do protocolo experimental: (i) desenhar de uma estratégia para recuperação de bacteriófagos_ (ii) desenhar de uma estratégia para enriquecimento de bacteriófagos: (iii) desenhar de uma estratégia para isolamento de bacteriófagos. As tarefas seguintes consistes na recuperação de bacteriófago numa amostra de água (#Task 2), enriquecimento do bacteriófago (#Task 3)_ e por fim isolamento/propagação de bacteriófagos (#Task 4).

Observações: Escola Superior de saúde - Pólo Universitário da Asprela, junto ao IPO Porto e Hospital de São João

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio não disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Escola Superior de Saúde-IPP, Rua António Bernardino de Almeida, 400 4200-072 Porto Hora: 9:30
Pessoa de contacto: MÓNICA ANDREIA ALMEIDA VIEIRA

Esta iniciativa já não aceita candidaturas