Listagem de Estágios

1734. Juntos somos mais fortes, mas brilhamos mais?!


Instituição: Centro de Química de Coimbra (CQC), Departamento de Química, Universidade de Coimbra
Responsável: Sérgio Paulo Jorge Rodrigues
Nº Alunos: 3
Anos:
Área:
Data: de 18-07-2022 a 22-07-2022 Horário: Manhã + Tarde
Investigador(es): Telma Costa, Ana Clara B. Rodrigues, Carla Cunha


Descrição: Neste estágio os alunos terão a possibilidade de conhecer os laboratórios do grupo de Fotoquímica da Universidade de Coimbra. Durante uma semana irão utilizar diversas técnicas que permitirão a caracterização fotofísica de moléculas orgânicas.
Numa primeira fase será efetuada a caracterização de dois compostos aromáticos em solução, pireno (Py) e 1,1,2,2-tetraphenylethylene (TPE), através de espectroscopia de absorção UV/visível e fluorescência de estado estacionário e estado dinâmico. Estas técnicas serão utilizadas para verificar o efeito da agregação na fluorescência do Py e TPE em solventes orgânicos e em misturas acetonitrilo/água. Tensioativos, como SDS ou CTAB, serão usados para provocar um aumento da solubilidade do Py em água e respetivo aumento da intensidade de fluorescência.
Na segunda fase, os compostos orgânicos serão dispersos numa matriz polimérica e estudados através de microscopia de tempos de vida de fluorescência (FLIM).
Serão discutidos os seguintes tópicos: correlação da solubilidade com a estrutura e uso de tensioativos para aumento da solubilidade de compostos apolares em meio aquoso_ o fenómeno de emissão de luz (fluorescência) induzida por agregação vs. diminuição de fluorescência com a agregação do fluoróforo, e a importância de investigar compostos com alta eficiência de emissão de luz no estado sólido.

Observações: na

Este estágio disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Entrada do Departamento de Química, Polo I, Universidade de Coimbra Hora: 10:00
Pessoa de contacto: Telma Costa e Ana Clara B. Rodrigues

Esta iniciativa já não aceita candidaturas