Listagem de Estágios

1687. Atravessando a cintura de asteroides


Instituição: Centro de Matemática e Aplicações (CMA), Universidade NOVA de Lisboa
Responsável: Nelson Chibeles Martins
Nº Alunos: 5
Anos: , 10º, 11º
Área: Física
Data: de 04-07-2022 a 08-07-2022 Horário: Tarde
Investigador(es): Nelson Chibeles Martins


Descrição: O Capitão Spectre, um comerciante espacial, tenta trazer a sua mercadoria das bases espaciais nas luas de Júpiter para a Lua. Infelizmente, a sua fiel nave, a “Centennial Hawk”, tem uma avaria nos escudos e estes falham de forma aleatória demasiadas vezes por dia para deixar Spectre tranquilo. Principalmente porque ainda terá de atravessar a Cintura de Asteroides. Ele já percebeu a regularidade com que ocorrem as falhas… e… o “padrão” das ocorrências… Acha ele… E tem mais ou menos a noção da quantidade de asteroides que colidirão com a nave sempre que os escudos falharem durante a travessia… E também conhece as capacidades reparadoras automáticas da nave… Ai… Mas é demasiado informação e está toda numa grande caldeirada na sua cabeça!!!!
Conseguirá Spectre construir um modelo de Simulação que lhe permita avaliar a probabilidade da “Centennial” sobreviver à travessia da Cintura de Asteroides?
Neste workshop aprenderemos alguns conceitos básicos de Simulação Discreta e de Geração de Números Pseudo-Aleatórios. Será necessário construir um modelo de Simulação, corrê-lo um número suficiente de vezes para se poder estimar, com confiança, a probabilidade de sobrevivência da nave. Conceitos de programação e de estatística irão cruzar-se e interagir de forma a permitir que o Capitão Spectre descubra se vale a pena arriscar a travessia…

Observações: https://www.dm.fct.unl.pt

Este estágio não disponibiliza alojamento para alunos deslocados

Este estágio não disponibiliza almoços

1º Dia de Estágio

Local de encontro: Ed VII - Departamento de Matemática NOVA SST | FCT NOVA - Campus de Caparica Hora: 13h
Pessoa de contacto: Nelson Chibeles Martins

Esta iniciativa já não aceita candidaturas